Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

DUAS EXPOSIÇÕES CELEBRAM DATAS IMPORTANTES NO MURILLO LA GRECA
00:00 Segunda-feira, 8 de Agosto de 2011

Pinturas e desenhos do acervo de Murillo La Greca dividem espaço com fotografias de Adriana Veiga inspiradas na obra de Monteiro Lobato

No final da tarde deste domingo (7), foram inauguradas no Museu Murillo La Greca duas exposições comemorativas. “Murillo La Greca e Seus Temas”, homenageando o patrono do museu (Murillo La Greca, 1899 – 1985) pelo seu aniversário, e “Outras Reinações”, de Adriana Veiga, celebrando os 80 anos da obra de Monteiro Lobato, Reinações de Narizinho. A inauguração das exposições contou com a presença da diretora do Museu, Bruna Pedrosa, e foi prestigiada por familiares de La Greca e artistas como Lula Cardoso Ayres Filho, Renato Vale, Márcio Almeida, Manoel Veiga e Gil Vicente.

As obras de Murillo La Greca voltam a ocupar a sala principal do museu com uma seleção de trabalhos que compõem o conjunto do acervo doado pelo artista à Prefeitura do Recife. Neste recorte são ressaltados estudos e trabalhos conservados pelo artista sob diferentes temas: retratos, paisagens, cenas religiosas e históricas. A curadoria e texto são do pesquisador Eduardo Dimitrov. “Ficamos emocionados ao ver as peças novamente, já estávamos sentindo falta. É uma linda homenagem pelo aniversário dele”, afirmou a afilhada do artista, Andrea La Greca, que foi ver a mostra acompanhada da mãe e do irmão.

Partilhando o mesmo espaço, há também a mostra “Outras Reinações”, composta por 24 fotografias da também pernambucana Adriana Veiga. As imagens foram inspiradas no clássico da literatura infantil Reinações de Narizinho, do escritor Monteiro Lobato, e a curadoria e texto são assinados por Agnaldo Farias. “Eu tento mostrar, sem a preocupação de ordem cronológica, trechos das aventuras desses personagens tão conhecidos e queridos”, conta a artista, Adriana Veiga. “Estou muito contente por trazer pela primeira vez um trabalho meu ao Recife e já to planejando voltar com outras coisas em breve”, acrescenta ela. A exposição “Outras Reinações” fica em cartaz até 4 de setembro.

Murillo La Greca - filho de italianos, nascido em Palmares - PE, teve seu interesse artístico despertado em Recife, ainda criança, e sua formação construída entre o Rio de Janeiro – onde frequentou o importante atelier BERNADELLI – e Roma. De volta ao Recife, participa da fundação da Escola de Belas Artes, em 1939. A anatomia humana é desenvolvida pelo artista ao longo da sua produção com forte influência da “Real Academia Del Nudo” onde estudou por 8 anos. Produziu intensamente por mais de 70 anos, deixando, por ocasião da sua morte, em agosto de 1985, um acervo com 1.400 desenhos e 240 pinturas, cartas trocadas com Portinari e Giacometi, além de vários discos e mobiliários. O Museu foi criado para abrigar a coleção de obras do pintor Murillo La Greca – composta por desenhos de técnicas variadas como fusain, crayon, sanguínea, pastel, aquarela, “esfumato”, e pinturas, além de objetos pessoais e mobiliários.

Adriana Veiga - Adriana Veiga é recifense, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, vive e trabalha atualmente em São Paulo, onde desenvolve trabalhos de fotografia.

Eduardo Dimitrov - Doutorando e Mestre (2006) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, graduou-se pela mesma instituição (2003), é atualmente, pesquisador FAPESP. Tem experiência na área de Antropologia, atuando nos seguintes temas: arte e antropologia, modernismo pernambucano, representação das elites, poder e cultura, história social das artes.

Agnaldo Farias - Agnaldo Farias nasceu em Itajubá, Minas Gerais, em 1955. É Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Crítico de Arte e Curador.  Foi Curador Geral do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000) e Curador de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Foi curador, junto com Moacir dos Anjos, da 29ª Bienal de São Paulo.

Galeria de Fotos

Serviço:
Exposição Outras Reinações (sala Silvia Decusati e sala secundária) – Adriana Veiga
Quando: até 4 de setembro
Exposição Murillo La Greca e Seus Temas (sala principal)
Quando: por tempo indeterminado
Onde: Museu Murillo La Greca
Hora: 16h

Museu Murillo La Greca
R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366
52060-030 Parnamirim, Recife - PE
Fone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3129
http://twitter.com/museulagreca
murillolagreca@gmail.com
http://www.facebook.com/home.php#!/murillolagreca?sk=info

Matérias Relacionadas
- Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta para estudantes da Rede Municipal
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Popularesco e a Menina do Canto Livre”
- Casa do Carnaval comemora 21 anos de história
- Orquestra Sinfônica do Recife
- Última semana dos filmes “Trabalho Interno” e “RIO” no Cinema Apolo
- Casa do Carnaval comemora 21 anos de história
- Missa e show encerram tributo a Luiz Gonzaga
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Popularesco e a Menina do Canto Livre”
- Memorial Luiz Gonzaga comemora três anos e homenageia o Rei do Baião
- Biblioteca de Afogados abre edição mensal do Escritor de Plantão
- Secretaria de Cultura prorroga convocatória de ocupação da pauta do Teatro Luiz Mendonça
- Cinema Apolo exibe “Trabalho Interno” e “RIO”
- Concerto duplo marca 81 anos da Orquestra Sinfônica do Recife
- Comunidade gonzagueana homenageia o Rei do Baião
- Exposição “Amor e Solidariedade” se despede da Galeria Janete Costa
- “Sábado Danado de Bom!” chega ao Mercado da Encruzilhada
- Foi dada a largada para o SPA das Artes 2011
- Orquestra Sinfônica do Recife comemora 81 anos
- Orquestra Sinfônica do Recife
- Colônia de férias é encerrada com festa na Biblioteca de Afogados


Enviar    Imprimir