Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PALESTRA DIVULGA VIDA E OBRA DE LUIZ GONZAGA

Dentro da programação da Semana Luiz Gonzaga, organizada pelo Memorial que leva o nome do cantor e compositor pernambucano, foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), a palestra intitulada Luiz Gonzaga – turismo e identidade cultural. Realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Santo Amaro, o encontro reuniu guias turísticos, estudiosos e admiradores do artista que ficou conhecido como o Rei do Baião. A palestra, promovida pelo Memorial Luiz Gonzaga, em parceria com o Senac e Sindicado dos Guias Turísticos de Pernambuco, reuniu nomes como o radialista e produtor cultural, Anselmo Alves, e o historiador e educador, Márcio Luna.

Segundo a gerente do Memorial Luiz Gonzaga, Leda Alves, o cantor é referência para todo o Estado, e o número de visitações no espaço montado no Pátio de São Pedro revela o fascínio que o Rei do Baião exerce até hoje no público do Brasil e de outros países. “Vocês têm um papel importante levando informação para os turistas, e essa é uma oportunidade para que os profissionais possam estreitar relações, fortalecendo o trabalho do Memorial”, ressaltou Leda. Para a gerente, a tradição cultural de um povo é mantida pela educação e formação de todos desde pequenos. “Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria 96 anos amanhã”, lembra.

Conhecedor profundo da vida e obra do pernambucano nascido na cidade de Exú, no Sertão, Anselmo Alves promoveu uma aula com diversas histórias e relatos de Luiz Gonzaga. “Finalmente as pessoas começam a redescobrir o veio Lula. É um novo olhar sobre o artista que faz parte da identidade cultural brasileira. Precisamos mostrar que este homem criou um estilo único de tocar sanfona no mundo. Ele foi generoso e polêmico, com um gênero muito forte”, afirmou o radialista, que foi o idealizador do Memorial Luiz Gonzaga. Na sua explanação, Anselmo exibiu um documentário que realizou sobre o cantor, no qual constam depoimentos, imagens e canções.

À tarde, a Semana Luiz Gonzaga abre espaço para o debate “Pra onde tu vai, baião?”. O encontro acontece às 17h, no Conservatório Pernambucano de Música, na Boa Vista. Amanhã, sábado (13), dia em que se comemora o aniversario do Rei do Baião e Dia do Forró, o Pátio de São Pedro recebe o Tributo a Gonzaga, a partir das 18h.

Matérias Relacionadas
- Árvore de Natal do Sítio Trindade fica pronta neste sábado
- Obra de Fernando Peres e Rodolfo Mesquita cara a cara no Murillo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga promove lançamento de livro sobre o Rei do Baião
- Anunciados os vencedores do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Prefeitura abre oficialmente festejos natalinos na cidade
- Artistas e instituições recebem troféu por investirem em cultura
- Teatros municipais apresentam programação da semana
- Palhaciata percorre ruas do Recife
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal
- Concurso de iluminação natalina inscreve até esta quarta-feira (10)
- Terça Negra mistura maracatu, mangue beat e afoxé
- Escola de Frevo encerra atividades com emocionante apresentação no teatro do Parque
- Sábado de forró no Mercado do Cordeiro
- Prodarte anuncia feiras do Poço da Panela e Lagoa do Araçá neste sábado
- Escola de Frevo encerra ano letivo com espetáculo
- Lazer comunitário com espetáculo teatral no Sítio Trindade
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais


Enviar    Imprimir