Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA DIVULGA O QUE ABRE E FECHA NO CARNAVAL
12:28 Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012

Feriado e sinônimo de diversão para a maioria da população, mas o Carnaval 2012 será de muito trabalho para boa parte dos servidores da Prefeitura do Recife. Com diversos serviços reforçados para trânsito, limpeza, saúde entre outros, a PCR pretende garantir o sucesso da festa multicultural não só com uma programação artística extensa como também com uma estrutura de suporte grandiosa. Ainda assim, alguns prédios e serviços municipais sofrerão alteração no funcionamento do Sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas.

Veja abaixo as repartições municipais que abrem e fecham no Carnaval Multicultural 2012:

Sede Administrativa
– O expediente no Palácio Antônio Farias, sede da Prefeitura, segue até as 17h da sexta-feira (17). Durante o período de Carnaval, o edifício-sede não funcionará e reabre na quinta-feira (23).

Estacionamento da PCR - O folião que for aproveitar as prévias e a programação do Carnaval Multicultural no Bairro do Recife contará com mais uma opção de estacionamento. E o melhor: sendo solidário. Com base na experiência do ano passado, a Prefeitura do Recife vai oferecer suas cerca de 500 vagas de estacionamento do edifício sede para o público durante a folia de Momo. Até a Quarta-feira de Cinzas (22), os motoristas poderão utilizar as vagas ao preço de R$ 10. Todo o valor arrecadado será revertido para as instituições assistidas pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).

Na semana pré-carnavalesca o estacionamento funcionará das 18h às 6h. Durante o carnaval o espaço ficará aberto das 12h às 6h.

Central do Carnaval - Espaço de grande utilidade pública para turistas e recifenses, a Central do Carnaval vai funcionar entre os dias 10 e 21 de fevereiro, no coração da folia - Armazém 12, no Marco Zero, bairro do Recife. Na semana pré-carnavalesca (de 10 a 16/02), a estrutura funciona das 16h às 22h, e durante o Carnaval, das 16h à meia-noite. Toda a área será ambientada em sintonia com a decoração dos polos multiculturais, cujo projeto cenográfico é assinado pela Carlos Augusto Lira Arquitetos, realçando detalhes da vida e obra dos homenageados do Carnaval, Alceu Valença e José Cláudio.
A Central tem por objetivo garantir diversos serviços de interesse comum, geração de renda para diversos profissionais e ofertar a turistas recortes da cultura pernambucana, estimulando, assim o retorno deste público para nossa cidade. Neste ano, equipamento oferecerá 16 serviços de utilidade pública:
• Informações Turísticas: Local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, além da programação do Carnaval 2012;
• Achados e Perdidos: Espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o Carnaval;
• “Cuide-se”, não brinque sem camisinha: Estande reservado para a campanha de alerta sobre DST/AIDS;
• Prodarte: Local onde artesãos cadastrados na Associação Brasileira de Prestadores de Serviços Artísticos (Prodarte) ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comercializam fantasias e adereços;
• Espaço de lazer Infantil: Espaço dedicado às crianças, com brinquedos infantis;
• Fraldário: Com artigos de higiene e fraldas para bebês;
• Loja da Grife do Carnaval: No local, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do Carnaval Multicultural do Recife, estampada em variadas peças;
• Venda de CD’s e DVD’s: É um estande de comercialização de discos da cena musical pernambucana;
• Foto na Hora: É um espaço em que foliões e turistas levam um registro da sua passagem no nosso carnaval;
• Estande de Beleza: Espaço para produções de maquiagens, penteados afros e tatuagens;
• Customização: Espaço para a produção de fantasias e adereços;
• Arena Gastronômica: Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), será oferecido um espaço de comedorias na Central;
• Atendimento às mulheres: A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina;
• Orientação jurídica: Durante o período do Carnaval, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã oferecerá o serviço de orientação jurídica para vítimas de casos de violações em direitos humanos, preenchimento e emissão do Boletim de Ocorrência através do sistema da Delegacia pela Internet destinado aos casos de roubo, furto e extravio de documentos e bens que não excedam o valor de 40 salários mínimos;

• Coleta Seletiva: Uma equipe atuará em uma das salas da Central do Carnaval, no Marco Zero. Lá, os agentes ambientais disponibilizarão panfletos, cartilhas e orientações para ensinar a separação correta dos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro).

