Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO ENTREGA CERTIFICADOS A ALUNOS DO OPERAÇÃO TRABALHO

Cento e um alunos do programa Operação Trabalho, da Prefeitura do Recife, recebem certificados de habilitação profissional em construção civil, nesta segunda-feira (22), no 15º andar do edifício-sede. Os diplomas, entregues pelo prefeito João Paulo, são o resultado de cinco meses de formação contínua, teórica e prática, sobre construção de casas populares nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Durante o curso, que visa a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, os estudantes puderam participar da construção de 103 casas em diversos bairros da periferia.
 
Os cursos do programa Operação Trabalho, iniciados em julho deste ano, é coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e agrupa quatro projetos: Renascer, Construindo para Mudar, Moradia Cidadã II e Edificação Cidadã III, todos voltados para a construção civil. Os alunos inscritos atuam nas obras de construções populares, sob a orientação de técnicos de algumas entidades parceiras: Associação Policonsulte, ligada à Escola Politécnica, da Universidade de Pernambuco, e ainda as Ongs Semear e  Habitat para a Humanidade, todas com sede no Recife.
 
Durante a formação foram ministradas aulas teóricas de português, matemática e desenho arquitetônico (leitura de planta), e aulas práticas de todas as etapas da construção civil, inclusive sobre instalações hidráulicas e elétricas, acomodação de portas, janelas e telhado. Os alunos foram selecionados, prioritariamente, nas próprias comunidades onde havia obras de construção de casas populares, a maioria na Zona Norte da cidade. Todos os formandos receberam a mesma formação, sendo que 18 deles vêm do projeto Renascer, 30 do Construindo para Mudar, 24 do Moradia Cidadã II e 29 do Edificação Cidadã III. 
 
Esses alunos participaram da construção de 31 casas na RPA-2, 70 casas na RPA-3, 02 casas nas RPAs 4 e 6. Os projetos de construção envolvem recursos da ordem de R$ 2.325.798,18 (dois milhões, trezentos e vinte e cinco mil, setecentos e noventa e oito reais e dezoito centavos).
 
Operação Trabalho - O programa, que visa a capacitação profissional, tem como principal objetivo combater o desemprego e integrar ações de geração de renda com inclusão social a partir da execução de obras. Entre os assuntos explorados no curso estão a importância do trabalho para a vida do homem, argamassa, revestimento (parede e piso), esgoto, pintura, noções de orçamento, e demais temas da construção civil. O programa é realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Subsídio Habitacional (PSH).
 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura patrocina gravação de CD do Maestro Nunes
- Prefeito recebe diretor cultural do Instituto Pernambuco Porto
- João Paulo realiza visita ao presidente do TRE
- Funcionários da Emlurb celebram Natal
- Prefeito entrega Praça do Derby restaurada
- Guarda Municipal recebe novas viaturas e visita do prefeito
- Brasília Teimosa terá novo Núcleo de Esporte e Lazer
- Prefeitura inaugura PSF na zona Sul
- Iluminação natalina do edifício-sede da PCR é inaugurada
- Prefeito dá posse a integrantes do Conselho Municipal de Política sobre Álcool e Outras Drogas
- Novo CSU Bido Krause é inaugurado
- João Paulo recebe diretoria do Clube Internacional do Recife
- Prefeitura prepara esquema de serviços para o Natal
- Prefeitura do Recife com as Luzes e Cores do Natal
- Prefeito e secretária recebem homenagem
- João Paulo e João da Costa prestigiam confraternização do Governo do Estado
- Prefeito participa de eventos da área de educação
- Prefeito entrega novas ruas aos moradores de San Martin
- João Paulo inaugura obras de saneamento no bairro de Areias
- João Paulo participa de reunião com secretariado do prefeito eleito


Enviar    Imprimir