Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MEMORIAL LUIZ GONZAGA PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O REI DO BAIÃO

A oralidade e a imagética da figura de Luiz Gonzaga é o tema do livro Luiz Gonzaga – O Homem, sua Terra e sua Luta, de José Mário Austregésilo, lançado no terceiro dia de programação da 1ª Semana Luiz Gonzaga, que comemora o aniversário do compositor pernambucano em atividades que seguem até o próximo dia 13. Publicado pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), o livro foi lançado na noite desta quinta-feira (11), no Memorial Luiz Gonzaga, situado no Pátio de São Pedro.

O evento foi animado pelo trio de forró Arlindo Moita e os Três do Xaxado, com um repertório de grandes sucessos de Luiz Gonzaga, enquanto o escritor atendia ao público, autografando livros. Segundo José Mário Austregésilo ao contrário do que alguns possam pensar, não se trata de uma biografia do artista e sim de um estudo sobre algumas características marcantes da sua obra. “Não é uma biografia a mais. É um livro que aborda dois aspectos importantes em Luiz Gonzaga que são a oralidade e a imagética, numa visão Euclidiana”, comentou José Mário, fazendo referência a Euclides da Cunha que, segundo afirma, foi o primeiro a pesquisar o sertão nordestino com profundidade.

A linguagem popular presente na oralidade das canções de Gonzaga e a presença de símbolos típicos da cultura nordestina como o chapéu de couro que sempre acompanhava o artista, são perspectivas abordadas por Austregésilo. Destaque para um interessante capítulo intitulado O tropicalismo e as identidades de Luiz Gonzaga, onde o autor discute a influência do rei do baião naquele movimento artístico. “A música de Luiz Gonzaga é matriz da música brasileira e gerou uma revolução da música nordestina capaz de influenciar movimentos como o tropicalismo”, explicou Austregésilo.

Para a gerente do Memorial Luiz Gonzaga, Leda Dias, o lançamento é enriquecedor para o espaço. “Preservar a memória de Luiz Gonzaga produzindo conhecimento e debates e promovendo a formação de estudantes é o objetivo desta casa. Portanto, esse livro para nós tem importância ímpar”, disse. Já para a gerente de Literatura e Editoração da FCCR, Heloisa Arcoverde, o livro consegue “não só fazer uma análise do que representa Luiz Gonzaga para o Brasil e o Nordeste, como coloca toda a discografia e letras de músicas à disposição de pesquisadores”, disse.

Um bom público compareceu ao lançamento comprovando a grande popularidade de Gonzaga. Para o economista José Maria, natural de Águas Belas, a obra contribui para difundir a obra do Rei do Baião. “Acho que um trabalho desses é especial, pois é dedicado ao grande divulgador da nossa música e cultura nordestina”, afirmou.

Luiz Gonzaga – Representante maior da música popular nordestina, Gonzaga interferiu decisivamente na trajetória da música brasileira ao introduzir no cenário nacional os ritmos do Nordeste. Ao reencontrar-se com suas raízes musicais, ajudou a fixar a identidade nordestina no imaginário brasileiro, utilizando o acordeom das valsas e tangos, a partir da década de quarenta, uma nova musicalidade, com sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo.


PROGRAMAÇÃO:
Semana Luiz Gonzaga

Palestra Luiz Gonzaga – turismo e identidade cultural
Dia - 12 de dezembro de 2008
Local - Senac – Av. Visconde de Suassuna, 500 – Santo Amaro
Hora - 10h
Telefone – (81) 3413-6751;

Debate Pra onde tu vai, baião?
Dia - 12 de dezembro de 2008
Local - Conservatório Pernambucano de Música - Av. João de Barros, 594, Boa Vista
Hora - 17h
Telefone – (81) 3416.6400;

Tributo a Gonzaga
Dia - 13 de dezembro de 2008
Local - Pátio de São Pedro
Hora - 18h
Telefone – (81) 3232.2864.

Matérias Relacionadas
- Palestra divulga vida e obra de Luiz Gonzaga
- Árvore de Natal do Sítio Trindade fica pronta neste sábado
- Obra de Fernando Peres e Rodolfo Mesquita cara a cara no Murillo La Greca
- Anunciados os vencedores do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Prefeitura abre oficialmente festejos natalinos na cidade
- Artistas e instituições recebem troféu por investirem em cultura
- Teatros municipais apresentam programação da semana
- Palhaciata percorre ruas do Recife
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal
- Concurso de iluminação natalina inscreve até esta quarta-feira (10)
- Terça Negra mistura maracatu, mangue beat e afoxé
- Escola de Frevo encerra atividades com emocionante apresentação no teatro do Parque
- Sábado de forró no Mercado do Cordeiro
- Prodarte anuncia feiras do Poço da Panela e Lagoa do Araçá neste sábado
- Escola de Frevo encerra ano letivo com espetáculo
- Lazer comunitário com espetáculo teatral no Sítio Trindade
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais


Enviar    Imprimir