Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SECRETÁRIA ABRE SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, abriu, na manhã desta sexta-feira (05), no Instituto Ricardo Brennand (IRB), no bairro da Várzea, o seminário “Formação Continuada e Orientações Curriculares na Educação Infantil: concretudes e desafios na Rede Municipal de Ensino do Recife”. O evento vai prosseguir até às 17h, quando serão lançados os livros “Os Saberes e as Falas dos Bebês e suas Professoras” e “A Educação Infantil no Recife – relatos e práticas do processo de formação continuada dos educadores”.

Ainda no IRB, no mesmo horário, os professores e convidados que estão acompanhando o seminário vão poder apreciar a “2ª Mostra Itinerante Arte e Cultura – olhares infantis sobre a cidade”, composta de 500 desenhos, colagens e pinturas produzidas por cerca de 1.100 alunos, entre quatro e cinco anos, matriculados nas creches, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da rede recifense. A exposição ficará aberta ao público também neste sábado (06) e domingo (07), das 13h às 17h.

O seminário foi aberto de forma festiva por cerca de 30 alunos, entre quatro e cinco anos, do CMEI Paulo Rosas, situado na Cidade Universitária. Os estudantes cantaram diversas músicas infantis e um “parabéns para você” em homenagem a secretária de Educação, Maria Luiza Aléssio, que completa idade nova nesta sexta-feira. Ainda emocionada com o coral infantil em sua homenagem, Maria Luiza falou aos participantes do seminário sobre a importância da educação infantil para o futuro escolar dos estudantes.

“A partir dos três anos de idade, a criança já começa a perceber o mundo em sua volta e temos que aproveitar todo esse potencial para consolidar sua motivação pelos estudos”, argumentou, citando a mostra itinerante de desenhos sobre o Recife, em cartaz no IRB, como exemplo do potencial infantil.

“Eu sei que os desafios ainda são grandes, mas acho que a educação infantil da prefeitura está no caminho certo”, ressaltou, lembrando que a meta é avançar sempre. “Como disse Chico Sciense, um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”, parafraseou. Após a abertura dos trabalhos, o seminário prosseguiu a apresentação da pesquisa “Educação Infantil na Rede Pública Municipal do Recife: concepções dos gestores, prática docente e formação dos profissionais”, que está sendo elaborada pelas pesquisadoras da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Patrícia Maria Uchôa Simões, Juceli Bengert Lima e Verônica Soares Fernandes.

Logo depois, das 10h às 12h, foi colocado em discussão, durante uma mesa-redonda, o tema “A Formação Continuada na Educação Infantil do Recife”. Após o almoço, a partir das 14h, o seminário será reaberto pela gerente de Educação Infantil do Recife, Valdélia Nunes. Das 14h às 17h, nova mesa-redonda, desta vez sobre Diálogos entre Saberes e Significados Construídos nos Cursos de Formação Continuada. A temática será dividida em quatro eixos com as seguintes educadoras: Karine Viana Porpino e Maria Isabel Maia (eixo Ludicidade/matemática); Ana Carolina Perrusi e Rosinha Campos (eixo Leitura e escrita); Denise Naline (eixo Arte e Cultura) e Ana Escurra, eixo Cidadania. Todas são especialistas em suas respectivas áreas e atuaram, durante todo o ano letivo 2008 (Poetas do Recife), na formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de ensino.

Matérias Relacionadas
- PCR promove seminário sobre educação infantil
- Alunos da rede municipal assinam exposição na Várzea
- Encontro literário reúne poetas na Escola Jandira Botelho
- Cinema para fazer pensar na biblioteca de Casa Amarela
- Emoção marca as finais do Futebol participativo 2008
- Escola Municipal é classificada em prêmio promovido pelo SESI
- Feira do Conhecimento reúne professores e alunos na UFPE
- Final do Futebol Participativo será no Estádio dos Aflitos
- Alunos do ProJovem Recife participam de Caminhada pela Paz
- Escola Municipal ganha prêmio
- Rede de ensino da Prefeitura realiza Feira de Conhecimentos
- PCR promove mostra de dança afro no Armazém 14
- Alunos do ProJovem Urbano vão participar da 9ª Caminhada da Paz
- Cantata Natalina continua ensaiando com alunos da rede municipal
- Prefeitura inaugura mais duas bibliotecas escolares
- Prefeitura do Recife inaugura mais duas Bibliotecas escolares
- Porto das Letras mostra programa de formação de leitores
- Biblioteca Popular de Afogados homenageia cordelista
- Estudantes comemoram inauguração de Biblioteca
- PCR efetiva matrículas nas escolas e creches


Enviar    Imprimir