Atalhos de navegação:

    Cultura     Ministra da Cultura revela que Frevo já concorre a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MINISTRA DA CULTURA REVELA QUE FREVO JÁ CONCORRE A PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE
00:00 Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012

Fernando da Hora
Ministra da Cultura Ana de Hollanda
Ministra da Cultura Ana de Hollanda

Durante visita ao Carnaval do Recife, Ana de Hollanda fez anúncio que a Unesco vai julgar em novembro a proposta brasileira para tornar o frevo Patrimônio da Cultura
 
Por José Gomes Neto
 
A ministra da Cultura Ana de Hollanda antecipou para a imprensa na noite desta segunda-feira (20), no Marco Zero, que o frevo, ritmo pernambucano, deverá se consagrar como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A notícia foi corroborada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, que contou que a eleição será realizada em novembro próximo, em Barbados, na América Central, pelo Comitê do Patrimônio Imaterial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
 
O prefeito João da Costa comemorou a informação divulgada pela ministra. “Foi muito bom numa noite como esta, com vários blocos líricos se apresentando, saber desta notícia. Há 12 anos, venho participando do renascimento do frevo. Este anúncio de hoje só vem coroar o Carnaval que se vê nas ruas do Recife. É a comprovação de que o trabalho da Prefeitura do Recife está no rumo certo para a valorização de nossa maior identidade cultural”, destacou o prefeito.

A notícia foi dada, em coletiva à imprensa, após Ana de Hollanda conferir atrações no Polo Multicultural, no Marco Zero. A ministra passou muita convicção de que o pleito do Ministério será atendido. “Este ano, o frevo será julgado e, com certeza, será aprovado como patrimônio imaterial cultural pela Unesco”, assegurou a ministra.

Já o presidente do Iphan comentou ainda que, após a concretização do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2007, por ocasião do centenário, agora chegou o momento de celebrar a sua expansão no plano mundial. “É Pernambuco falando para o mundo, literalmente”, brincou o presidente. A inclusão do frevo coloca o Estado na lista dos ritmos latino-americanos que ostentam o título, como o tango (Argentina) e o Mariachi (México).

Na opinião do secretário de Cultura do Recife, Renato L, a notícia traz um impacto bastante positivo para o município e a própria gestão. “Espero que esta confiança demonstrada pela ministra e pelo presidente do IPHAN se concretize, de fato. O frevo tem todos os méritos para figurar nesta lista. Nós tivemos o mesmo cuidado e atenção para trabalhar a inclusão do frevo como patrimônio do Brasil, e agora no mundo”, afirmou o secretário.

Matérias Relacionadas
- Ministra da Cultura vem conhecer Carnaval Multicultural do Recife
- Procon-Recife já autuou cinco estabelecimentos desde a sexta-feira (17)
- Heróis e heroínas-mirins animam a Praça do Arsenal
- Noite dos Tambores Silenciosos é o destaque do Pátio do Terço hoje
- Café da manhã dos compositores de frevo movimenta Mercado da Boa Vista
- Polos Descentralizados oferecem programação variada nesta segunda-feira (20)
- Polo de Todos os Ritmos recebe o tom refinado da música de Silvério Pessoa
- Polo Afro recebe encontro de blocos
- Dircon fiscaliza polos descentralizados
- Polo das Fantasias recebe programação infantil no Carnaval
- Concurso de agremiações leva cores e brilho ao Centro do Recife
- PCR realiza ampla cobertura do Carnaval e atendimento à Imprensa
- Mercado da Boa Vista recebe Foliões neste domingo de Carnaval
- João da Costa prestigia o bloco Timbu Coroado
- Prefeitura do Recife Recolhe 150 toneladas de Lixo após desfile do Galo
- Ritmos variados tomam conta do Pátio de São Pedro
- Marco Zero cai na folia ao som do samba neste domingo
- Fundo de Quintal agita multidão na Bomba do Hemetério
- Bloco Cordas e Retalhos e Nildo Ribeiro encantam foliões na Bomba do Hemetério
- Casa Amarela tem noite de muito frevo e ciranda


Enviar    Imprimir