Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

13º FESTIVAL DE VÍDEO DE PERNAMBUCO ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS
18:43 Quinta-feira, 3 de Novembro de 2011

Interessados devem se inscrever até o dia 14 de novembro

Além de difundir a produção audiovisual, o 13º Festival de Vídeo de Pernambuco, também proporciona oportunidades de iniciação e capacitação na área. Este ano, o festival oferece três oficinas gratuitas: “Direção de Arte”, com Sílvia Macedo, “Laboratório de Roteiro”, com Torquato Joel e “Realizando em 1 minuto”, com Alice Gouveia. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever até o dia 14 deste mês. As aulas serão realizadas entre os dias 05 e 09 de dezembro, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby.

O Festival de Vídeo de Pernambuco é realizado em parceria pelas secretarias de Cultura do Estado e do Recife, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

Para se candidatar a uma das vagas disponíveis, é necessário escrever um e-mail para cinemafundarpe@gmail.com com nome completo e currículo resumido (até 30 linhas). Os interessados nas oficinas de Direção de Arte e Realizando em 1 minuto também devem enviar carta de intenção com no máximo 10 linhas. Já os interessados em participar do Laboratório de Roteiro precisam enviar proposta de roteiro ou argumento para curta-metragem com até 40 linhas. O resultado da seleção será divulgado até o dia 25 de novembro. Os selecionados receberão certificados conclusão das oficinas, contanto que cumpram com a freqüência mínima de 75% das horas/aula.

SERVIÇO

Inscrições para Oficinas do 13º Festival de Vídeo de Pernambuco

De 03 a 14 de novembro.

Inscrições pelo e-mail: cinemafundarpe@gmail.com

Informações: 3184-3073 / 3184-3158



OFICINAS

Laboratório de Roteiro

Coordenador:Torquato Joel

Público-alvo: Estudantes, cineastas (a partir de 18 anos)

Nº de Alunos: 15

Objetivo: A idéia do laboratório é facilitar o desenvolvimento de roteiros de curta-metragem de realizadores, principalmente iniciantes. Com a coordenação de Torquato Joel, todos colaboram com sugestões e opiniões para o desenvolvimento do roteiro de cada participante. Haverá ainda a explanação e análise de filmes sobre as mais variadas possibilidades narrativas como a linearidade, desconstrução, fragmentação e sensorialidade, exemplificando com obras expressivas de cada vertente.

Período: 05 a 09 de dezembro

Horário: 9h às 18h

Torquato Joel é curtametragista, roteirista, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estudo cinema na Association Varan de Paris (França) e no Atelier de Cinema Direto da UFPB. Tem alguns de seus filmes premiados em festivais, em destaque: Passadouro, Transubstancial, À Margem da Luz e O Verme na Alma. Coordena o Jabre - laboratório de roteiros de curtas-metragens da UFPB. Foi editor do fanzine de cinema A Tela Demoníaca. Atualmente é diretor de produção da Coordenação de Extensão Cultural da UFPB e coordenador do Projeto ViAção Paraíba - projeto de difusão e formação em curta-metragem no interior do estado.

Oficina de Direção de Arte

Ministrante: Sílvia Macedo

Público-alvo: Estudantes, cineastas (a partir de 18 anos) - maiores de 18

Nº de Alunos: 20

Objetivo: Propiciar aos alunos o contato com o universo da Direção de Arte de um filme, iniciando pela análise técnica do roteiro até a concepção do projeto de arte.

