Câmara Municipal do Recife     Pólo das Fantasias reúne agremiações carnavalescas Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Câmara Municipal do Recife

PÓLO DAS FANTASIAS REÚNE AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS

Inaldo Lins
Boi Faceiro
Inaldo Lins
Urso Zé da Pinga

Em mais um dia de prévias para o Carnaval Multicultural do Recife 2009, várias agremiações animaram foliões no Pólo das Fantasias, localizado na praça do Arsenal, Recife Antigo, na noite desta segunda-feira (16). As atrações da noite foram a Orquestra Itinerante do Maestro Nunes, Boi Faceiro, Urso Zé da Pinga, bateria da Escola Deixa Falar, Bloco Batutas de São José, Clube Bonecos Tadeu no Frevo e Clube de Frevo Maracangalha.

Contemplando a diversidade de manifestações do carnaval recifense, o Pólo das Fantasias traz para o público as varias modalidades de agremiações nos dias que antecedem a folia de momo. Com concentração na praça do Arsenal, troças, blocos e orquestras saem em cortejo, saudando o público nos arredores. Segundo a coordenadora do Pólo, Lúcia Ramos, o principal objetivo é “valorizar as agremiações locais animando os foliões nas prévias”, disse.

Para a maestrina Fátima Lapenda, que regeu a orquestra do Maestro Nunes, o apoio da Prefeitura iniciou na gestão anterior e continua sendo decisivo para os artistas. “Desde a gestão do prefeito João Paulo que a Prefeitura abraçou a cultura e isso está tendo continuidade com João da Costa”, falou. Já o trombonista Ademir Correa, que toca há 30 anos com o Maestro Nunes, a realidade dos músicos é muito diferente de antigamente. “Antes nos tínhamos pouca oportunidade. Hoje a Prefeitura dá o maior apoio ao carnaval e valoriza nossa cultura”, afirmou.

O Boi Faceiro foi outra agremiação a se apresentar na noite. A agremiação da comunidade dos Coelhos existe há 11 anos e está contemplada mais uma vez pela gestão municipal. Para o diretor do Boi Faceiro, Geraildo Jorge, o trabalho dos grupos locais está sendo valorizado. “Nós trabalhamos bastante para se apresentar no carnaval e recebemos muito apoio da Prefeitura”, comentou.

Um público bastante diversificado compareceu à prévia, reunindo adultos, jovens e crianças. A doméstica Maria do Carmo, do bairro de Santo Amaro, aproveitou a oportunidade para passear com a filha Amanda, de 2 anos. “Estou achando muito boa essa programação. É muito bonito ver a cultura da nossa terra”, disse.

- Prefeito João da Costa prestigia 7º Baile da Terceira Idade
- PCR apresenta a exposição Eu vi o Recife nas asas da madrugada
- Prefeitura e Ambev divulgam Casa Carnaval Recife Antigo
- Pólos Descentralizados apresentam decoração com materiais recicláveis