Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PROFESSORES PARTICIPAM DE AÇÃO SOBRE PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretora de Preservação Patrimonial da Secretaria de Cultura, iniciou, nesta sexta-feira (17), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, o Projeto Conhecendo o Arraial Velho do Bom Jesus. A ação visa ampliar o conhecimento de alunos e professores da rede municipal e a comunidade em geral sobre o valor histórico e cultural do lugar, que passa por uma prospecção arqueológica para resgatar as ruínas da antiga fortificação do Arraial Velho do Bom Jesus. O forte, segundo dados históricos, foi símbolo da resistência dos luso-brasileiros ao ataque holandês no século XVII. Nesse primeiro momento, 15 professores participaram do encontro com o objetivo de transformá-los em multiplicadores das informações nas suas escolas.

Na abertura, os participantes ouviram uma dupla de cantadores de viola, que por meio dos versos musicais relataram algumas passagens da história, entre elas, a construção do forte no espaço e posterior destruição com a invasão dos holandeses. De acordo com a gerente de Educação Patrimonial, Lorena Veloso, a intenção é iniciar as visitações das escolas já na próxima semana. “Através dos professores vamos mobilizar os alunos e estimular a educação patrimonial”, afirmou. O chefe das escavações do Sítio Arqueológico, professor Marcos Albuquerque, esclareceu aos docentes alguns detalhes do trabalho realizado a exemplo da única construção que restou da fortificação, um fosso que dificultava a aproximação do inimigo.

Nossa ação visa fazer com que as pessoas entendam a importância do patrimônio histórico, criando uma consciência de preservação do legado deixado pelas gerações passadas”, afirmou o arqueólogo. Para a professora da escola municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem (RPA 6), Marília Carvalho, a idéia do Projeto Conhecendo o Arraial Velho do Bom Jesus é uma interessante oportunidade de trabalho com as crianças no sentido de resgatar as tradições. “É preciso desenvolver nos estudantes essa cultura de conhecer o passado para que assim eles possam preservar nosso patrimônio e nossas raízes”, destacou a educadora. Após as primeiras explicações, os professores visitaram o local das escavações a também o laboratório móvel arqueológico, onde tiveram a oportunidade de ver peças já encontradas pelos trabalhos como, projéteis de balas de canhão, porcelana e cachimbos.

Num segundo momento, no Sítio Trindade, os estudantes participarão de quatro atividades: assistirão a apresentações de literatura de cordel e história cantada, em que toda a história da área será contada de forma lúdica; conhecerão as escavações, quando os arqueólogos responsáveis explicarão todo o processo de prospecção; conhecerão o laboratório móvel arqueológico e assistirão apresentação em powerpoint do histórico do Arraial Velho de Bom Jesus.

O replantio de algumas espécies arbóreas retiradas na área onde acontece a intervenção, fato que contou com a autorização do Conselho do Meio Ambiente do Recife – COMAM, é a terceira etapa. A Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana – Emlurb ficou responsável pela limpeza do local retirando as plantas rasteiras e de pequeno porte localizadas no terreno escavado, para em seguida, dar início ao corte das grandes árvores. Caberá ao Laboratório de Arqueologia a retirada das raízes das árvores, para evitar maiores danos às paredes do fosso.

Matérias Relacionadas
- Pátio traz muita música neste fim de semana
- PCR inicia curso para quadrilhas juninas e agremiações carnavalescas
- CFAV divulga selecionados das Bolsas de Incentivo à Formação
- Sinfônica estréia série Concertos de Câmara ao Pôr do Sol 2009
- Teatro Barreto Júnior apresenta Caetana
- Escola de Frevo recebe inscrições até sexta
- Vídeo narra vida e obra de Murillo La Greca
- Escola de Frevo recebe inscrições
- PCR inicia cursos para Quadrilhas Juninas e Agremiações Carnavalescas
- Biblioteca de Afogados exibe 30 Segundos sobre Tóquio
- Invenção de Poesia na Biblioteca de Casa Amarela
- Biblioteca de Casa Amarela homenageia Monteiro Lobato
- Encenações da Paixão de Cristo emocionam recifenses
- Museu da Cidade do Recife não funcionará durante a Páscoa
- Apolo recebe Mostra 100 Anos Manoel de Oliveira
- Gestores de cultura da RMR instituem Fórum
- Pátio não terá programação durante Semana Santa
- Prefeitura apóia as Paixões de Cristo do Recife e de Casa Amarela
- Escola Municipal de Frevo inscreve novos alunos
- Educação para o teatro apresenta Historinhas de Dentro


Enviar    Imprimir