Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

OSR PROMOVE ESTRÉIA MUNDIAL DE CONCERTO ITALIANO

Numa noite histórica para a música erudita pernambucana, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) realizou, nesta terça-feira (07), no Teatro de Santa Isabel, a estréia mundial do Concerto para a Infância, composto pelo músico italiano Marco Biscarini, com texto de Federica Iacobelli e regência do maestro Osman Gioia. O concerto volta a ser apresentado, nesta quarta-feira (08), às 20h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e a renda será revertida para o Projeto de Inserção Social Através do Trabalho Gestão de Negócios Empreendedores: as Empresas Sociais, promovido pela Casa de Passagem e pela Cesvi.

A idéia da parceria com os músicos italianos surgiu há dois anos, quando o pianista Stefano Malferrari se apresentou em um concerto com a OSR. Ele ficou tão entusiasmado com a qualidade da orquestra e com a afinidade que criou com Osman Gioia que decidiu encomendar ao renomado compositor italiano Marco Biscarini que compusesse um concerto em homenagem ao maestro e à OSR, como explica o próprio Stefano. “Pela amizade e parceria com o diretor Osman e a Orquestra Sinfônica do Recife, decidimos voltar a tocar no Recife com uma composição feita especialmente para eles”, disse. Por essa razão, Recife foi escolhido para estrear o concerto, que seguirá para a Itália e outros países da Europa. A vinda dos músicos foi garantida graças a uma parceria da OSR com o Consulado Italiano, que não é recente, segundo o próprio maestro Osman Gioia. “Essa parceria com o consulado já tem bastante tempo. Todos os anos eles trazem artistas italianos para o Recife”, destacou.

Segundo o compositor Marco Biscarini, a inspiração para a composição do concerto foi o tema da exploração infantil que ainda é uma preocupação mundial. “Acho que o problema da infância não atinge somente o Brasil, mas envolve o mundo inteiro. Creio que seja esse um dos movimentos mais importantes da vida, por isso quis destacá-lo inserindo uma voz feminina que dialoga com o piano e que arremata esse grande quadro com um hino de adeus à infância”, afirmou. Essa atenção ao tema da criança também mereceu destaque da vice-cônsul da Itália no Recife, Enza Bosetti. “Acho um exemplo na luta pela defesa dos direitos da criança e do adolescente, sobretudo no combate ao turismo sexual”, disse.

Na primeira parte do espetáculo, a soprano lírica Ginevra Schiassi e o pianista Stefano Malferrari interpretaram árias de óperas de Giacomo Puccini, em homenagem aos 150 anos do nascimento do compositor que escreveu diversas óperas como La Fanciulla del West e La Bohème. Puccini morreu por conta de um de câncer na garganta em Bruxelas, em 29 de novembro de 1924, deixando inacabada sua última ópera, Turandot. Na segunda parte, a Orquestra interpretou a música de Biscarini. O músico italiano dividiu o concerto em três partes, de acordo com as fases da infância. O primeiro momento remete ao nascimento, à brincadeira e à alegria pela vida; já o segundo trata do perigo, da melancolia e da maturidade; e a última parte é fechada com um hino de adeus à infância. Através dos arranjos, da tonalidade e intensidade da execução, a OSR traduzia o tom dramático de cada uma dos momentos, criando através dos sons o cenário das diversas fases de uma criança.

Matérias Relacionadas
- Porto das letras lança coletânea de cordel
- Público participa do espetáculo “Walking Poems Recife”
- Arte e educação são temas de livro lançado no CFAV
- Orquestra Sinfônica faz primeira audição mundial
- Terça Negra abre festivais de Igexá e Batalha de MCs
- Barreto Júnior apresenta A menina do canto livre
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit
- 50 anos de sucessos e vitórias marcam a história da BSCR
- Banda Sinfônica do Recife comemora 50 anos com estréia em disco
- Festival de Ciranda do Recife é encerrado com festa no Pátio
- Programação do XIII Festival Internacional de Dança do Recife é divulgada
- Concurso de Agremiações Carnavalescas 2009 inscreve até sexta
- PCR anuncia 13º Festival Internacional de Dança em coletiva
- Workshop Hello!Earth conquista espaço fixo
- Pátio apresenta encerramento do II Festival de Ciranda do Recife
- Concurso de Agremiações Carnavalescas 2009 inscreve até sexta
- Prêmios Literários Cidade do Recife 2008 prorroga inscrições
- Oficina de Dramaturgias começa no Santa Isabel
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Encontro Internacional de Teatro começa hoje no Recife


Enviar    Imprimir