Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




PCR REALIZA FÓRUM DE DEBATE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


A Prefeitura do Recife promoveu na tarde desta sexta-feira (15), no auditório da Empresa de Urbanização do Recife - URB (Boa Vista), o Fórum de Debates sobre a Política Municipal da Pessoa com Deficiência. Durante o evento, realizado através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a pasta de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, foram apresentadas as conquistas obtidas pelas pessoas com deficiência durante as duas gestões do prefeito João Paulo.

A atividade teve início, às 14h, com a apresentação cultural do Grupo Arte Afro, com meninas da Casa de Passagem Menina Mulher. Logo em seguida, foi feita a mesa de debate, composta pela presidente da CPA/EMTU (Comissão Permanente de Acessibilidade/Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Fernanda Gouvêa, pela representante da EMTU, Claudia Brito, pela representante da gerência de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Suely Santos, e pelo titular da Gerência de Direitos Humanos, Antônio Muniz.

A presidente da CPA/EMTU, Fernanda Gouvêa, iniciou sua apresentação falando acerca do tema Acessibilidade nos Transportes Públicos, mostrando os serviços e campanhas educacionais já realizados pela EMTU e projetos em andamento. “A partir desses fóruns, podemos ouvir as reivindicações e saber o que a população está precisando, quais suas demandas e o que podemos realizar de imediato e a longo prazo”, afirmou Fernanda.

Logo após, a representante da Gerência de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Suely Santos, fez uma breve análise das ações realizadas pela gerência, como oficinas, seminários, fóruns e outras atividades. “Esse fórum é um momento de prestação de contas que nós, enquanto gestores, temos com a sociedade. Neste ano priorizamos a questão da discussão sobre a política pública municipal de inclusão, para que a população possa avaliar os avanços e as perspectivas”, disse Suely, que afirmou ainda: ”vivemos na diversidade. Ser diferente é respeitar o próximo, valorizando não a falta, porém, suas virtudes e competências”.

Em seguida, o titular da Gerência Municipal de Direitos Humanos, Antônio Muniz, apresentou o que a atual gestão já fez no que diz respeito às políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, aproveitando o momento para introduzir os direitos dessas pessoas em relação à acessibilidade urbana. “Apresentei aqui, alguns avanços conquistados nos últimos anos, porém ainda temos muito a fazer para construirmos uma cidade cada vez mais acessível”, disse Muniz.

A deficiente física, Arenilda Duque, de 40 anos, participou do fórum e falou sobre a importância da atividade. “Todo evento que trata das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência é proveitoso. Só conseguiremos nossos direitos com nossa classe unida, e quanto mais atividades para esclarecer esses direitos, mais será acrescentado à nossa luta”, concluiu.

Matérias Relacionadas
- Começa a 4ª edição da Olimpíada de Matemática
- Servidores participam de curso de sensibilização
- Fórum promove troca de experiências do Programa Fome Zero
- Nova turma do Curso de Sensibilização começa nesta segunda
- Fórum reúne coordenadores do Fome Zero na região Nordeste
- Comdica divulga regras para eleições de setembro
- Educação para Teatro leva espetáculo para creche no Pina
- III Fórum de Direitos Humanos realiza mais um debate
- Avanços das pessoas com deficiência são apresentadas em evento
- Fórum discute acessibilidade da pessoa idosa e com deficiência
- PCR realiza Encontro sobre Gestão da Informação e Segurança Cidadã
- Encontro debate informação e segurança cidadã
- Identidade Cidadã entrega documentos no Coqueiral
- Fórum debate política municipal de inclusão da pessoa com deficiência
- Direitos Humanos inicia nova turma de capacitação para voluntários
- Oficina capacita comunidade sobre o tema Pessoa com Deficiência
- Violência contra crianças e adolescentes é tema de debate
- Crianças visitam Instituto Ricardo Brennand
- Direitos das crianças e adolescentes em debate nesta quarta
- Prefeitura promove conscientização sobre deficiência


Enviar    Imprimir