Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CORPO DE VOLUNTÁRIOS DA CODECIR E NOVAS AÇÕES PARA O INVERNO SÃO ANUNCIADOS PELO PREFEITO JOÃO DA COSTA
00:00 Quinta-feira, 9 de Junho de 2011

Cerca de 600 pessoas vão atuar junto à Defesa Civil nas áreas de morro do Recife diretamente com suas comunidades
 
Fortalecer a participação popular nas ações que garantam a segurança dos moradores das áreas de risco do Recife. Esse é o principal objetivo do Corpo de Voluntários da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), que o prefeito João da Costa lançou, na manhã desta quinta-feira (9), no Teatro Apolo (Bairro do Recife). Cerca de 600 pessoas – entre líderes comunitários, donas de casas e representantes sociais de diversas comunidades – passarão a reforçar o trabalho desenvolvido pela gestão em busca de salvar vidas. Além disso, o gestor também anunciou o novo sistema de alerta com mensagem de texto via celular e a implantação de dois Núcleos Comunitários de Defesa Civil Jovem (Nudec’s Jovens) em áreas de risco do Município.
 
A partir do olhar de quem conhece de perto a realidade de onde mora, cada uma das 600 pessoas que se integra ao Corpo de Voluntários ajudará os agentes da Defesa Civil no auxílio de alertas de fortes chuvas, na mobilização dos moradores em possíveis retiradas de famílias em situações emergenciais e na ida para locais seguros. “Estamos firmando aqui uma parceria com o povo recifense. A partir de agora, esses voluntários se somam à equipe da Prefeitura, que é acionada em situações de emergência. São pessoas que terão uma contribuição enorme junto às suas comunidades, pois conhecem bem o lugar onde moram e as situações de risco que elas vivem. É uma nova perspectiva de atuação da defesa civil, que se vê fortalecida com a participação do povo, através desses voluntários”, declarou o prefeito João da Costa.
 
Com o intuito de capacitar os novos voluntários, a Codecir realizou, durante o mês de abril, um ciclo de debates em seis localidades. Nas reuniões, foi apresentado o modelo de Defesa Civil do Recife e a forma como cada pessoa pode contribuir para que esse trabalho se torne ainda mais eficiente. “Estamos agora sistematizando algo que já acontecia informalmente ao longo dos anos, que é a participação de voluntários colaborando de forma fundamental com o trabalho da Codecir nas áreas de morro. É importante essas pessoas se conscientizarem e se capacitarem seja no modo de agir durante o risco ou na minimização dele”, ressaltou o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz. 
 
Com o lançamento do Corpo de Voluntários, o próximo passo será capacitar os moradores com o apoio da Diretoria de Voluntariado da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) e da Cruz Vermelha.
 
Entre os voluntários que compareceram ao evento (cerca de 280 pessoas), o desejo de contribuir é o principal objetivo. Para o autônomo Jânio Martins, morador do Alto José Bonifácio, a necessidade de fazer com que a comunidade se torne protagonista do processo de conscientização a respeito do risco foi o motivo que o levou a se integrar a essa nova ação. “Acho que a sociedade deve ser mais participativa, mais proativa e trazer para si a responsabilidade. De que forma eu, como cidadão, posso dar minha contribuição e ajudar? É a partir dessa pergunta que eu acredito que cada um de nós deve agir em prol de toda a população”, declarou.
 
Também estiveram presentes durante o ato, os secretários municipais Eduardo Vital (Serviços Públicos), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa), Eric Carrazzoni (Comunicação); as assessoras executivas Ana Cláudia Mota (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras) e Prazeres Barros (Assistência Social); além do vereador Almir Fernando e dos representantes do Instituto Ensinar de Desenvolvimento Social (Iedes), Mário dos Reis Gonçalves; da Cruz Vermelha, Alisson Calixto; e do Comdepe/Fidem, Sônia Medeiros.
 
Alerta – Durante o evento realizado nesta manhã, o prefeito também lançou o novo sistema de alerta de mensagens de texto via celular. Os voluntários, equipes da Codecir e moradores das áreas de risco serão avisados sobre alguma ocorrência natural (fortes chuvas e alagamentos, por exemplo) que venha a atingir sua localidade. “Esse é mais um mecanismo que nós estamos adotando para que possamos nos antecipar aos desastres, alertando a população sobre o risco em tempo hábil e facilitar o processo de retirada das famílias de áreas de risco nos casos de emergência”, considerou a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira. A Prefeitura do Recife contratou um pacote de 20 mil mensagens de SMS. O sistema garante que todas as famílias com celulares cadastrados na Codecir recebam a mensagem em até 15 minutos após o envio. 
 
Nudec Jovem – A Prefeitura também adotará outro instrumento importante para o trabalho nas áreas de risco da cidade. Duas unidades do Núcleo Comunitário de Defesa Civil Jovem (Nudec Jovem) serão implantadas com o objetivo de investir na prevenção e percepção de risco nos morros. Escolas municipais vão abrigar as atividades do projeto que envolverá jovens entre 13 e 17 anos e a comunidade local. O foco é desenvolver a responsabilidade social em questões que afetem a prática do cotidiano. Os núcleos serão implantados nas escolas Cícero Franklin Cordeiro (Ibura) e Professora Almerinda Umbelino de Barros (Vasco da Gama).
 
Serão investidos quase R$ 90 mil na implantação e no desenvolvimento do projeto, que envolve a realização de cursos de formação e oficinas voltadas para os alunos das unidades de ensino. Ao longo de um ano, serão oferecidas aos jovens selecionados diversas capacitações. Os jovens participarão de um curso de formação dividido em três módulos (de 20h cada). São eles: Cidadania; Defesa Civil; e Conceitos e Práticas Ambientais. Todos serão ministrados pelos agentes da Codecir. Também haverá quatro oficinas com as seguintes temáticas: Teatro (40h), Grafitagem (20h), Break/rima (20h) e Reciclagem (20h). Além disso, os jovens vão aprender a construir e a fazer a manutenção de um hotsite, assim como elaborar uma revista em quadrinhos com informações sobre risco nos morros. Ao final do período de desenvolvimento do projeto, será realizada uma exposição dos resultados das oficinas.

Matérias Relacionadas
- Secretaria da Mulher seleciona 36 artesãs para a Fennearte
- Emprel promove palestra sobre Tecnologia da Informação e qualidade
- IPTU do Recife vence nesta sexta-feira
- Prefeito João da Costa lança conjunto de novas ações preventivas para o inverno
- João da Costa firma compromisso pioneiro junto à ONU Mulher
- Entidades que marcaram presença no Ato de assinatura
- Quintas Técnicas apresenta Experiências com ITIL
- A Prefeitura retira propagandas irregulares na Conde da Boa Vista
- Obras de requalificação estão mudando a cara da comunidade do Pilar
- Inspetor da Guarda Municipal recebe medalha de mérito do Governo do Estado
- Prefeitura do Recife inicia obras de parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife realiza obras de manutenção nas avenidas Sul e Caxangá
- João da Costa vistoria as obras de requalificação da comunidade do Pilar
- Prefeitura retira propagandas irregulares na Conde da Boa Vista
- Prefeito e ONU assinam documento Mulheres e o Orçamento Público
- Prefeito João da Costa abre festejos juninos do Recife
- Alunos da Rede Municipal participam de atividades da Semana do Meio Ambiente
- Projeto Ônibus da Cidadania leva o Banco do Povo à comunidade de Casa Amarela
- Prefeito assina portaria que libera táxis com passageiros a transitar nos corredores de ônibus do Recife
- PCR promove exposição sobre descarte irregular de lixo


Enviar    Imprimir