Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO ENTREGA A PRIMEIRA ETAPA DO CANAL DO JACAREZINHO

O prefeito João Paulo inaugurou, na tarde desta sexta-feira (19), a primeira etapa das obras de revestimento do Canal do Jacarezinho, no trecho que compreende os bairros de Campina do Barreto e Arruda, na RPA-2, zona Norte da cidade. Estiveram presentes à ocasião o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; os secretários  municipais de Saneamento, José Marcos; de Serviços Públicos, Amaro João; e o deputado estadual e prefeito eleito do Recife, João da Costa, além de populares e lideranças da comunidade. Também no mesmo ato, o prefeito assinou, junto com o governador e o secretário José Marcos, a Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação, drenagem e saneamento de 23 ruas no bairro de Dois Unidos, também na RPA-2. As intervenções fazem parte do programa Prometrópole.
 
Esta primeira etapa durou cerca de 12 meses para ser concluída. Com ela, o prefeito entregou um trecho de 320 metros do Canal do Jacarezinho, além dos serviços de drenagem, pavimentação e saneamento de mais nove ruas do entorno e parte das duas ruas projetadas, marginais ao canal, no trecho já concluído. Como parte do projeto, a prefeitura também inaugurou, em abril deste ano, o Conjunto Habitacional do Jacarezinho, entregando 265 unidades habitacionais para a população da região removida das margens no canal. A segunda etapa da obra será concluída em abril de 2009. A ação, que prevê um custo total de R$ 21.408.716,16, e foi financiada através do Prometrópole (Banco Mundial e Governo do Estado), com contrapartida da Prefeitura do Recife, beneficia diretamente mais de 4.500 pessoas que moram na localidade.
 
João Paulo destacou a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado para a realização e entrega dessas obras, lembrando a mudança significativa na qualidade de vida das pessoas da comunidade através do trabalho que foi feito. “É importante lembrarmos o que era a comunidade antes e depois dessa obra, que possibilitou acabar com aquela grande inundação que havia no canal, já quando nós retiramos as famílias daqui para morar em apartamentos dignos. E, agora, o bairro e os imóveis ficaram mais valorizados”, disse o prefeito, que também pediu a colaboração da comunidade na manutenção do canal. “O que nós pedimos aos companheiros e companheiras é que nos ajudem a preservar essa obra, que é da comunidade, não jogando lixo no canal e nas ruas; não entupindo as galerias. Pois, com isso, podemos perder totalmente, ou em grande parte, este trabalho”, salientou.
 
O governador Eduardo Campos reafirmou as palavras de João Paulo, lembrando que só foi possível realizar essas obras graças à determinação dos governos Municipal e Estadual, prevendo um novo ânimo à cidade e aos beneficiados com essas ações. “Nós vamos, de verdade, mudar a fisionomia desses bairros, melhorando a segurança, a qualidade de vida dessas pessoas, de muitas mães de família que criaram seus filhos à beira do canal. Quem conhece essa realidade de perto, sabe do valor dessa conquista que o povo está tendo aqui”, disse Eduardo. Em nome da população, o líder comunitário e delegado do Orçamento Participativo, Genildo Trajano, agradeceu à prefeitura e ao Governo do Estado pela realização. “Isto aqui é uma luta de todos nós, com esse novo canal, que dará uma nova qualidade de vida pra nossa comunidade. Mas essa luta não pára aqui, ainda vai continuar. Se Deus quiser, em 2009, essa comunidade não será a mesma”, falou Genildo.
 
Após os discursos, João Paulo, Eduardo Campos, João da Costa, acompanhados pela população e de uma frevioca, foram conferir as obras concluídas, percorrendo um trajeto do início ao fim dessa primeira etapa. Além disso, prefeito e governador, além do secretário municipal de Saneamento, José Marcos, assinaram a Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação, drenagem e saneamento de 29 ruas no bairro de Dois Unidos, na RPA-2 (zona Norte da cidade).  Os serviços serão realizados nas localidades de Vila Esperança, Vila Tenente Cavalcanti e próximo ao terminal de ônibus do bairro, e inclui, ainda, a construção de 98 unidades habitacionais, além de rede de distribuição de água de 7.500 metros cúbicos, 847 ligações domiciliares, praça e parque infantil e revestimento de 300 metros de canal. As obras, que fazem parte do programa Prometrópole, contam com um investimento de mais de R$ 15 milhões, beneficiando uma população de mais de 10 mil pessoas.
 
Prometrópole - O Programa é coordenado pelo Governo do Estado, através da Agência Condepe/Fidem, e executado em parceria com as Prefeituras do Recife e Olinda, com financiamento do BID. O objetivo do programa é reduzir a pobreza urbana, melhorar a qualidade de vida da população beneficiada e o ecossistema da Bacia do Rio Beberibe.
 

Matérias Relacionadas
- Prefeito visita crianças e servidores na PCR
- João Paulo participa da cerimônia de diplomação dos eleitos em 2008
- Luciano Siqueira prestigia confraternização do FECOMERCIO
- João Paulo recebe oficial da Força Aérea
- Prefeito participa da posse de delegados do OP
- Prefeito participa de festa de posse de delegados do OP
- Almoço de confraternização reúne delegadas do OP
- Coletânea de contos natalinos será lançada pela PCR
- João Paulo e João da Costa discutem o PAC com a ministra Dilma Roussef
- João Paulo acompanha anúncio do novo secretariado municipal
- Prefeito confraterniza com parceiros durante almoço
- Prefeito prestigia inauguração da nova sede da Casa dos Aposentados
- Mulheres comemoram sucesso da feira solidária
- Prefeito João Paulo confraterniza com secretariado
- Relatório da Transição
- João Paulo é recepcionado por grupo da Escola Municipal do Coque
- João Paulo lança Portal de Digitalização da Legislação Municipal
- Procon-Recife encerra curso com festival de Consumo Sustentável
- Prefeitura promove votação para escolher praça melhor conservada
- Procon autua duas lojas no primeiro dia de fiscalização


Enviar    Imprimir