Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA DESFILE CÍVICO MILITAR DO RECIFE
19:05 Quarta-feira, 7 de Setembro de 2011

O prefeito, ao lado de autoridades civis e militares, assistiu ao desfile dos 500 estudantes que representaram as escolas do Município, além dos outros grupamentos

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (07), o Desfile Cívico Militar do Recife que comemorou os 189 anos da Data Magna da Independência do Brasil. O chefe do Executivo Municipal chegou ao local por volta das 07h30 e subiu ao palanque oficial, de onde assistiu ao desfile junto ao governador Eduardo Campos e demais autoridades civis e militares. Cerca de 10 mil pessoas lotaram as arquibancadas ao longo do percurso, cuja dispersão aconteceu na Rua da Aurora, centro da Cidade.

João da Costa conferiu de perto a apresentação dos 500 alunos representantes de oito escolas da Rede Municipal de Ensino que trouxeram para a Avenida Cruz Cabugá o tema “Paulo Freire, cidadão do Recife, educador do Mundo”, o mesmo do Ano Letivo 2011 da Rede. Os seis pelotões, compostos pelas bandas Maurício de Nassau, representante da Escola Municipal Antonio Farias; Nadir Colaço; Banda do Mais Educação; da Escola Municipal Dom Bosco; a Fanfarra da Escola Paulo VI, além do abre-alas, corpo coreográfico e pelotão Paulo Freireano, encerraram o desfile estudantil do Recife deste 7 de setembro. Os pelotões foram acompanhados por 50 educadores da Gerência de Animação Cultural do Programa Bairro Escola da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. 

“É um trabalho muito importante que forma novos músicos, aglutina gente e é uma atividade social muito importante. Estes jovens que estão aqui hoje se envolvem com a música, com as atividades culturais promovidas pela Secretaria de Educação, o que faz com que eles tenham o seu tempo ocupado com as atividades escolares e a formação musical”, disse João da Costa, que na tarde de ontem lançou o Núcleo de Enfrentamento à Violência nas Escolas do Recife ‘Escola Segura do Recife’.

O início do desfile desta manhã, que reuniu 5.600 participantes civis e 3.035 militares, foi marcado pela revista da tropa, feita pelo governador Eduardo Campos, acompanhado do comandante militar do Nordeste, General de Exército Odilson Sampaio Benzi, e do comandante do Destacamento Militar, General de Brigada Manoel Lopes de Lima Neto. Cerca de mil militares garantiram a segurança do evento, além de 8 equipes de saúde – ambulâncias, médicos e enfermeiros. Para o governador do Estado, o País tem muito o que comemorar, além de sua Independência.  

Após a revista das tropas foi iniciado o desfile das Escolas Públicas Estaduais, com 43 participantes, seguido pelo grupamento de escolas particulares. O 3º grupamento contou com a apresentação das Escolas Municipais do Recife e de entidades como o Grupo de Escoteiros do Brasil, a Associação os Desbravadores, a LBV, entre outros. O Desfile Militar, que iniciou às 10h, reuniu as tropas da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária. 

A assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) da Prefeitura, Irenice Bezerra, acompanhou o prefeito no palanque, e emocionada, comentou sobre a participação dos estudantes da Rede no evento: “Esse é o resultado de um trabalho feito o ano todo por eles, que entram nesta avenida defendendo suas escolas, suas bandas. Por isso, nós da Prefeitura damos todo o apoio para que esses jovens desenvolvam seus talentos, com animação e consciência cidadã”, festejou. 

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio do Programa Bairro Escola, tem dado incentivo constante às bandas da Rede. Os grupos têm viajado com frequência para cidades do interior do Estado, participando de concursos, com toda a estrutura oferecida pela Seel, como transporte, alimentação e hospedagem. Além disso, a Secretaria está providenciando a aquisição de novos instrumentos e fardamento. “Isso é um grande estímulo para esses jovens, e vem aumentando a sua autoestima e auto-confiança através da música”, revela Telma Lucena, coordenadora do Bairro Escola. A Rede conta com 16 bandas no total.  

A estudante Gislaine Júlia da Silva, 17, aluna do 1º ano do 4º Ciclo da Escola Municipal Paulo VI, e percussionista da banda da escola, ao final do desfile, estava satisfeita por ter cumprido o seu papel junto aos colegas músicos. “Estou um pouco cansada, pois trabalhamos duro para ter esse resultado, mas valeu a pena”, confessou. Givson Rodrigues, ex-aluno da E.M. Nadir Colaço, 21 anos, hoje já é um universitário, mas não abandona o conjunto. “Acordo às 5 da manhã pra estar aqui com meus colegas e a turma da Prefeitura, na hora. Não abro mão de tocar com eles porque foi assim, com esforço, que me tornei músico”, pontua.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Prefeito assina convênio que irá beneficiar 300 jovens no Recife das Oportunidades
- João da Costa inaugura nova sede do CRAS de Santo Amaro
- Prefeitura do Recife fecha acesso irregular na orla do Pina
- PCR reforça limpeza nas praias e no percurso do desfile de Sete de Setembro
- João da Costa lança Núcleo de Enfrentamento à Violência Escola Segura do Recife
- Formação dos Promotores da Paz
- O Núcleo e a sua prática
- Emlurb instala lixeiras nos bairros da Várzea e Cidade Universitária
- Oitava parcela do IPTU do Recife vence dia 10
- Prefeito consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade
- João da Costa consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade em Brasília
- Várzea e Cidade Universitária ganharão novas lixeiras
- João da Costa lança o projeto “Escola Segura do Recife”
- Prefeitura inicia concretagem nas alças da Via Mangue
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeitura realiza mutirão de serviços em ruas da Imbiribeira
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeito João da Costa discute PAC Mobilidade com Dilma Rousseff, na segunda (05)
- Prefeitura do Recife promove Encontro Pré-Esporte do Mangue
- Grupo de Trabalho dará apoio às mulheres de terreiro


Enviar    Imprimir