Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESCOLA DE FREVO OFERECE CURSO DE FANTASIA

A Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges iniciou, nesta segunda-feira (08), um Curso de Fantasia, que seguirá até o dia 30 de setembro, sempre de segunda à quinta-feira, das 14h às 17h. Os artistas plásticos Henrique Lopes e Pedro Souza são os responsáveis por conduzir as aulas do curso, que terá uma carga horária total de 42 horas/aula.

Durante as oficinas, os alunos aprenderão a confeccionar fantasias e adereços, sempre relacionando as produções com a cultura popular; em especial, o carnaval. Elementos do frevo, maracatu, caboclinho e personagens típicos como o Mateus, a burrinha, estarão presentes na elaboração das roupas, estandartes, sombrinhas e demais adereços. Serão utilizados materiais reciclados, desde garrafas pet, caixas de papelão, até uma banheira de bebê; tudo cedido pela própria escola. O objetivo é estimular a criatividade na reutilização de materiais facilmente encontrados em casa, por um custo baixo. Dentro dessa mesma lógica, fantasias confeccionadas em oficinas do ano passado também serão reaproveitadas para a criação de outras novas.

De acordo com a diretora da Escola de Frevo, Bárbara Heliodora, desde o começo do ano a escola realiza mensalmente uma oficina diferente. A princípio, o público-alvo eram as mães das crianças alunas da escola, com o objetivo de gerar renda para essas famílias. Mas, devido à grande aceitação e procura, a escola resolveu abrir espaço para o público em geral, num total de 25 vagas. Um dos objetivos do curso é fazer com que esse material produzido pelos alunos também possa ser comercializado. Para Henrique Lopes, um dos responsáveis pelas oficinas, esse é um fator importante. “A gente viu que a fantasia é interessante de se vender. O objetivo é trazer algo que seja simples, fácil de fazer, bonito e que possa gerar renda”, disse Henrique.

Pedro Souza, que também conduz o curso, frisou que muitas pessoas desta turma já trabalhavam, informalmente, com a confecção de roupas para o carnaval. Uma das alunas do curso, Lucineide Marques, por exemplo, já trabalha com artes plásticas e disse ter entrado no curso pra descobrir mais coisas que não conhecia. Para ela, essas oficinas são uma terapia. Eu queria descobrir o segredo de trabalhar com esses detalhes, a magia de fazer essas coisas tão bonitas. Realmente, o trabalho deles chama a atenção”. Lucineide disse também que pretende abrir uma lojinha pra vender seu trabalho.

Dentro da programação da escola, até o final do ano ainda serão realizados os cursos de Biscuit com motivo de Frevo, Biscuit Avançado, além de Máscara e Adereço de Carnaval. O resultado de todos esses cursos fará parte de um espetáculo programado para o dia 07 de dezembro, no Teatro do Parque. Neste dia, além de apresentações de dança, será realizada uma exposição com todo o trabalho feito durante os cursos oferecidos pela Escola de Frevo durante o ano.

O Curso de Fantasia oferecido pela Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges é gratuito. Para se inscrever, é necessário ter idade acima de 16 anos e levar cópia de identidade à escola, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na rua Castro Alves, 440, bairro da Encruzilhada.

Matérias Relacionadas
- Grupo de coco lança CD na Terça Negra
- Semana de Fotografia encerra ciclo
- Começa o SPA da Artes 2008
- Projeto Intervalos é aberto com o grupo Treminhão
- Sítio Trindade tem espetáculo teatral neste domingo
- Programação eclética invade os cinemas municipais nesta semana
- Mamam estimula a intervenção artística urbana com oficinas
- Ateliês se integram à programação oficial do SPA
- Recife reúne duas mil pessoas para homenagear Josué de Castro
- Música e arte no fim de semana do Pátio de São Pedro
- Projeto Revisteca chega ao Recife
- Lançamento do Prêmio Marcantonio Vilaça no Mamam
- Pátio de São Pedro amplia espaço para a Cultura Afro
- Portal Música Recife é lançado pela FCCR
- Biblioteca de Casa Amarela exibe Dogville
- Abertas inscrições para atividades do SPA das Artes
- Semana de Fotografia oferece oficinas e leitura de portfólio
- Artistas ganham novo espaço na Internet
- Espetáculos e música animam os teatros municipais
- Exposição integra a II Semana de Fotografia


Enviar    Imprimir