Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ABRE SEMANA DO MEIO AMBIENTE
21:34 Domingo, 5 de Junho de 2011

Durante a abertura, o prefeito lançou o Concurso Público Nacional de Idéias para o Novo Parque da Tamarineira
 
O prefeito do Recife, João da Costa, abriu na tarde deste domingo (05), no Parque da Tamarineira (Zona Norte do Recife) a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Durante o evento, o gestor divulgou a programação comemorativa e lançou o Concurso Público Nacional de Idéias para elaboração do estudo preliminar de concepção urbanística, arquitetônica e paisagística para o Parque Público Municipal da Tamarineira. Logo em seguida, o gestor municipal deu início ao passeio ciclístico Pedalando pela Terra.

Também participaram da atividade, os deputados Pedro Eugênio, Fernando Ferro e Ricardo Costa; o vereador Augusto Carreras, os secretários municipais de Saúde (Gustavo Couto), Serviços Públicos (Eduardo Vital), Educação, Esporte e Lazer (Ivone Caetano), Direito Humanos e Segurança Cidadã (Amparo Araújo), Assistência Social (Niedja Queiroz), Administração (Dárcio Rossiter), Gestão e Planejamento (Evelyne Labanca) e Juventude (Eduardo Granja), além do coordenador do Orçamento Participativo do Recife, Augusto Miranda e do coordenador do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Milton Botler .
 
Implementar uma política de sustentabilidade urbana nas cidades brasileiras, em particular no Recife, é um grande desafio, e nós resolvemos dar passos fundamentais para construir essa política.  Iniciando pela reestruturação do Jardim Botânico do Recife, ainda como secretário municipal, e assim que fui eleito prefeito, coloquei como prioridade a criação da secretaria do Meio Ambiente, para que a gente pudesse estruturar um conjunto de políticas públicas para dar
sustentabilidade a nossa Cidade
”, afimou o prefeito.

Com objetivo de mobilizar a sociedade e colocar em pauta a temática ambiental para a população, a Semana do Meio Ambiente realizará, até o dia 10 de junho, uma série de atividades como plantio de mudas; início dos serviços de recuperação, implantação e expansão dos três parques do Capibaribe Melhor; assinatura da Agenda Ambiental na Administração Pública, além de oferecer peças teatrais e oficinas.

Vamos começar a implementar um conjunto de parques da cidade do Recife, que articula a preservação da memória histórica, que preserva o espaço de lazer, e que são fundamentais para a gente garantir a qualidade de vida do presente e do futuro. Estamos falando do Parque do Jiquiá, do Parque dos Manguezais, da recuperação do Parque do Caiara e do Parque de Santana, da Criação do Parque de Apipucos, além do Parque Dona Lindu e do Sítio Trindade, atentou João da Costa.

Segundo o prefeito João da Costa, duas questões fundamentais devem ser colocadas em pauta na Semana do Meio Ambiente: sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social. Trabalhando de forma para reverter os profundos e marcantes indicadores de pobreza que temos na cidade do Recife. Devemos construir uma nova cultura, uma nova relação do homem com a natureza. Com o processo de transformá-la ao nosso favor, e de como conviver com ela em harmonia. Vamos fazer da Semana doMeio Ambiente um espaço não só de realização de ações de políticas públicas, mas também um espaço de reflexão de uma cultura de sustentabilidade, finalizou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, falou um pouco sobre a importância do momento. Gostaria de saudar a todos os companheiros aqui reunidos que participaram fortemente desta luta para consolidar este espaço e transformá-lo em um Parque. Aproveitar também para ressaltar aqui na abertura da Semana, que o meio ambiente hoje é política fundamental. “A questão ambiental atualmente é estratégica em todo mundo e, na cidade do Recife, o prefeito João da Costa vem construindo, de forma tenaz e firme, uma política urbanística e ambiental” concluiu o secretário.

Concurso - As informações sobre o processo, como calendário e relação de documentos de apoio à participação do concurso, estarão disponibilizados no site da PCR (www.recife.pe.gov.br) a partir de segunda-feira (6). As inscrições começam no dia 20 de junho, quando já estarão no site da PCR todos os detalhes do concurso, a exemplo do edital, ficha de inscrição, mapas e levantamento fotográfico das edificações. O cadastro poderá ser realizado até 19 de agosto. Uma vez inscritos, os interessados poderão tirar dúvidas sobre o processo com uma comissão específica, durante o período de 4 a 29 de julho. As propostas só poderão ser entregues entre os dias 22 e 26 de agosto. O julgamento do material será concluído até 6 de setembro, sendo o vencedor conhecido no dia 9 do mesmo mês. O resultado será homologado no dia 12 de setembro e, posteriormente, uma grande exposição vai apresentar à população todas as propostas inscritas.
 
Essa é a primeira etapa do processo de contratação de quem vai efetivamente desenvolver os projetos executivos para que o Recife tenha um parque oriundo de uma forma inédita de escolha na cidade. O objetivo da seleção é eleger um projeto que englobe novos usos para o espaço, atendendo aos anseios da população, como, atividades relacionadas à saúde, e espaços para práticas corporais alternativas como ioga, meditação, tai chi chuan, e similares; valorização do ambiente natural original; adequação e convivência dos serviços de saúde existentes; oficinas para trabalhar com a terra, jardinagem, flores.
 
Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora técnica, formada por funcionários da própria gestão municipal e especialistas nacionais relacionados ao tema. A ela, caberá observar a criatividade, a abrangência, a clareza, a objetividade e a possibilidade de execução das propostas. Por se tratar de um concurso nacional, com ampla divulgação, sobretudo na mídia especializada, a expectativa da Prefeitura é receber um número elevado de propostas, com uma maior diversidade de idéias para o parque.
 
Galeria de Fotos

0605-SEMANA MEIO AMBIENTE-460605-SEMANA MEIO AMBIENTE-170605-SEMANA MEIO AMBIENTE-16

Matérias Relacionadas
- Projeto Ônibus da Cidadania leva o Banco do Povo à comunidade de Casa Amarela
- Prefeito assina portaria que libera táxis com passageiros a transitar nos corredores de ônibus do Recife
- PCR promove exposição sobre descarte irregular de lixo
- Prefeito reúne equipe para o Programa Brasil sem Miséria
- Prefeito assina portaria para táxis transitarem em corredor de ônibus
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração Pública
- Prefeitura do Recife realiza demolição de imóveis no Alto José Bonifácio
- Prefeito anuncia ciclo do Orçamento Participativo 2011
- PCR apoia Prêmio Tejucupapo
- Recife se prepara para a V Conferência Municipal da Mulher
- Prefeitura alerta para queimaduras no período junino
- IPTU do Recife vence na próxima sexta-feira
- Seleção do Rio de Janeiro é campeã do Torneio Interestadual de Showbol no Geraldão
- João da Costa realiza vistorias em obras da Prefeitura
- Prefeito João da Costa lança Ciclo do Orçamento Participativo 2011
- Secretárias participam de certificação de escola
- Defesa Civil do Recife registra nove ocorrências nesta sexta-feira (03)
- Prefeitura do Recife fará recapeamento da avenida San Martin
- Secretárias prestigiam certificação de escola promovida pelo Banco Mundial
- Codecir realizou quatro vistorias na manhã desta sexta-feira


Enviar    Imprimir