Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

PCR PROMOVE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CHÃO DE ESTRELAS
00:00 Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

Durante todo o dia, estão sendo expostos produtos fabricados com material reciclado, apresentações de dança e distribuição de 200 mudas e cartilha de conscientização

Para lembrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, a Prefeitura do Recife, promove, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), uma atividade educativa, no campo de futebol de Chão de Estrelas, em Campina do Barreto. Durante toda a quarta-feira (21), estão sendo expostos produtos fabricados com material reciclado, apresentações de dança e distribuição de 200 mudas medicinais, ornamentais e nativas, oriundas do Jardim Botânico e de cartilhas de conscientização.

Participam da atividade estudantes das escolas da região e diversas ONGs que atuam na área. “O nosso principal objetivo é disseminar o conhecimento na área ambiental para que, dessa forma, haja maior preservação do meio ambiente”, disse a diretora de Meio Ambiente da Semam, Ana Cláudia Lapa, que acrescentou.

Cerca de 45 espécies de mudas de plantas estão sendo apresentadas para a população, que está sendo orientada por representantes da Brigada Ambiental. “É importante as pessoas se informarem sobre as especificidades de cada espécie, por exemplo, se ela suporta calor ou não. As plantas nativas não podem ser plantadas em áreas residenciais, pois elas não tem raiz profunda e há possibilidade de cair em dias chuvosos e com muito vento. Então, o indicado é plantar essas arvores em áreas mais afastadas das regiões de moradia, ou em praças”, explicou o guarda municipal da Brigada Ambiental, Atanailton Santana.

Para a professora Michele Cavalcanti, esse tipo de ação é fundamental, pois exige um trabalho prévio de conscientização. “Já realizamos visita ao canal, mostramos os problemas causados pela poluição e estimulamos a coleta seletiva nas residências, para servir de matéria-prima para os produtos”, disse a docente. As crianças aprenderam a lição. “É importante reciclar para que o lixo não vá para as águas”, observou a aluna Thauane Suelen, de 6 anos.

Duas datas - Até o ano de 1965, o Dia da Árvore era comemorado, em todo Brasil, no dia 21 de setembro. O Decreto Presidencial nº. 55.795/65, de 24 de fevereiro de 1965, instituiu duas datas para a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore: 21 de setembro para Sul, Sudeste e Centro-Oeste; e 21 de março para o Norte e o Nordeste.

A mudança se deu por causa das “diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil”, explicitado no artigo 3º do Decreto. No Norte e no Nordeste duas estações são bem marcadas: Inverno, início do período chuvoso, fins do mês de março; e Verão, período seco, início de setembro.

Matérias Relacionadas
- Manguezal do Cabangá recebe mutirão de limpeza
- Secretaria de Meio Ambiente distribui mudas medicinais e ornamentais na Campina do Barreto
- Secretaria de Meio Ambiente promove reunião de acolhimento para futuros servidores da pasta
- Secretaria de Meio Ambiente realiza mais uma etapa de fiscalização em postos de gasolina
- Inscrições para o Concurso para o novo Parque da Tamarineira seguem até sexta-feira
- Prefeitura prestigia Conferência Internacional sobre Gestão de Bacias Hidrográficas
- Postos de gasolina são interditados pela Prefeitura do Recife
- Secretaria de Meio Ambiente do Recife promove conscientização para a destinação correta de resíduos sólidos
- Semam promove ação educativa de combate à poluição sonora no Centro do Recife
- Prefeitura do Recife patrocina exposição sobre a fauna brasileira
- Licenciamento Ambiental
- Secretário de Meio Ambiente do Recife visita Jardim Botânico
- Prefeitura realiza ação de combate à poluição sonora
- Secretário de Meio Ambiente promove reunião com operadoras de telefonia móvel
- Prefeitura realiza Plenária Temática de Meio Ambiente
- Secretário de Meio Ambiente visita Mata Uchoa
- Prefeitura do Recife interdita três postos de gasolina
- Prefeitura do Recife realiza podas em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife lança projeto piloto da Secretaria de Meio Ambiente
- Brigada Ambiental completa 12 anos reforçando trabalho de defesa do Meio Ambiente


Enviar    Imprimir