Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO VISITA OBRAS DOS ELEVADOS DA VIA MANGUE
15:36 Sexta-feira, 2 de Março de 2012

Projeto começa a sair do chão e torna-se mais visível à população

O prefeito do Recife, João da Costa, visitou nesta sexta-feira (03), as obras do complexo de quatro elevados da Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem.  Desde o início da semana acontece o processo de içamento das vigas pré-moldadas do viaduto nº 4, situado na marginal leste no canal de Setúbal, que passará sobre a via Mangue. A grandiosidade da construção está atraindo a curiosidade dos moradores e da população que passa pelo bairro. A intervenção neste trecho teve início em maio de 2011 e deve ser concluída em setembro de 2013.

No local, uma megaestrutura foi montada para o empreendimento que caminha de forma acelerada com o apoio de tecnologia de ponta, utilizando máquinas italianas e profissionais especializados para o procedimento. O prefeito João da Costa disse no canteiro de obras que o projeto da Via Mangue está em um momento importante que começa de forma mais acelerada com a construção dos viadutos a partir da instalação das vigas, ganhando velocidade para que a Prefeitura do Recife possa cumprir o prazo estabelecido de entrega que é entre setembro e dezembro de 2013. “Este é um projeto de muitas mudanças, é inegável o recifense não perceber a transformação na cidade, que está crescendo e avançando”, destacou.

João da costa lembrou ainda que as comunidades que viviam nos locais por onde a Via Mangue vai passar  estão todas reassentadas e vivendo nos Conjuntos Habitacionais Via Mangue I, II e III. De acordo com a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes, a etapa mostra que o projeto da Via Mangue segue o cronograma estipulado. “Caminhamos dentro do prazo estabelecido das obras, esta é uma fase que já inicia a superestrutura”, destaca Mendes.

Para o içamento de cada viga está sendo necessário o trabalho de vinte técnicos especializados com o apoio de potentes máquinas, que são as treliças. Nesta primeira etapa, 28 vigas, cada uma, em média, com 39m50, pesando cerca de 100 toneladas, estão sendo transportadas para o local exato onde ficará o V4 do conjunto de elevados da obra. Para concluir o içamento de uma viga é necessário um dia de programação.

Fábrica de Vigas da Via Mangue: No local existe uma estrutura grandiosa com a fábrica de vigas, produzindo em ritmo acelerado todo o material para a construção dos viadutos que permitirão maior mobilidade ao tráfego da capital pernambucana. A confecção das peças no próprio canteiro torna ágil a instalação dos componentes arquitetônicos com a redução no deslocamento do material de infraestrutura que, geralmente, é produzido fora da cidade e levado para montagem na área de intervenção.
 
Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul. A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, através do PAC da Copa. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização e representa um investimento de R$ 433,2 milhões. Com a entrega dos viadutos, os motoristas que trafegam pela área poderão se locomover nos elevados, com velocidade média de 60km/h.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita moradores do Pantanal durante mudança para Habitacional Via Mangue
- João da Costa acompanha Ministro da Saúde em visita ao Hospital da Restauração
- Continuam abertas as inscrições para o Pernambuco em Dança 2012
- Crianças do Peti participam de oficina de vôlei de praia do Circuito Banco do Brasil
- Zona Sul recebe serviços de manutenção
- 5º Encontro do Esporte do Mangue começa a todo o vapor
- Procon-Recife divulga lista das dez empresas mais reclamadas em fevereiro
- Prefeito anuncia Corrida das Pontes para dia 25 de março
- Prefeito acompanha mudança de ex-palafitas para Habitacional Via Mangue
- Prefeito confere nova fase das obras da Via Mangue
- Prefeito João da Costa acompanha ministro Alexandre Padilha em visita ao Recife
- Palestra discute gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres
- Prefeito anuncia acordo com a Contax para potencializar geração de emprego
- João da Costa assina contrato com a Caixa para segunda fase do PAC II Beberibe
- Prefeito lança Corrida das Pontes nesta quinta-feira
- Prefeitura do Recife inicia atividades assinalando o Mês da Mulher
- João da Costa inaugura Academia da Cidade na comunidade da Vila Cardeal
- Prefeito e presidente da Contax assinam protocolo para contratação de novos profissionais para telemarketing
- Motoristas da PCR entregam 47ª cadeira de rodas
- Linha de crédito será disponibilizada para moradores de habitacionais


Enviar    Imprimir