Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO TEM INÍCIO COM TEATRO NA ESCOLA

A animação tomou conta do primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito no Recife. A Prefeitura do Recife iniciou, na tarde desta quinta-feira (18), as apresentações educativas que passarão por sete escolas até o dia 26 de setembro. A campanha faz parte do Programa de Educação de Trânsito para o Exercício da Cidadania, coordenado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O objetivo do projeto é despertar o interesse das crianças para um comportamento seguro nas vias da cidade, fazendo valer o tema da Semana “A Criança no Trânsito”.

A abertura foi na Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, com alunos da 1ª a 4ª série. Representantes da CTTU, artistas educadores e professores envolveram os pequenos durante a ação educativa. Todos receberam camisas com o emblema do programa de trânsito e já estavam empolgados antes do teatro começar, levantando placas de sinalização. Foi no som do frevo, cenário colorido e apresentação de mamulengos que a criançada prendeu a atenção para aprender as lições exatas e terem hábitos responsáveis no trânsito da cidade.

O pedestre foi o foco das cenas descontraídas dos artistas educadores, como também a maneira correta de utilizar a bicicleta nas ruas e os equipamentos necessários para a segurança do ciclista, motociclista e motorista. O principal intuito foi fazer com que as crianças redobrem a atenção ao atravessar a rua, utilizem a faixa de pedestres, usem o cinto de segurança e respeitem a sinalização.

A aula lúdica refletiu em Gilson de Oliveira, 14 anos, estudante da 3ª série do ensino fundamental, uma conduta solidária e segura. “Achei legal a apresentação, gostei muito. Aprendi que quando eu quiser atravessar a rua sem sinal, na faixa de pedestre, dou com a mão para o motorista parar, passo e peço obrigado”, disse o garoto. Já para Michael Teles, 11, também estudante da 3ª série, ficou uma mensagem importante. “Devemos atravessar direito nas ruas, olhando o sinal e sempre na faixa de pedestre. Não vou mais atravessar sozinho”, contou.

A ação educativa teve início na volta às aulas do segundo semestre letivo e já alcançou um total de 70 apresentações em 35 escolas. Após a Semana Nacional de Trânsito, a iniciativa chegará ao total de 84 apresentações. “Esse projeto é muito importante. Ajuda a desenvolver a educação no trânsito, evitar acidentes e proporciona mais segurança para as crianças”, destacou Edilene Florencio, vice-dirigente da escola General Emídio. Os artistas e representantes da CTTU irão visitar outras escolas até a semana da criança, em outubro.

Matérias Relacionadas
- PCR promove última oficina de sensibilização com permissionários do STCP
- Semana Nacional do Trânsito será voltada para as crianças
- CTTU monitora trânsito para jogo na Ilha do Retiro
- Desfiles Cívicos alteram o trânsito em bairros do Recife
- Parada da Diversidade altera trânsito na zona Sul
- CTTU monitora Campeonato Ciclístico
- Prefeito participa de implantação de consórcio
- CTTU monitora esquema de trânsito para 7 de Setembro
- Brasileirão: trânsito monitorado para jogo nos Aflitos
- Estrada do Arraial é interditada para desfile
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo na Ilha
- CTTU alerta para interdição de faixas na Agamenon Magalhães
- Prefeitura inicia instalação de passarela no Pina
- PCR realiza capacitação de transportes para professores da rede
- Professores da rede são capacitados sobre Transporte
- Guardas municipais iniciam curso de Formação de Trânsito
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo nos Aflitos
- Corrida Duque de Caxias terá trânsito monitorado
- Trânsito será monitorado para o jogo Santa Cruz x Campinense
- Corredor Leste-Oeste reduz tempo médio das viagens


Enviar    Imprimir