• Atendimento à imprensa: Este serviço terá acesso restrito aos profissionais que trabalharão na cobertura do evento. Serão disponibilizadas sala com computadores e áreas para produção de reportagens para TV, rádio e internet.
Saúde - Em virtude dos festejos carnavalescos, os polos da Academia da Cidade, ambulatórios e postos de Saúde da Família da Prefeitura do Recife funcionarão somente até a sexta-feira (17). Nesses locais, as atividades serão retomadas normalmente na quinta-feira (23).

Já as unidades que prestam assistência em regime 24h funcionarão normalmente. São elas: as emergências das policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela); as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Bandeira Filho (Afogados); e o Hospital de Pediatria Helena Moura (Tamarineira), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

A Secretaria de Saúde do Recife destaca ainda que, do dia 17 ao dia 23, sempre das 19h às 7h, um posto avançado de saúde estará montado nas proximidades do Marco Zero, na Avenida Alfredo Lisboa, em frente ao Armazém 10, Bairro do Recife. Exclusivamente no sábado do Galo da Madrugada (18), a Secretaria disponibilizará mais cinco unidades do tipo, assim distribuídas: na Praça Sérgio Loreto; no Pátio do Carmo (em frente à Basílica); na Rua 1º de Março, 70 (nas instalações da Policlínica Centro); no cruzamento das ruas Matias de Albuquerque e do Sol; e na Avenida Dantas Barreto, 1186 (em frente ao Edifício San Rafael). Elas funcionarão das 7h às 19h.

Trânsito – Um efetivo com média diária de 150 agentes de trânsito do órgão estará presente nos principais polos de animação com um esquema especial de monitoramento, bloqueios e interdições. As mudanças no tráfego já foram iniciadas desde o dia 03 de fevereiro, com o fechamento de trechos da Avenida Dantas Barreto e do Cais da Alfândega para a montagem das estruturas de palcos, camarotes e arquibancadas. Já a alegoria gigante do Galo da Madrugada será montada na Ponte Duarte Coelho na noite desta quarta (15). Na sexta-feira de Carnaval (17), 90% das vias do Bairro do Recife Antigo amanhecerão interditadas, a exemplo da Avenida Rio Branco e das ruas do Observatório, da Moeda, Vigário Tenório e Tomazina.

Limpeza – A Prefeitura do Recife montará um grande esquema para deixar os corredores da folia sempre limpos. O trabalho, que já começa durante as prévias, contará com uma equipe com mais de 1 mil funcionários para a execução e fiscalização dos serviços de coleta, varrição, pintura de meio-fio, entre outros. No restante da cidade, ao longo dos dias de folia, a coleta será normal e a varrição acontecerá em grandes corredores como as avenidas Agamenon Magalhães Conde da Boa Vista e Norte. Na praia, 54 garis reforçarão a limpeza.

Escolas e creches – Como já estava previsto no calendário letivo de 2012, durante os dias de Carnaval não haverá aula nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. As atividades serão retomadas na quinta-feira (23).

Centro Clarice Lispector – O Centro de Referência Clarice Lispector, administrado pela Secretaria Especial da Mulher esituado na Rua Bernardo Guimarães, 470, Boa Vista, estará de plantão permanente, 24h, durante os dias de folia para prestar assistência psicossocial, jurídica e de acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica e sexista. Informações pelos telefones 3355-3008 e 3355-3009. As queixas poderão ser feitas também pelo Disk Orientação 0800-281-0107 ou pelo Disk Nacional 180.