Período: 05 a 09 de dezembro

Horário: 9h às 12h

Silvia Cordeiro de Macedo é professora da Universidade Federal de Pernambuco no curso de Cinema e radio e TV, onde também desenvolve pesquisa sobre a direção de arte no cinema brasileiro. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Entre 1998 e 2003 exerceu várias atividades como como arquiteta - atuando, entre outros, na Diretoria de Projetos Urbanos (DPU) da Empresa Urbana do Recife - URB e posteriormente na CTTU. Em 2004 iniciou seus trabalhos com produção de arte, no Longa Cinema , Aspirina e Urubus, de Marcelo Gomes. Fez Direção de Arte para vários curtas e peças de teatro e em 2007 foi trabalhar no Espaço Cenográfico de J.C. Serroni onde concluiu o curso de especialização em Cenografia e Arquitetura Cenográfica. Foi durante dois anos professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco - FAUPE, ministrando as disciplinas de Teoria da Arquitetura I e II e Expressão Plástica I e II.

Oficina Realizando em 1 minuto

Ministrante: Alice Gouveia – Monitores: Leonardo Leite e Silas Alexandre

Público- alvo:população em geral a partir de 16 anos.

Nº de Alunos: 20

Objetivo: A oficina visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizando projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da oficina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.

Carga Horária: 30 horas

Período: 05 a 09 de dezembro

Horário: 9h às 18h

Alice Gouveia é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica tendo concluído o curso na New York Film Academy em Nova York no ano de 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano. Na área de finalização foi finalista do concurso promovido pelo sistema de edição Media 100 ficando entre os 10 melhores projetos da América Latina no ano de 1997. Trabalha com animação desde 1993, tendo habilidades avançadas nos programas da Adobe (Photoshop, Ilustrator e After Effects), assim como em diversas plataformas de edição não-linear. Também trabalha com animação em Stop Motione coordena e dirige projetos de animação em 3D. Em seu currículo constam inúmeros comerciais para clientes como o Grupo Bompreço, Grupo Pão de Açúcar, GM regional, Governo do Estado de Pernambuco, Asa Indústria e Comércio, CHESF, Prefeitura do Recife, entre outros. No ano de 2005 foi jurada do Prêmio Profissionais do Ano promovido pela TV Globo. Em 2007 integrou o júri da seleção de curtas do Cine PE.

Na área cultural destacam-se diversos trabalhos de direção e finalização conforme descrito abaixo. Em 2005 dirigiu seu primeiro filme de ficção, “A Menina e o Rio”, com 58 minutos. Em 2008 finalizou o curta-metragem “Cinco e Meia”.No mesmo ano exibiu a série que realizou em 2007, “Vamos Comer Pernambuco”, uma série documental composta por 6 programas de 30 minutos exibida na TV Brasil. Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.

Matérias Relacionadas
- Conferência Municipal de Política Cultural tem nova data
- Dia do Frevo de Bloco foi celebrado com festa no Pátio de São Pedro
- Teatro Luiz Mendonça abriga concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
- Cinema Apolo exibe o documentário brasileiro “Rock Brasília - A Era de Ouro”
- Argentinos encerram Festival de Dança
- Murillo La Greca realiza oficina Ambientes Sonoros Imersivos
- Prefeitura do Recife e Coral Edgard Moraes celebram Dia do Frevo de Bloco
- Pátio de São Pedro recebe Circuito de Choro e festival de rock Vitrine
- Pernambuco e Espanha foram estrelas da oitava noite do Festival de Dança
- 1º Seminário do Cangaço lota auditório da Livraria Cultura
- CFAV oferece oficina “Caderno de Notas Práticas nº 4”
- Mais uma edição do Pegue & Leve nesta quarta-feira
- Bailarinos franceses são destaque do Festival Internacional de Dança do Recife
- Oficinas do Festival Internacional de Dança continuam nesta semana
- Emoção marca show de Antônio Nóbrega no Festival de Dança
- 16º Festival Internacional de Dança do Recife inicia programação nos teatros
- Sítio Trindade tem programação infantil neste domingo (23)
- Biblioteca de Afogados oferece aulas de reforço e atividades de lazer
- Intervenção urbana movimenta centro da cidade no primeiro dia do Festival de Dança
- Festival Internacional de Dança também terá oficinas descentralizadas


Enviar    Imprimir