Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PARTICIPAÇÃO POPULAR MARCA SEGUNDO DIA DA MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE
00:00 Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Artistas do Recife e de Bezerros se apresentaram na lona montada do Parque Treze de Maio

Por Eva Duarte

Com plateia lotada, principalmente por adolescentes, a segunda noite da Mostra de Circo do Recife foi marcada pela forte participação do público nas arquibancadas da lona armada no Parque Treze de Maio. A quinta edição do evento é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR, sob a Coordenação da Gerência de Circo, e acontece até o dia 12 de dezembro (domingo).

Para abrir a programação, apresentou-se a Trupe Pernilongos. Pernas-de-pau, acrobacias de solo e malababarismos com diversos equipamentos são o forte do trio formado por Sérgio Muniz, Jonauto Andrade e Manoel Roberto. Palhaçadas percorreram todos os números apresentados no espetáculo Pernilongos no Picadeiro.

Além do trio, dois jovens circenses fizeram sua estreia em grande estilo, junto com seus professores, numa Mostra de profissionais. Todos os integrantes da Trupe foram alunos do Arricirco - Arraial Intercultural de Circo do Recife - e hoje mantêm um projeto social pelo qual oferecem sua contribuição ensinando o que sabem a crianças e adolescentes da Várzea.

Os pequenos Michael e Eduardo tiveram três dias para ensaiar com seus mestres. Vestidos como palhacinhos em vermelho e azul, os dois estavam visivelmente concentrados nas brincadeiras. Nada deveria dar errado. Apesar de ter praticado durante toda a manhã, Michael, equilibrou-se sobre os ombros do professor, que estava em cima do cilindro japonês. Com agilidade, percebeu o trapézio à sua frente e segurou firme, arrancando palmas do público.

Vários artistas selecionados pela Associação de Artistas e Proprietários de Circo de Pernambuco para apresentações rápidas de números em diversas técnicas, formaram a segunda parte da programação. A apresentação ficou a cargo de Índia Morena, Patrimônio Vivo do circo de Pernambuco. A artista advertiu o público: As crianças que estrelam números de circo têm autorização do Conselho Tutelar.

Encerrando o programa, o Circo Mágico Romano trouxe todos os seus artistas de Bezerros para encenar Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!. A estrela foi o palhaço Birrinho, que arrancou gargalhadas com suas piadas de terror inocente. Os cabelos de Birrinho se arrepiavam de medo da alma que tinha segundas intenções com ele, enquanto a plateia se esbaldava de rir.

Temas ligados ao erotismo e à escatologia apareceram nos três espetáculos, assuntos tratados com naturalidade pelos circenses tradicionais e que fazem a plateia avaliar seus próprios conceitos. A Mostra continua no Parque Treze de Maio até domingo (12) com entrada livre e gratuita.

Matérias Relacionadas
- Abertura do Ciclo Natalino acontece neste domingo
- Frevioca leva o público ao Circuito Recife Iluminado
- Plateia lota arquibancadas no primeiro dia da Mostra de Circo do Recife
- Festival de Música Carnavalesca do Recife abre o clima de folia neste final de semana
- Recife presta homenagem aos 98 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Biblioteca de Afogados realiza o último Recital de Poesia do ano
- Parque Treze de Maio recebe 5ª Mostra de Circo do Recife
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores
- Parque Treze de Maio recebe 5ª Mostra de Circo do Recife
- Biblioteca de Casa Amarela encerra temporada do Invenção de Poesia
- Biblioteca de Afogados abre inscrições para Oficina Natalina
- Montagem de palco adia Terça Negra
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011
- Cinemas municipais trazem ótimas opções aos amantes da sétima arte
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011
- Cinemas do Parque e Apolo divulgam agenda da semana
- Circuito Recife iluminado encanta o público
- Cinemas municipais trazem ótimas opções aos amantes da sétima arte
- Caderno de Textos recebe traduções em Libras e áudio-descrição
- Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega ao Recife


Enviar    Imprimir