Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

REVOLUÇÃO FRANCESA É LEMBRADA NAS ATIVIDADES DO DIA DA BANDEIRA

O Museu do Recife foi palco para o projeto Bandeira Sempre no Alto, na tarde desta sexta-feira (11). O Dia da Bandeira, realizado mensalmente no museu, contou com a participação de 17 alunos da Escola Municipal Serra da Prata, do Ibura e do programa Escola Aberta, com idades entre 8 e 16 anos. Além da habitual troca da bandeira da cidade, o evento marcou o início das comemorações aos 219 anos da Queda da Bastilha, na França. Na próxima segunda-feira (14), o Consulado da França celebra a data, símbolo da Revolução Francesa, com uma festa para convidados, nas dependências do museu.

De acordo com a diretora do Museu do Recife, Maria Betânia, a idéia foi a de trabalhar com os alunos conteúdos referentes à Revolução Francesa. “Os alunos participaram de atividades que mostraram a influência que os ideais da Revolução Francesa tiveram com a história do Recife, no século XIX”, explicou a diretora. Eles assistiram um filme que contava a importância da data e participaram de oficina lúdica, onde trabalharam os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. “Estou adorando. Quando eu for fazer prova sobre esse assunto na escola, já vou ter aprendido tudo”, afirmou o estudante José Júnior.

Orientados pelos animadores do museu, os alunos foram divididos em grupos, onde realizaram encenações e pinturas com as cores da bandeira francesa: azul, branco e vermelho. “Eu estou desenhando sobre a igualdade, um dos ideais da Revolução Francesa”, explicou Osiel de Jesus, que conversou com os amigos sobre a igualdade de raças. Após a oficina, todos foram convidados para participar da cerimônia cívica de troca e hasteamento da bandeira do Recife. Ao som do hino da Cidade, executado pela Banda da Secretaria de Educação do Recife e pelo Coral Novo Milênio, os alunos cantaram enquanto a nova bandeira era hasteada. “Adorei participar desse evento. Aprendi muito”, definiu a aluna Luciene dos Santos. A tarde de atividades foi encerrada com um lanche de confraternização para todos os participantes.
Matérias Relacionadas
- Museu da Cidade do Recife realiza troca de bandeiras
- Curso de histórias em quadrinhos movimenta Museu Murillo La Greca
- Museu Murillo La Greca abriga exposição coletiva Espelhos Meus
- Prefeitura promove seminário sobre arte popular no século XXI
- Murillo La Greca inicia curso de História em Quadrinhos
- La Greca abre inscrições para curso de História em Quadrinhos
- Seleção de projetos de curadoria encerra inscrições nesta quarta
- Museu da Cidade recebe 30 novos títulos
- Prefeitura prorroga prazo para seleção de projetos de curadoria
- Intervenções artísticas no Museu Murilo La Greca
- Museu realiza curso sobre iniciação em quadrinhos
- Murillo La Greca oferece oficina sobre artes reprodutíveis
- Oficina sobre artes reprodutíveis no contexto urbano
- Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife
- MAMAM no PÁTIO


Enviar    Imprimir