Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

PÓLOS COMUNITÁRIOS SE PREPARAM PARA O CARNAVAL

Além dos 16 pólos oficiais (oito pólos centrais e oito pólos descentralizados), a Prefeitura do Recife também investe nos pólos comunitários, os “polinhos”, com o objetivo de consolidar a proposta de descentralização do Carnaval do Recife, ofertando à população de todas as regiões o acesso à folia. A proposta é fazer com que as comunidades de várias localidades da cidade possam realizar o seu próprio carnaval, com o apoio logístico e financeiro da Prefeitura.

São 43 pólos comunitários, com programações do domingo à terça-feira de carnaval, que recebem recursos para serem investidos na sua própria festa. A partir dos Fóruns Regionais e Fóruns Temáticos do OP e Conselhos Culturais, são escolhidas comissões responsáveis por cada polinho, compostas por delegados dos fóruns, num total de 11 a 21 membros. Essas comissões também agregam representantes das comunidades onde se instalarão os pólos.

As comissões recebem os recursos da Prefeitura e ficam responsáveis por montar, com a colaboração dos moradores das comunidades, a programação, e orçar os recursos em despesas com som, atrações e contratação de pessoal. Segundo o assessor de Articulação dos Fóruns Culturais da Prefeitura do Recife e coordenador dos Pólos Comunitários, Uel Silva, as comissões possuem total autonomia para montar a programação dos seus respectivos pólos. “Não interferimos na grade das atrações. A comunidade tem total liberdade para escolher que artistas tocam no seu pólo. A única orientação que a Prefeitura dá é de que dêem preferência aos artistas locais, com ritmos carnavalescos, que privilegiem a época”, disse.

Os valores investidos em cada pólo variam de acordo com o desempenho e a tradição de cada localidade nas festas carnavalescas. Além disso, cada pólo recebe um valor adicional para investimento em decoração. Em geral, as comunidades investem em material reciclado, como garrafas pet, papelão, plástico, entre outros. Após montada a grade programática e financeira, as comissões enviam suas propostas à Casa 8 do Pátio de São Pedro, que serão adequadas aos recursos recebidos. Além disso, para cada dia de atração, duas atrações indicadas pela Prefeitura também se apresentam.

Esse processo dura em torno de 50 a 60 dias, envolvendo cerca de 800 pessoas integradas às comissões. O valor investido este ano pela Prefeitura do Recife na programação carnavalesca dos pólos comunitários é de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Esse valor inclui não só os recursos repassados para as comunidades, mas também toda a infra-estrutura disponibilizada pela PCR para a realização da festa, como montagem de palco, banheiros, iluminação, banneres, camarins, carros de som, aluguel de transporte, entre outros.

Matérias Relacionadas
- “Me segura se não eu caio” sai nesta quarta-feira
- Orquestras Itinerantes de Frevo lançam CDs nesta quarta
- Orquestras ensaiam a apoteose do carnaval
- Pólo das Fantasias reúne agremiações carnavalescas
- Prefeito João da Costa prestigia 7º Baile da Terceira Idade
- PCR apresenta a exposição Eu vi o Recife nas asas da madrugada
- Prefeitura e Ambev divulgam Casa Carnaval Recife Antigo
- Pólos Descentralizados apresentam decoração com materiais recicláveis
- Orquestras Itinerantes de Frevo lançam CDs nesta quarta-feira
- Prefeitura do Recife promove 7º Baile da Terceira Idade
- Feira no térreo da PCR oferece artigos de Carnaval
- Semana pré-carnavalesca apresenta mais uma Terça Negra
- Políticos e personalidades participam do Baile Municipal
- Secretários da PCR comparecem à noite de festa do Baile Municipal
- Prefeito João da Costa e primeira-dama prestigiam 45º Baile Municipal do Recife
- 45º Baile Municipal é sucesso de público
- Concursos animam abertura do 45º Baile Municipal
- Ensaios animam os últimos dias de prévia
- 3º Encontro de Bois de carnaval agita Pátio de São Pedro
- PCR reforça limpeza nas prévias de Carnaval


Enviar    Imprimir