Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CENTRO DO RECIFE PAROU PARA VER O PASTORIL PASSAR
00:00 Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011

Os cordões encarnado e azul do Cortejo de Pastoris atraíram o público ao Pátio de São Pedro, nesta terça-feira (20)

O Centro da cidade foi tomado pelas cores azul e vermelho e muita alegria na tarde desta terça-feira (20), durante o Cortejo de Pastoris realizado pela Prefeitura do Recife, dentro da programação do Ciclo Natalino. As pastorinhas de 23 grupos diferentes movimentaram as ruas e chamaram a atenção dos comerciantes e de quem passava.

“Essa é uma ação que a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura vêm desenvolvendo em busca da preservação dos antigos grupos de pastoris e para incentivar a criação de outros novos, como podemos ver aqui. Queremos que essa manifestação seja sempre uma das personagens principais dos festejos natalinos”, afirma Marcelo Varella, coordenador do cortejo.

Yasmin Santiago, do Pastoril Estrela do Mar, tem apenas 15 anos e dedicou dez deles à tradição do Pastoril. “Eu comecei aos cinco anos, incentivada pela minha avó, e nunca parei. Adoro isso tudo, acho lindo e não pretendo parar tão cedo. Essa é a época do nascimento do Cristo e nossa homenagem a ele é feita assim, com nossa tradição”, explica a pastorinha.

Acompanhadas por bandinhas natalinas, as garotas de todas as idades fizeram um percurso, que partiu da Igreja da Boa Vista e terminou no Pátio de São Pedro, sempre cantando e dançando. A movimentação envolveu diversas pessoas que acompanharam o cortejo até o fim. “Eu já estava indo pra casa, mas resolvi seguir a animação pra ver um pouco mais lá no Pátio. Acho o Pastoril uma coisa linda demais”, conta a aposentada, Maria do Carmo. Depois da chegada ao Pátio de São Pedro, os grupos apresentaram-se para o público que já os aguardava.

Pastoris e bandas participantes: Pastoril Sol Nascente, Pastoril Estrela Brilhante, Pastoril UR3 Ibura, Pastoril Estrela Guia do Cabo, Pastoril Estrela Guia do Recife, Pastoril Aurora da Redenção, Pastoril Angel de Brasília Teimosa, Pastoril Estrela do Recife, Pastoril Tia Mariza de Sto Amaro, Pastoril Sertanence, Pastoril Campinas Alegres, Pastoril Menino Jesus do Jordão, Pastoril Giselly Andrade, Pastoril Lindas Ciganas, Pastoril Estrela do Mar, Pastoril Jardim da Alegria, Pastoril da Tia Nininha, Pastoril Estrela Dalva de Sto Amaro, Pastoril Rosa Mística dos Torrões, Pastoril Menino Jesus da Vovó Bidia, Pastoril Menino Deus, Pastoril Alegria do Natal, Pastoril Estrela de Belém, Orquestra Vereda Tropical, Bandinha Natalina Veneno, Bandinha Natalina Som Brasil, Bandinha Natalina Vereda Tropical, Bandinha Natalina do Maestro Mendes.

Matérias Relacionadas
- Evento cultural na comunidade do Pilar marca encerramento das oficinas de inserção social
- Galeria Janete Costa abre exposição sobre a obra de Oscar Niemeyer nesta quarta-feira
- Recife celebra o Natal com o Baile do Menino Deus
- Teatro Luiz Mendonça recebe aula-espetáculo de Ariano Suassuna
- Banda Sinfônica faz último concerto do ano nesta quarta-feira (21)
- Cortejo Natalino de Pastoris enche as ruas do Recife de cor
- 5ª Conferência Municipal de Política Cultural do Recife tem última plenária
- Natalioca passeia pelo Circuito Recife Iluminado
- Coletiva de Imprensa: Réveillon do Recife 2011/2012
- Parque Dona Lindu recebe espetáculo “O Quebra-Nozes”
- Show de forrozeiros celebra aniversário do Rei do Baião
- Começam inscrições para o Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife 2012
- Museu Murillo La Greca abre inscrições para o projeto Amplificadores de Artes Visuais
- Abertas inscrições para eleições de Conselheiros Municipais
- 13º Festival de Vídeo de Pernambuco anuncia vencedores
- IV Semana Luiz Gonzaga comemora centenário do Rei do Baião
- Natalioca percorre centro histórico iluminado
- Ciclo Natalino do Recife 2011 homenageia Nando Cordel
- Prefeitura divulga atrações do Ciclo Natalino do Recife
- Cine Apolo exibe O Preço do Amanhã


Enviar    Imprimir