Mercados e Feiras – Durante os dias do Carnaval Multicultural 2012, os mercados públicos municipais e as feiras livres sofrem alterações de funcionamento. Do sábado (18) até a terça-feira (21), o Comércio Popular Calçadão dos Mascates não funcionará. Já o Shopping Santa Rita, o Mercado das Flores e o Mercado das Frutas, não funcionarão no sábado (18), nem na terça-feira (21). Nos demais dias de Carnaval, o Shopping Santa Rita funcionará normalmente.
Durante a festa de Momo, o Mercado da Boa Vista funcionará normalmente, enquanto as atividades do Pátio da Feira de Casa Amarela serão interrompidas desde a sexta-feira (17). O funcionamento das demais feiras livres será normal.

Confira os horários de funcionamento dos Mercados Públicos Municipais:
18/02 – Funcionamento normal;
19/02 – Funcionamento das 6h às 13h.
20/02 - Funcionamento normal, exceto os mercados de São José, de Casa Amarela (antigo) e Casa Amarela – Anexo I e II, que funcionarão até as 13h;
21/02 - Funcionamento das 6h às 13h, exceto o Mercado da COBAL, que não funcionará;
22/02 - Funcionamento normal.

Postos de Informações Turísticas – Os Postos de Informações Turísticas da Prefeitura do Recife terão horários diferenciados para atender os foliões que estiverem na cidade durante o período de Momo. Os espaços, localizados em pontos estratégicos da Cidade, terão decoração carnavalesca e estarão munidos de informação para turistas e moradores, com distribuição da programação, mapas, folders e programação cultural da Cidade.

O Posto do Arsenal da Marina terá o atendimento estendido em duas horas, passando a fechar às 22h30. Já o Pátio de São Pedro fechará durante os dias de folia à meia-noite. O posto de informação do Mercado de São José vai fechar mais cedo, em decorrência do fechamento do estabelecimento no período carnavalesco. O Box da Pracinha de Boa Viagem vai fechar às 22h30 e o do Parque Dona Lindu às 22h30. No Aeroporto e no TIP, os espaços não sofrerão alterações no horário, funcionando diariamente das 7h às 23h (Aeroporto) e 7h às 19h (TIP).

Todos os boxes serão decorados para o Carnaval seguindo a mesma temática da decoração da Cidade, inspirada na obra dos dois homenageados deste ano: o cantor Alceu Valença e o artista plástico José Cláudio.

Matérias Relacionadas
- 1ª Consocial termina nesta quarta-feira (15)
- Bloco Nem Com Uma Flor invade as ruas do Recife Antigo pregando o fim da violência contra a mulher
- PCR realiza capacitação para o Programa Olhar Recife
- Arlindo dos Oito Baixos se apresenta para estudantes de creche municipal
- João da Costa inaugura 2ª Etapa do Habitacional Palha de Arroz
- Dircon vai sinalizar marquises com risco no trajeto do Galo
- Codecir retorna ao edifício Olinda e reforça desocupação imediata dos moradores
- Batuque pelo fim da violência contra a mulher é encerrado na RPA-2
- João da Costa confere mostra com homenageados do carnaval
- Expresso da Folia realiza viagem inaugural nesta terça
- Prefeito vai conferir Baile Municipal da Pessoa Idosa
- A Prefeitura do Recife divulga novas datas para entrega de credenciais para imprensa
- Tocada da Bandinha anima carnaval nas Escolas do Recife
- Arlindo dos 8 baixos faz apresentação em Creche do Recife
- Órgãos da Prefeitura realizam vistoria conjunta com o DNIT
- Codecir orienta desocupaçã​o imediata de edifício em Santo Amaro
- João da Costa entrega Habite-se ao Sinduscon/PE
- Exposição conta história de Alceu Valença e José Cláudio
- João da Costa se reúne com empresários da construção civil
- Programação do Carnaval do Recife estará disponível em braile


Enviar    Imprimir