Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR ENVIA OFÍCIO À MARINHA PARA VIABILIZAR PARQUE DOS MANGUEZAIS
10:11 Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

A administração municipal solicitou a suspensão da licitação em andamento, para que as negociações entre as duas partes possam ser concluídas

A Prefeitura do Recife encaminhou, nesta quinta-feira (16), ofício ao Comando do 3º Distrito Naval, em Natal, Rio Grande do Norte, para formalizar o interesse da gestão municipal nas áreas pertencentes à Marinha do Brasil, situada na Zona Sul, entre os bairros da Imbiribeira, Pina e Boa Viagem. A Força Naval lançou edital de licitação, com o objetivo de repassar o terreno de 320 hectares à iniciativa privada. A PCR, no entanto, tem a intenção de adquirir a área para construção de um parque ecológico.

Segundo o texto, assinado pelo prefeito em exercício Milton Coelho, o município considera a área de interesse público, sendo indispensável ao Projeto de Mobilidade Urbana da Via Mangue e de grande importância também sob o aspecto sócio-ambiental para manutenção de sua vegetação nativa, através da criação do Parque Ecológico dos Manguezais. Para isso, a administração municipal solicitou a suspensão da licitação em andamento, para que as negociações entre as duas partes possam ser concluídas com êxito. Os objetivos manifestados pela PCR foram registrados em reunião realizada na última quarta-feira junto ao Ministério Público Federal (MPF), que também participa do processo.

No início do mês, o prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, assinou o decreto nº. 25.565/10, que regulamenta a Unidade Protegida Parque dos Manguezais, em conformidade com o Plano Diretor do Recife. O espaço será chamado de Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro. O objetivo é transformar o espaço em um parque natural de preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, e também possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. Outra possibilidade é a realização de iniciativas de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Para alcançar os objetivos de preservação ambiental do Josué de Castro de forma harmônica, o parque será dividido em quatro zonas: Primitiva (ZP); Uso Extensivo (ZUEx); Uso Intensivo (ZUI) e de Recuperação (ZR). Cada uma com as suas especificidades. As edificações no Parque Natural dos Manguezais serão permitidas apenas em áreas de terra firme. A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife ficará responsável pela administração do parque. A pasta também promoverá a viabilização de projetos de arquitetura paisagística, de drenagem e de recuperação ambiental. Desde meados dos anos 90, a Marinha não possui atividades no terreno. A área é considerada ociosa pela corporação.

Matérias Relacionadas
- Orla do Recife recebe desratização
- Prevenção da violência contra a mulher é avaliada em reunião
- Requalificação do Centro do Recife é tema de palestra na sede da Emprel
- Novidades tomam conta do II Domingo de Cultura do Bairro do Recife
- PCR realiza confraternização com parceiros
- Turistas vão às compras na feirinha da Economia Popular e Solidária
- Prefeitura do Recife prestigia Publicação de Indicadores do Observatório do Recife
- Encontro no Clarice Lispector discute DST-Aids
- Palestra no auditório da Emprel abordará Requalificação do Centro do Recife
- Secretaria Especial de Relações com a Imprensa é a nova parceira das mulheres em 2011
- Secretária Especial de Relações com a Imprensa e Comunicação da PCR recebe festa surpresa de aniversário
- Feira das artesãs da Prefeitura do Recife oferece promoção de Natal
- Aviso sobre empréstimos consignados
- 2º Festival de Teatro dos Círculos Populares resgatou história do MCP
- Domingo de cultura no Bairro do Recife
- Jogos Escolares terminam com grande corrida neste domingo
- Mulheres participam de oficina sobre orçamento sensível a gênero
- Na rua ou no palco, o final de semana é do 2º Festival de Teatro do CPEL
- Prefeitura do Recife divulga balanço de ações realizadas durante a Festa do Morro
- Domingo de cultura no Bairro do Recife


Enviar    Imprimir