Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

REPRESENTANTES DO BANCO MUNDIAL CONHECEM EXPERIÊNCIAS DO QUALIESCOLA
00:00 Quinta-feira, 4 de Agosto de 2011

Em visita à unidade educacional Luiz Gonzaga, eles conversaram com formadores e gestores sobre o sucesso do programa municipal

Representantes da missão de Identificação do Banco Mundial (BIRD) que estão no Recife durante esta semana visitaram, na tarde desta quarta-feira (03), a Escola Municipal Luiz Gonzaga, situada no Bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte da Cidade. Os gestores da instituição financeira, David Evans e Madalena Santos, participaram de uma exposição de experiências do Programa Municipal Qualiescola, feita pela formadora do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), e professora da Rede Municipal da Cidade, Simone Campelo, e pela diretora da escola, Mabel Cristina Silva. O objetivo da visita foi conhecer de perto os primeiros frutos do Programa que está formando, desde o início deste ano, 54 professores de 6 escolas dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental da localidade.

Durante o encontro, os dois especialistas em Educação do BIRD puderam avaliar a experiência exitosa da iniciativa, através do relato da formadora do IQE, que exemplificou os avanços, não só na aprendizagem dos estudantes, como também na auto-confiança do professor. “O Qualiescola possibilita que o educador se aproprie, de fato, do que acontece na escola. Além disso, permite que a gestão tenha um olhar direcionado especificamente para aquele educador, identificando seus talentos bem como suas limitações”, explica Simone, acrescentando que cada professor é acompanhado em sala de aula por um coordenador. A formação do Qualiescola baseia-se na fundamentação sócio-construtivista da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, doutora pela Universidade de Genebra que deu continuidade aos estudos de epistemologia genética iniciados por Jean Piaget.

Na fundamentação, o professor reavalia seu modus operandi, saindo da condição de elemento memorizador para a situação de compreensão, entre outros diferenciais. “Fico muito satisfeita de encontrar um programa desses sendo aplicado numa escola da Bomba do Hemetério”, diz a especialista em Educação, Madalena Santos, que revela, ainda, que esse comprometimento com a formação do educador vem mudando a realidade das escolas, nos últimos anos, nas esferas federal, estadual e municipal. “Através de programas como este, a gestão oferece às escolas o papel de proporcionadora de conteúdo/prática, e tira o educador do isolamento”, frisa.

O Qualiescola na Bomba do Hemetério é resultado de uma parceria da Prefeitura do Recife com o IQE, Instituto Walmart e Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania. “A escolha do Recife pela missão identificadora do BIRD deve-se à parceria já existente da Prefeitura com a instituição. O Banco trabalha com ações de serviço e os programas de formação continuada de professores e o que é levado para dentro da sala de aula é do nosso interesse”, falou David Evans que se mostrou impressionado com a dedicação dos gestores da Secretaria de Educação em trabalhar cada vez mais pela elevação da qualidade do ensino na Capital.

A diretora da E.M. Luiz Gonzaga, Mabel Cristina Silva, destacou as mudanças que já podem ser observadas nos 12 educadores da unidade que estão recebendo a formação. “Em seis meses já podemos ver a mudança nos métodos de ensino deles. E também o que chamou a nossa atenção foi a relação entre as seis unidades do bairro, que ficou mais estreita, cooperativa”, comemorou. A gestora estava acompanhada da vice-dirigente da unidade, Simone de Faria; das gerentes de Educação Infantil, Isleide Carvalho; e de 1º e 2º Ciclos, Mariza Augusta; bem como da diretora Geral de Acompanhamento e Avaliações Educacionais, Joana D’arc.

Qualiescola - Programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife em cooperação técnico-educacional com o IQE para implantação nas escolas municipais. O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula fica a cargo de cada professor da Rede Municipal envolvido no programa, não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso dos estudantes, eles passam por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. Além disso, são feitos relatórios mensais sobre a performance de cada educador.

O Qualiescola tem o intuito de promover oficinas de formação em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 1º e 2º Ciclos; e também das disciplinas de Geografia, História e Ciências para os de 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. Com apoio de material pedagógico produzido pelo IQE, o Programa conta com parceiros como a Companhia Industrial de Vidros (CIV), Grupo Cornélio Brennand, indústria farmacêutica EMS, Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania, além do Instituto Walmart.

Sediado em São Paulo (SP), o IQE tem como missão contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização dos educadores e na relação escola/comunidade. No caso da rede municipal do Recife, a parceria tem duração de três anos e já envolve cerca de 170 professores do 1º ao 4 º ciclo da Rede Municipal em um ano de cinco meses de implantação.

Missão - Com objetivo de avançar na preparação do Programa de Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública no Município do Recife, o prefeito João da Costa recebeu, na tarde desta terça-feira (02), em seu gabinete, representantes da missão de identificação do Banco Mundial (BIRD). O grupo está na Cidade durante toda a semana, trabalhando junto à equipe técnica da Prefeitura do Recife para conhecer as problemáticas que permeiam os assuntos propostos pelo plano, no intuito de traçar objetivos para o programa, a ser financiado em um valor estimado em 130 milhões de dólares, dos quais 100 milhões direcionados à Educação.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura convoca professores selecionados para entrega de documentos
- Pré-conferências preparam participantes da Comude
- Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife discute Assédio Moral e suas repercussões
- Prefeitura do Recife prepara a cidade para a “Volta às aulas”
- Prefeitura promove seminário sobre assédio moral no trabalho
- Biblioteca de Afogados realiza mais um “Pegue & Leve”
- Matrículas para cursos profissionalizantes podem ser feitas até esta terça (19)
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Secretaria de Educação do Recife socializa experiência educacional com o município de Sobral-CE
- Prefeitura do Recife apresenta a “Conexão Cultural 2011”
- Secretaria de Educação de Sobral-CE conhece práticas pedagógicas adotadas pela Prefeitura do Recife
- Ivone Caetano recebe representantes da Secretaria de Educação de Sobral-CE
- Inscrições para cursos profissionalizantes terminam nesta terça (12)
- Prefeitura do Recife oferece 9000 vagas para cursos profissionalizantes
- Prefeitura patrocina participação de 51 educadores da Rede na 63ª Reunião Anual da SBPC
- Crianças e adolescentes de escolas municipais participam de oficinas de pífano
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Fórum de Gestores aborda violência nas escolas municipais
- Bolsa Escola Municipal beneficia mais 84 famílias do Recife
- Biblioteca de Casa Amarela inscreve para o 9° Concurso de Contos Luís Jardim


Enviar    Imprimir