Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CÍRCULOS POPULARES COMEMORAM 10 ANOS COM TEATRO E MÚSICA NO CENTRO DO RECIFE
16:53 Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011

Serão dois festivais que irão reunir as turmas do programa que trabalham as duas linguagens artísticas

A Prefeitura do Recife promove nesta sexta-feira (02) e no sábado (03), os Festivais de Teatro e Música dos Círculos Populares de Esporte e Lazer. Os eventos são uma oportunidade para os participantes do programa da PCR mostrarem os conteúdos trabalhados nas oficinas durante o ano inteiro. Ao todo, 16 grupos irão se apresentar, com 162 artistas envolvidos, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Na sexta (02), a partir das 14h, o 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares começa nas ruas do centro. A concentração acontece na Praça Maciel Pinheiro, de onde parte um cortejo que irá parar várias vezes no percurso para espetáculos de rua. Se apresentam os grupos Himboé, Teatrart, Teatralizado, Coqueiral, Turma do Cica, todos formados por turmas dos círculos, e ainda os grupos convidados TEAMU (Grupo de Teatro da Mustardinha), Grupo de Teatro Atual (GTA) e Consultório de Rua.

O fim do percurso dos espetáculos de rua é no Pátio do Livramento, onde às 18h tem início o 1º Festival de Música dos Círculos Populares. Cerca de 50 participantes das oficinas de música sobem ao palco para apresentações de coco, maracatu, samba reggae, coco de roda, MPB e ritmos afro.

A programação do Festival de Teatro continua no sábado (03), às 17h, com apresentações no Teatro Apolo. Participam 78 atores nos grupos Oficina de Criação, Turma do Cica, Vovó Nair, Coqueiral II, Teatrart e Teatralizado. O tema central do festival são os 10 anos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL) e os grupos prepararam peças que tratam das mudanças que o programa da PCR fez em suas vidas e na cidade do Recife.

Os festivais de Teatro e Música é uma realização da Prefeitura do Recife, com recursos do convênio da PCR com os ministérios do Esporte e da Justiça, através do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Descentralizadas – Na semana que antecedeu o Festival de Teatro, a Prefeitura do Recife promoveu mostras de teatro em todas as regiões da cidade, dentro da programação do evento. A diferença é que os “atores” foram grupos do CPEL que nunca haviam trabalhado a linguagem do teatro. O desafio foi bem recebido pelos participantes que montaram peças e se apresentaram em diversos locais da cidade, entre eles, a Casa da Cultura e o Nascedouro de Peixinhos.

Preparação – No dia 18 de novembro, aconteceu o Seminário de Preparação para o 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares. O auditório do Clube Náutico Capibaribe recebeu educadores do programa, representantes de entidades e ainda participantes dos Círculos que debateram e fizeram sugestões para o Festival.

O seminário foi aberto ao público e contou com as presenças de Sebastião Costa, presidente da Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE), José Isaltino Caetano, Presidente da Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe), Ivonete Melo, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED) e ainda representantes do TEAMU e Cia, uma das principais companhias de teatro de rua de Pernambuco.

Para conferir a programação, clique aqui.

Matérias Relacionadas
- Prefeito anuncia homenageados do Carnaval 2012
- Sanfoneiros levantam a poeira para Gonzagão no Pátio de São Pedro
- Prefeitura do Recife abre inscrições para concursos carnavalescos de 2012
- Casa do Carnaval promove a 2ª edição do Encontro de Estudantes Pesquisadores
- Filme “Meu País” entra em cartaz no cinema Apolo
- Banda Sinfônica apresenta grandes nomes da música erudita e popular
- Prefeitura do Recife apóia lançamento de livro sobre Jorge Marcgrave
- Festival de Teatro encerra com Labirinto
- Afoxés, coco de roda e reggae encerram o Mês da Consciência Negra
- Lançamento de livro sobre o grupo de teatro Vivencial leva grande público ao Apolo-Hermilo
- Casa do Carnaval registra história do Afoxé Oyá Alaxé
- XIV Festival Recife de Teatro Nacional movimenta a cidade até o domingo (27)
- Memorial Chico Science inaugura exposição Filosofia Musical nesta sexta (25)
- Cantor Walter de Afogados lança seu primeiro DVD no Pátio de São Pedro
- Peça “Por que a criança cozinha na polenta” surpreende público do Festival de Teatro
- Sítio Trindade apresenta “O Circo Rataplan”
- Sábado Danado de Bom volta ao Mercado da Madalena
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2012
- Roteiro dos Espetáculos
- XIV Festival Recife de Teatro Nacional segue com rica programação


Enviar    Imprimir