Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

RAUL LUNA APRESENTA O DESIGN COMO ARTE
17:34 Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

Centro de Design do Recife abriga exposição Lava com ilustrações, vídeo e produtos
 
Os experimentos gráficos e em vídeo do artista pernambucano Raul Luna serão reunidos na exposição “LAVA: Posso trocar minha janta por Ração Humana?” que entrará em cartaz no Centro de Design do Recife, equipamento mantido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). Na exposição, Raul apresenta suas criações concebidas a partir da idéia de design como arte. A intenção do artista é apontar para a possibilidade de existir, ao mesmo tempo e indistintamente, forma, conteúdo, mensagem, idéia e produto. A abertura está marcada para quinta-feira (29), às 19h, e contará com discotecagem de Yuri Bruscky (do selo Estranhas Ocupações) e com performance do trio Hronir. O Centro de Design fica na casa nº 10 do Pátio de São Pedro, no Bairro de São José. O acesso é gratuito..
 
O projeto “LAVA” já foi lançada em São Paulo (dia 22, no espaço Serralheria, no bairro da Lapa) e Belo Horizonte (dia 23, na galeria Desvio, no bairro Savassi) na semana passada. No Recife, a exposição “LAVA” é uma realização do Centro de Design do Recife, que vem procurando difundir produção de design pernambucana em parceria com a Nuvem Produções. “Raul tem um trabalho bem interessante, experimental e traz um pensamento novo para o design. Além dos grafismos e das tipografias que ela vai apresentar na exposição, também existem produtos como camisas com as mesmas idéias”, afirma Adeildo Leite, gerente de Serviços do Centro de Design do Recife.
 
O texto de apresentação da mostra é assinado por Carlos Fernando Eckhardt, designer gráfico e consultor de comunicação. De acordo com Eckhardt, a exposição “é de uma categoria de processos criativos onde o design ultrapassa a responsabilidade de ‘agregar valor’, passando ele próprio a ser o produto, uma identidade supra-visual elaborada como um ser vivente”.
 
O próprio Raul conta sobre o desejo de se expressar de forma autônoma que motivou a exposição. “Os trabalhos expostos são inéditos e feitos de forma independente, desvinculados de uma demanda ou trabalho anterior. A idéia do projeto LAVA é trabalhar o design como um produto artístico. O propósito vem da minha vontade pessoal de sempre buscar desenvolver um trabalho onde o design seja tão forte quanto o produto que é representado”, explica.
 
Apesar de ter estudado arquitetura, Luna acumula no currículo diversos projetos de identidade visual, editoriais e projetos para web. Entre as bandas e artistas que confiaram suas identidades ao designer estão M Takara, China e A Banda de Joseph Tourton. A trajetória de Raul também tem sido marcada pelo uso da linguagem audiovisual como forma de expressão, com a produção de clipes, curtas-metragem e videoarte.
 
Quem for conferir a exposição, poderá levar um pouco da arte de Raul para casa. Uma publicação, tipo zine, que também se transforma em poster com elementos gráficos será distribuída gratuitamente no local. Camisetas e sacolas com as ilustrações estarão à venda. Os que quiserem conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos por Raul Luna podem acessar o site cargocollective.com/raulluna.
 
Serviço:
Exposição “LAVA: Posso trocar minha janta por Ração Humana?”
Centro de Design do Recife - Pátio de São Pedro, Casa 10, Bairro de São José.
Abertura: Quinta (29), às 19h
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Acesso gratuito
Informações: 3355-3148
 

Matérias Relacionadas
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- CFAV abre inscrições para a oficina de Performance
- Fundação de Cultura marca presença na Bienal do Livro
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- A Banda de Joseph Touton lança videoclipe no Teatro Apolo
- Banda Sinfônica toca Elton John no concerto desta quarta-feira (28)
- Maracatu e afoxés encerram Terça Negra dos Ibejis
- Casa do Carnaval prorroga inscrições para curso de Técnica Vocal
- Sítio Trindade apresenta peça infantil neste domingo (25)
- Sítio Trindade apresenta peça infantil neste domingo (25)
- 11º Festival Pernambuco em Dança começa nesta segunda (26)
- Casa do Carnaval recebe mestra da cultura popular nesta sexta-feira (23)
- Pátio Sonoro abriga mais uma prévia do festival No Ar Coquetel Molotov
- Teatro é opção de diversão para o fim de semana
- Exposição Estruturas de Convivência continua em cartaz na Galeria Janete Costa
- Casa do Carnaval abre inscrições para o curso de Técnica Vocal
- Hip hop, coco e afoxé animam a Terça Negra do pátio
- Cinema Apolo exibe o filme brasileiro “Todo mundo tem problemas sexuais”
- Chega ao fim a décima edição do SPA das Artes
- Artistas plásticos e gestores se reúnem para o Saldão do SPA


Enviar    Imprimir