Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA ALERTA PARA QUEIMADURAS NO PERÍODO JUNINO
13:15 Segunda-feira, 6 de Junho de 2011

Samu dá dicas simples para evitar e o que fazer em caso de problemas

Por Larissa Correia

Soltar fogos de artifício e acender fogueiras são bastante comuns no ciclo junino pernambucano. A tradição, no entanto, pode terminar em problemas se não forem observados alguns cuidados. A Secretaria de Saúde do Recife aproveita a passagem do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado nesta segunda feira (06), para fazer um alerta e dar dicas a quem pretende seguir esses costumes à risca.

Uma das maiores preocupações deve ser com a garotada que, muitas vezes impulsiva, nem sempre presta atenção a detalhes como manter distância segura das chamas. “Crianças nunca devem soltar fogos de artifício sem a supervisão de um adulto. No caso das fogueiras, é importante estar atento principalmente às pessoas que estiverem vestidas com roupas típicas de quadrilha. As peças costumam ter muito nylon, altamente inflamável, oferecendo um risco ainda maior”, ressalta Gerluce Monteiro, enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192).

Se cuidados não foram tomados ou se mostraram insuficientes para evitar problemas, é preciso saber o que fazer numa situação urgente. Segundo a enfermeira, com mais de dez anos de experiência no atendimento de queimados, a primeira providência é molhar a área atingida com água corrente ou colocá-la num recipiente com água limpa. Melhor ainda se o líquido estiver gelado. “Isso vai resfriar o local e trazer conforto à vítima. Não se deve colocar gelo, que também pode provocar uma queimadura”, aponta.

Gerluce explica que os procedimentos seguintes variam de acordo com o tipo de lesão. “Se a área atingida ficar apenas vermelha, basta colocar a água gelada até o alívio da dor. Se formar bolhas e a zona atingida for pés, mãos, genitália, articulações ou face, é preciso levar a pessoa para avaliação em uma unidade especializada. Dependendo da extensão e profundidade, ela pode precisar de internamento e mesmo ir a óbito. Até conseguir atendimento, o ideal é enrolar a parte machucada em um pano limpo e molhado, preferencialmente de algodão, como fralda, pano de prato ou lençol”, detalhou.

Popularmente associados aos cuidados iniciais em caso de queimadura, também são proibidos produtos como manteiga, pasta d’água, pó de café, óleo de cozinha, margarina, ovo e pasta de dente. “Qualquer ingrediente que for colocado pode piorar a ocorrência, agravando o ferimento. Pior ainda, ele deverá ser retirado no momento da consulta clínica”, justifica a profissional.

A enfermeira destaca outros hábitos a serem evitados. “Não se deve mexer ou colocar a mão na queimadura, cobrí-la com algodão ou remover roupa que esteja colada a ela. E se formar bolha, nada de furar ou arrancar a pele”, completa.

Matérias Relacionadas
- IPTU do Recife vence na próxima sexta-feira
- Seleção do Rio de Janeiro é campeã do Torneio Interestadual de Showbol no Geraldão
- João da Costa abre Semana do Meio Ambiente
- João da Costa realiza vistorias em obras da Prefeitura
- Prefeito João da Costa lança Ciclo do Orçamento Participativo 2011
- Secretárias participam de certificação de escola
- Defesa Civil do Recife registra nove ocorrências nesta sexta-feira (03)
- Prefeitura do Recife fará recapeamento da avenida San Martin
- Secretárias prestigiam certificação de escola promovida pelo Banco Mundial
- Codecir realizou quatro vistorias na manhã desta sexta-feira
- Prefeitura do Recife divulga programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente
- João da Costa participa da abertura do Torneio Interestadual de Seleções de Showbol
- Prefeitura do Recife inicia novas obras de manutenção na avenida Cais do Apolo
- Mulheres da RPA-3 reúnem-se em pré-conferência
- Prefeito João da Costa prestigia lançamento do Plano Brasil sem Miséria
- Procon-Recife orienta sobre uso do cartão de crédito
- Dia Internacional das Prostitutas é lembrado com feira de artesanato e serviços
- Cursos de Controle Urbanístico e de Atendimento ao Público
- II Fórum de Gênero do Recife acontece nesta sexta (03)
- Prefeito discute Parque dos Manguezais e Via Mangue em Brasília


Enviar    Imprimir