Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR INICIA CURSO PARA QUADRILHAS JUNINAS E AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS

A Fundação de Cultura do Recife, por meio da Gerência de Formação Cultural (GFC), deu início, nesta terça-feira (14), ao primeiro módulo dos cursos de curta duração do Programa de Formação Cultural para Quadrilhas Juninas e Agremiações Carnavalescas do Recife. A atividade foi realizada no Teatro de Santa Isabel, reunindo 35 participantes. O programa faz parte de um amplo projeto que envolve a Política Cultural do Recife e o fortalecimento das redes de intercâmbio entre o poder público e a sociedade civil. O primeiro módulo do curso é teórico e traz uma reflexão sobre a cultura popular; o segundo, terá como tema central a elaboração de projetos destinados aos sistemas de incentivo à cultura.

De acordo com a gerente de Formação Cultural da Fundação de Cultura do Recife, Zélia Sales, o curso tem o objetivo de tornar as pessoas que fazem as quadrilhas juninas e agremiações carnavalescas da cidade mais autônomas em relação à captação de recursos em torno de seus trabalhos. “A idéia é fazer com que esse segmento comece a entender o direito que possui de participar das verbas que estão disponíveis, para que não fiquem dependentes de verbas públicas diretas e para que saibam fazer um projeto, para concorrer a recursos em pé de igualdade com os outros artistas”, explicou.

Com o tema “Reflexões em Torno das Culturas Populares: Encontros de Culturas e a Invenção do Popular no Brasil”, o primeiro módulo do curso, iniciado hoje, acontece ainda nos dias 16, 23 e 28 de abril, das 14h às 18h, comandado pelo gerente de Serviços e Atividades Pedagógicas da GFC, Mário Ribeiro. Para Maria da Graça de Lima, representante do Bloco Lírico Rosas da Boa Vista, a oportunidade de participar do curso é muito boa. “Estou muito interessada em aprender a fazer um projeto, pois a partir daí poderemos conseguir mais verbas para nossas agremiações”, opinou a participante.

Assim como ela, o marcador da quadrilha junina Origem Nordestina, Junino, está animado em aprender a elaborar projetos e captar recursos. “Esta iniciativa da Prefeitura do Recife é louvável, pois é uma oportunidade que temos para aprender mais e crescer”, afirmou. O segundo módulo do curso, intitulado “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, acontece nos dias 30 de abril, 05, 07 e 14 de maio, das 14h às 18h, também no Teatro Santa Isabel. Na ocasião, os participantes ficarão aptos a participarem de editais públicos, estudando conceitos de objetivos gerais e específicos, justificativas e planos pedagógicos. O segundo módulo será comandado pelo gerente de Artes Cênicas da Fundação de Cultura do Recife, Albemar Araújo. Segundo Zélia Sales, este é apenas o primeiro de uma série de cursos para o segmento que serão desenvolvidos durante o ano.

Matérias Relacionadas
- CFAV divulga selecionados das Bolsas de Incentivo à Formação
- Sinfônica estréia série Concertos de Câmara ao Pôr do Sol 2009
- Teatro Barreto Júnior apresenta Caetana
- Escola de Frevo recebe inscrições até sexta
- Vídeo narra vida e obra de Murillo La Greca
- Escola de Frevo recebe inscrições
- PCR inicia cursos para Quadrilhas Juninas e Agremiações Carnavalescas
- Biblioteca de Afogados exibe 30 Segundos sobre Tóquio
- Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- Biblioteca de Casa Amarela homenageia Monteiro Lobato
- Encenações da Paixão de Cristo emocionam recifenses
- Museu da Cidade do Recife não funcionará durante a Páscoa
- Apolo recebe Mostra 100 Anos Manoel de Oliveira
- Gestores de cultura da RMR instituem Fórum
- Pátio não terá programação durante Semana Santa
- Prefeitura apóia as Paixões de Cristo do Recife e de Casa Amarela
- Escola Municipal de Frevo inscreve novos alunos
- Educação para o teatro apresenta Historinhas de Dentro
- CFAV seleciona projetos para Bolsas de Incentivo
- Secretaria de Cultura abre inscrições para eleições do Conselho


Enviar    Imprimir