Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PALHACIATA PERCORRE RUAS DO RECIFE

Cerca de 60 palhaços de circos tradicionais, de escolas de circo, palhaços de animação de festas e de sinais de trânsito desfilaram, na tarde desta quarta-feira (10), pelas ruas do centro do Recife para comemorar o Dia Internacional do Palhaço. Numa realização da Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Circo da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), os animados artistas exibiram cartazes com o tema Da Idade Média à Contemporânea, da Roma Antiga ao Recife, lembrando a sua origem na comedia dell'arte.
 
Com o intuito de dar visibilidade aos artistas circenses, a PCR organizou uma grande Palhaciata, que partiu do Parque 13 de Maio com direção à Pracinha do Diário, acompanhada pela Frevioca. O evento contou com o apoio da Associação de Proprietários e Artistas Circenses de Pernambuco (APACEP). As comemorações pela data começaram, ainda, na última quinta-feira (04), com oficinas de espetáculo na RPA 4 e continuam com um concurso que se estende até o natal e que vai premiar artistas circenses. A premiação é um estímulo aos artistas do gênero e os ganhadores receberão troféus e prêmios em dinheiro, explica Gilberto Trindade, gerente de Circo da FCCR.
 
Uma comissão de três representantes das artes cênicas do Recife percorrerá vários circos da Região Metropolitana e do Interior do Estado, avaliando as seguintes categorias: palhaço, artista feminino, artista masculino, circo (médio e pequeno porte), aparelho, barreira, locutor e figurino. Segundo Trindade, a gerência tem uma política de incentivo à categoria que dura o ano inteiro. Além de realizarmos a Mostra de Circo, fazemos a catalogação de todos os artistas em atividade na Região Metropolitana e Interior do Estado para podermos convidá-los para os nossos eventos, pagando cachê e dando outros incentivos, garante.
 
O vice-presidente da APACEP, Marcelo Santos, presente à Palhaciata, declarou que é fundamental o apoio da PCR aos artistas. Além de levantar sua auto-estima, esses eventos incentivam o público a continuar freqüentando o circo, afirmou. Baluartes do circo no estado de Pernambuco, como Índia Morena, palhaço Pinóquio e Cavaquinho participaram da caminhada. Este último, com 40 anos dedicados à arte debaixo da lona, dos quais 35 como palhaço, não escondeu a emoção pela comemoração de seu dia. A Palhaciata tem um significado importantíssimo para nós palhaços além de animar o público que a acompanha, festejou.
 

Matérias Relacionadas
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal
- Concurso de iluminação natalina inscreve até esta quarta-feira (10)
- Terça Negra mistura maracatu, mangue beat e afoxé
- Escola de Frevo encerra atividades com emocionante apresentação no teatro do Parque
- Sábado de forró no Mercado do Cordeiro
- Prodarte anuncia feiras do Poço da Panela e Lagoa do Araçá neste sábado
- Escola de Frevo encerra ano letivo com espetáculo
- Lazer comunitário com espetáculo teatral no Sítio Trindade
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais
- Batutas faz festa para arrecadar fundos
- Opereta Natalina é destaque no Teatro do Parque
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais
- Multicultural realiza seminário sobre Memória e Mudança Social
- Teatros municipais oferecem programação para público
- Prefeitura realiza 4ª Jornada de Orquestras de Frevo
- Talento precoce de Milla Bigio no Tecendo Arte
- A hora e a vez da vídeodança em Pernambuco


Enviar    Imprimir