Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA APRESENTA A VIRADA MULTICULTURAL DO RECIFE
00:00 Terça-feira, 4 de Outubro de 2011

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, a cidade terá quarenta e oito horas de música, artes cênicas, cinema, literatura, artes visuais, moda e gastronomia

“Recife é mais cultura na veia”. Esse é o lema da Virada Multicultural do Recife – Conexão Nordeste, novo projeto da Prefeitura do Recife. Durante três dias ininterruptos, o Recife vivenciará, em sua máxima, a vocação de cidade de muitas expressões artísticas e de capital multicultural do Brasil. Na manhã desta terça-feira (04), o prefeito João da Costa anunciou, em coletiva de imprensa, a programação completa do evento que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro. O evento ocorreu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, 9º andar do edifício-sede da PCR.

“Estamos apresentando hoje de forma definitiva a programação da Virada Multicultural do Recife, uma iniciativa do nosso governo que amplia a política cultural da cidade. Será mais um ciclo festivo, além do Carnaval, São João e Natal/Reveillon, que valorizará as expressões culturais, o acesso e a democratização da cultura. Além disso, estamos dando um passo para aprofundar o intercâmbio com o Nordeste, trazendo artistas dos outros estados”, afirmou João da Costa.

Evento inédito da Prefeitura do Recife, a Virada Multicultural – Conexão Nordeste será realizada por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e da Secretaria de Turismo. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, do Governo do Estado via Empetur, da Caixa Econômica Federal, dos Correios, da Ambev e da Magazine Luiza.

O grande mote do evento é convidar a população a se apropriar da cidade por meio do acesso aos bens culturais, a exemplo de evento nos mesmos moldes realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Virada Multicultural do Recife será uma grande celebração da cultura em espaços urbanos e equipamentos culturais, com atrações de música, artes cênicas, cinema, literatura, artes visuais, moda e gastronomia. A programação traz desde manifestações culturais tradicionais até artistas de vanguarda que representam os nove estados do Nordeste.

O novo projeto da Prefeitura do Recife tem como objetivos dar maior visibilidade a produção cultural do Recife e do Nordeste, fortalecendo a cadeia produtiva e movimentando a economia. “O Recife é uma referência multicultural por valorizar os artistas locais e promover o diálogo com as artistas de outros estados e países. No contexto do crescimento econômico que estamos vivendo, a Virada Multicultural irá fortalecer ainda mais o Recife como principal destino turístico e cultural do Nordeste. O objetivo também é divulgar ao máximo os equipamentos culturais da cidade, ampliando o público consumidor de cultura”, destacou o prefeito.

A presidenta da FCCR, Luciana Félix, também reforçou a importância do evento para a cidade. “A Virada Multicultural do Recife é um esforço da gestão para fazer o Recife pulsar cada vez mais sua cultura. O evento vai desenvolver ainda mais a cadeia produtiva da cultura, pois cada gasto com a cultura é um investimento”, pontuou.

“Agradecemos também aos artistas e produtores que contribuíram de forma grandiosa, trouxeram projetos especiais, a exemplo da Orquestra Contemporânea de Olinda que fará show junto com Expedito Baracho, e André Rio que se apresenta com Roberto Menescal”, completou Luciana.

A coletiva de imprensa também contou com a presença dos secretários municipais Eric Carrazzoni (Comunicação), Ceça Britto (Relações com Imprensa), Rejane Pereira (Especial da Mulher), Renato L (Cultura), André Campos (Turismo), Félix Valente (Chefe de Gabinete do Prefeito), Henrique Leite (Coordenação de Governo), Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos), e a presidenta da URB, Débora Mendes. Da classe artística, estavam presentes o cirandeiro Expedito Baracho, o vocalista da Orquestra Contemporânea de Olinda, Tiné, o cantor André Rio, e a sambista Karyna Spinelli.

PLURALIDADE – Além das atrações musicais, o evento agrega outras expressões da cultura nordestina. Na programação, há espaço para exposições, lançamentos literários, intervenções urbanas, mostra de fotografia, apresentações de grupos populares de música e dança, encontro de Bois, encontro de Maracatus e encontro de Afoxés, no Pátio de São Pedro.

