Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FESTIVAL DE LITERATURA ENCERRA COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Depois de uma semana dedicada à Literatura e à Poesia, o VI Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, concluiu suas atividades com a Festa do Livro, que este ano começou às 10h, estendendo-se até às 22h e ampliou sua estrutura na Praça do Arsenal devido ao sucesso dos anos anteriores.

A Festa do Livro recebeu estandes da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), das Bibliotecas Municipais de Afogados e de Casa Amarela, do Programa Multicultural, todos estes representando a Secretaria de Cultura do Recife, além de editoras como Bagaço, Brascolor, Cepe, Edificantes, Livro Rápido Elógica, Espaço Pasárgada, Instituto Maximiniano Campos, Instituo C&A (parceiro do evento), Fábrica de Livro – Data voice/Xerox e Livraria Expressa, Novo Estilo, Patrimônio e Literatura e UFRN.

Dentro da estrutura da Festa, a Livraria Saraiva montou sua Tenda Infantil, no Espaço Kids, que recebeu crianças de todas as idades para participarem de atividades com arte-educadores. Os pequenos assistiram, também, às 16h30, ao espetáculo Decripolou Totepou, com Odília Nunes. A organização da Festa montou uma tenda de autógrafos para permitir o contato dos leitores com os autores. A idéia era colocar exemplares à venda, numa grande mesa em frente à tenda e, à medida em que os volumes eram vendidos, os leitores podiam sentar com os autores para uma sessão de autógrafos. Na parada para o lanche, já que havia muito o que se ver na gigantesca estrutura da Festa, o Café Literário era o lugar ideal para se descansar um pouco enquanto se lia um bom livro.

No Palco de Apresentações, além de recitais de poesia abertos ao público sob o som da Banda A Comuna e intervenções poéticas de Jomard Muniz de Brito, aconteceu a finalíssima da III Recitata, que teve suas primeiras eliminatórias na rua da Moeda. A Recitata foi um grande e aguardado momento da Festa, e contou com dois júris: um popular e um especializado. Este último foi formado por Luzilá Gonçalves Ferreira, Petra Ramalho e Carminha Bandeira. Os concorrentes puderam apresentar-se individualmente ou em dupla, num tempo cronometrado de 5 minutos para a categoria dupla e 3 minutos para os solos, lembrando que podia-se perder pontos caso o tempo não fosse respeitado.

O júri especializado, no resultado final da III Recitata, premiou a dupla Luciana C. Rabelo de Oliveira e Anaíra Valadares (primeiro lugar), Marcos Antônio Bezerra Cavalcanti (segundo lugar) e a dupla Mariane Bigio Nascimento e Susana Moaris de França, em terceiro. Já o júri popular escolheu em primeiro lugar as poetisas Luciana C. Rabelo de Oliveira e Anaíra Valadares, em segundo, o poeta Maviael Melo e, por fim, José Felipe Nazário Júnior, em terceiro.

Matérias Relacionadas
- Aberta a 2a Semana de Fotografia do Recife
- 3ª Recitata celebra a poesia no Recife Antigo
- Teatro do Parque recebe o público para comemorar seus 93 anos
- 7° SPA das Artes Recife 2008 realiza coletiva
- Estação Arte anima usuários do Metrô
- Crianças apresentam aprendizado em oficina
- Biblioteca de Afogados informatiza seu acervo
- Festa do Livro movimenta Festival Recifense de Literatura
- Atrações culturais animam Refinarias Multiculturais
- Bandas são destaques na programação do Pátio de São Pedro
- Blues do El Mocambo embala o projeto Estação Arte
- Teatro do Parque comemora 93 anos
- Auditório da Biblioteca de Afogados é reinaugurado
- Alunos surdos apresentam espetáculo na Fundaj
- 3ª Recitata tem início nesta quinta na rua da Moeda
- Teatro Barreto Júnior é entregue ao público recifense
- Banda Sinfônica realiza seu 5° Concerto Oficial no Parque
- Aberta mostra sobre Josué de Castro no Museu da Cidade
- Biblioteca Popular de Afogados reinaugura auditório
- Avesso do Passo inaugura novo Barreto Júnior


Enviar    Imprimir