Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PROJETO OLHAR RECIFE ENCERRA-SE COM ENTREGA DE ÓCULOS
00:00 Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

Todos os 808 alunos e alunas da Escola Municipal Santa Maria passaram pela triagem inicial e 100 deles foram atendidos pelos médicos da Fundação Altino Ventura

Por Marcela Sotero

A edição deste ano do Projeto Olhar Recife foi encerrada nesta sexta-feira (17), com a entrega de óculos de grau a 17 estudantes da Escola Municipal Santa Maria, no Alto José do Pinho. Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Saúde e Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação Altino Ventura, a ação tem objetivo de identificar problemas de visão que possam prejudicar o desempenho escolar em estudantes de seis a 16 anos.

Todos os 808 alunos e alunas da unidade de ensino passaram pela triagem inicial e 100 deles foram atendidos pelos médicos da FAV. “Com o passar do tempo, percebemos que a maior parte dos problemas estavam relacionados com a visão, e isso acarretava no baixo nível de aprendizagem, dificuldade de atenção e irritabilidade”, disse a professora itinerante responsável pela Sala de Atendimento Especializado (SAE) da Escola, Bruna do Rego Barros Alves, que realizou a triagem inicial entre os estudantes da unidade de ensino.

De acordo com a diretora da instituição, Irmã Leonarda, o projeto beneficia a continuidade do tratamento. “Sobretudo porque os interessados não têm custo nem precisam ir aos postos de saúde e nem às lojas”, observou.

Para os meninos e meninas, a expectativa é de que possam absolver melhor o conteúdo ensinado. “Não conseguia assistir às aulas quando não pegava cadeira na frente, mas depois que peguei os óculos, isso passou a ser possível”, falou o aluno Henrique Costa (10). Já Mariana Rocha da Cruz (8) da 3ª série, teve a oportunidade de trocar suas antigas lentes: “Sempre tive dificuldade de ler de perto e de longe e o meu grau aumentou. Agora estou usando os óculos certos”.

Neste ano, o Projeto Olhar Recife atendeu a mais de dois mil alunos, entre seis e 16 anos, de 93 escolas da Rede Municipal de Ensino, compreendendo as escolas das RPAs 1, 2 e 3. O total de triagem para identificar quais os estudantes precisavam ser encaminhados para tratamento dos olhos somaram 25.911, dos quais 282 apresentaram problema na visão como glaucoma, estrabismo e ainda os que precisaram fazer cirurgia, entre outros tratamentos. Já o número de óculos distribuídos chegou a 685. Os mutirões de atendimento tiveram início no dia 17 de novembro e seguiram até 29. A previsão para o próximo ano é atender aos alunos das escolas situadas nas RPAs 4 e 5. Em 2012, será a vez da RPA 6.

Matérias Relacionadas
- Emlurb recebe decoração natalina feita com material reciclável
- Prefeitura do Recife promove festa de confraternização com a imprensa
- PCR envia ofício à Marinha para viabilizar Parque dos Manguezais
- Orla do Recife recebe desratização
- Prevenção da violência contra a mulher é avaliada em reunião
- Requalificação do Centro do Recife é tema de palestra na sede da Emprel
- Novidades tomam conta do II Domingo de Cultura do Bairro do Recife
- PCR realiza confraternização com parceiros
- Turistas vão às compras na feirinha da Economia Popular e Solidária
- Prefeitura do Recife prestigia Publicação de Indicadores do Observatório do Recife
- Encontro no Clarice Lispector discute DST-Aids
- Palestra no auditório da Emprel abordará Requalificação do Centro do Recife
- Secretaria Especial de Relações com a Imprensa é a nova parceira das mulheres em 2011
- Secretária Especial de Relações com a Imprensa e Comunicação da PCR recebe festa surpresa de aniversário
- Feira das artesãs da Prefeitura do Recife oferece promoção de Natal
- Aviso sobre empréstimos consignados
- 2º Festival de Teatro dos Círculos Populares resgatou história do MCP
- Domingo de cultura no Bairro do Recife
- Jogos Escolares terminam com grande corrida neste domingo
- Mulheres participam de oficina sobre orçamento sensível a gênero


Enviar    Imprimir