As artes cênicas também serão representadas por intervenções artísticas de rua com grupos de dança (Eu vim da Ilha e Zambo, ambos de PE), e teatro (Por que a gente é assim?/CE) na Rua da Moeda; Cacuetê, com Maycira Leão (SE)/Teatro Apolo; peças teatrais como Sebastião (BA), Divinas (PE) e Totem (PE), e vários espetáculos circenses, a partir da parceria com o Festival Internacional de Circo.

A Virada Multicultural ainda promoverá atividades infantis, esportivas e lazer no Parque Dona Lindu. Já os mercados Boa Vista, Madalena e Encruzilhada serão ocupados por recitais poéticos, rodas de choro e samba; forró pé de serra e seresta, e ainda concurso gastronômico. As igrejas contarão com concertos de câmara e música instrumental. A programação descentralizada conta com apresentações circenses no Ibura e no Morro da Conceição, e projeto Recife Picadeiro Itinerante nas bibliotecas municipais.

CINEMA - O segmento do audiovisual também participará deste calendário de atividades, com a Mostra Audiovisual Nordeste. A Gerência Operacional de Audiovisual da Fundação de Cultura Cidade do Recife vai exibir 41h30 de filmes de curta-metragem, média-metragem e longa-metragem pernambucanos e nordestinos no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Sítio Trindade, no Museu Murillo La Greca , Biblioteca de Afogados, no Ibura e na Fundação Joaquim Nabuco.

Os espectadores terão acesso a um panorama da atual produção audiovisual do Nordeste, do ano de 2009 até os dias de hoje. Ao todo, são 156 filmes, sendo 135 curtas-metragens, 11 médias-metragens e oito longas-metragens de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Ceará. Cada estado será representado por um realizador/produtor, que vai conversar com o público antes das sessões dos cinemas Apolo e São Luiz sobre a produção de sua região.

WEB - A Virada Multicultural do Recife agitará também a internet. Acompanhe o evento pelas redes sociais e confira a programação completa, bem com a cobertura de todas as ações em tempo real via twitter. Participe das promoções de ingressos para os espetáculos que ocorrerão nos teatros e divulgue às 48h em que o Recife é mais cultura na veia para todos os seus amigos. www.viradamulticultural.rec.br | Twitter - @virada_recife #viradamulticultural

Programação, Shows e Cortejo Cultural

Matérias Relacionadas
- Mulheres retomam Curso de Bijuterias nesta semana
- João da Costa abre oficialmente o I Fórum de EJA do Recife
- Prefeitura troca mais nove placas de concreto na Avenida Norte
- Prefeito faz abertura oficial do I Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Recife
- Prefeito prestigia solenidade no Banco Central
- Parceria combate acidentes de moto
- Copa do Mundo 2014 é tema de seminário
- João da Costa homenageia o Dia da Secretária
- Prefeito João da Costa participa do encerramento da 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- João da Costa acompanha governador Eduardo Campos na assinatura da Ordem de Serviço do TRO Ramal Cidade da Copa
- Prefeitura promove recapeamento nas ruas Francisco da Cunha, Severiano Lins e Nelson Hungria
- João da Costa reforça parceria da Prefeitura do Recife na Política Estadual de Prevenção aos acidentes de Moto
- Prefeito anuncia vencedores do Concurso de projetos para a implantação do Parque Público da Tamarineira
- João da Costa prestigia assinatura de protocolo de intenções para a implantação de novo empreendimentos em Pernambuco
- Prefeitura do Recife promove passeio ciclístico em defesa de rios e praias
- CTTU começa a multar quem usar vagas especiais de estacionamentos nos shopping centers sem credencial
- CTTU monitora trânsito para Circuito de Corrida
- Casa Amarela recebe 3º encontro de preparação para Esporte do Mangue
- João da Costa comemora Dia da Secretária com servidoras municipais
- Prefeitura lança a Carta da Terra em Cordel


Enviar    Imprimir