Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SINFÔNICA ESTRÉIA SÉRIE CONCERTOS DE CÂMARA AO PÔR DO SOL 2009

A Orquestra Sinfônica do Recife apresenta, nesta quarta-feira (15), o primeiro concerto da série Concertos de Câmara ao Pôr do Sol 2009, às 18h30, no Teatro de Santa Isabel. Com a proposta de lazer cultural em horário alternativo, o concerto terá a participação do violoncelista Leonardo Bruno Guedes, como solista, e será regido pelo maestro pernambucano convidado Marcelo Sena. A entrada é franca.

O programa será aberto pelo Adágio para Cordas do compositor norte-americano, Samuel Barber. A obra foi escrita originalmente com movimento lento de um quarteto de cordas, mas depois foi orquestrada tornando-se uma das mais apreciadas obras para cordas do século XX. Em seguida, será apresentado o Allegro de Concerto para Violoncelo e Orquestra do compositor, multi-instrumentista, professor e regente pernambucano, Luiz Caetano. O violoncelista Leonardo Bruno Guedes, chefe do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica, fará participação especial como solista nesta obra. O concerto termina com a Sinfonia Simples do compositor e pianista britânico Benjamin Britten.

Marcelo Sena - Regente Compositor e contrabaixista pernambucano, iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade, com o seu pai, compositor e maestro pernambucano Luiz Caetano. Estudou Regência com os maestros Carlos Eduardo Prates e Eleazar de Carvalho. Premiado no concurso Jovens Regentes do Estado de São Paulo, teve também méritos como o melhor aluno de música na University of Colorado.

Foi regente e fundador da Orquestra de Câmara de Belo Horizonte. Transferindo-se para os Estados Unidos em 1981, Marcelo Sena prestou exame para ingressar na University of Colorado, no programa de Mestrado para estudar com o renomado maestro americano Leonard Bernstein e foi escolhido para ocupar uma das duas vagas entre sessenta e oito candidatos do mundo inteiro. Concluiu seu mestrado em regência, sendo o único concluinte da University of Colorado em regência naquele ano, e o único aluno sulamericano a estudar com o maestro Leonard Bernstein.

No Colorado, fundou e foi diretor artístico do Youth Summer Festival Orchetra. Transferindo-se mais tarde para a California, foi professor de regência Cal State Long Beach University. De volta ao Brasil, Marcelo Sena radicou-se em Recife, sua terra natal, onde até hoje exerce as funções de professor de regência e contrabaixo na UFPE onde foi regente da Orquestra de Câmara dessa universidade. Exerceu a função de diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, com a qual gravou o CD PARAÍBA IN CONCERT.

Matérias Relacionadas
- Teatro Barreto Júnior apresenta Caetana
- Escola de Frevo recebe inscrições até sexta
- Vídeo narra vida e obra de Murillo La Greca
- Escola de Frevo recebe inscrições
- PCR inicia cursos para Quadrilhas Juninas e Agremiações Carnavalescas
- Biblioteca de Afogados exibe 30 Segundos sobre Tóquio
- Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- Biblioteca de Casa Amarela homenageia Monteiro Lobato
- Encenações da Paixão de Cristo emocionam recifenses
- Museu da Cidade do Recife não funcionará durante a Páscoa
- Apolo recebe Mostra 100 Anos Manoel de Oliveira
- Gestores de cultura da RMR instituem Fórum
- Pátio não terá programação durante Semana Santa
- Prefeitura apóia as Paixões de Cristo do Recife e de Casa Amarela
- Escola Municipal de Frevo inscreve novos alunos
- Educação para o teatro apresenta Historinhas de Dentro
- CFAV seleciona projetos para Bolsas de Incentivo
- Secretaria de Cultura abre inscrições para eleições do Conselho
- Exposição de fotos no Museu da Cidade desvenda jazz alemão
- João da Costa prestigia Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


Enviar    Imprimir