Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PCR PARTICIPA DO 1º ENCONTRO REGIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA EQUIDADE DE GÊNERO 2009
00:00 Sábado, 25 de Abril de 2009

A Prefeitura do Recife, através da Coordenadoria da Mulher, participou, durante toda sexta-feira (24), do 1º Encontro Regional para o Fortalecimento da Equidade de Gênero 2009. O programa de Fortalecimento da Equidade de Gênero no Mundo do Trabalho para o ano de 2009, é uma iniciativa do governo federal, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). O encontro foi organizado pelas intituições Banco do Brasil; Petrobrás; CEF; Eletronorte; Embrapa e Serpro, que participam do Programa Pró-Equidade de Gênero, concebido pela SPM, órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República. 

A atividade, que teve como objetivo promover o debate para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em empresas públicas e privadas, estimulando o desenvolvimento de novas práticas da gestão de pessoas e da cultura organizacional, teve como tema, o Fortalecimento da Equidade de Gênero no Mundo do Trabalho. Pela  manhã, foi feita a abertura oficial do evento, seguida pelo painel Trabalho, Autonimia e Empoderamentoda Mulher, e pela plenária.

Durante a tarde, o tema do debate foi Combate a Violência Contra as Mulheres: Uma Responsabilidade de Todos e Todas, que contou com a palestra de Ana Carolina Querino, do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem); e da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, da SPM da Presidencia da Republica.

Após as palestras, foi exibido o filme Dias e Noites, seguido por um debate. A Coordenadora da Mulher da Prefeitura do Recife, Juliana César, participou do debate, que foi mediado pela jornalista Graça Araújo, e contou com a participação da atriz protagonista do filme, Nara Sheneider; da Coordenadora do Centro de Referência Clarisse Lispector em Pernambuco, Raquel Esteves; da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Cristina Buarque; e da Diretora do Departamento de Polícia da Mulher da Polícia Civil de PE, Lenise Valentin.

Para avançarmos com a Lei Maria da Penha, é preciso que continue essa estruturação sistemática de enfrentamento, baseada na integração dos serviços, e atuando sempre juntos com os Centros de Referencias e parceiros para que haja uma maior integração e fortalecimento, afirmou a Coordenadora da Mulher, Juliana César, que frisou. Temos uma demanda de atendimento as vezes maior, pois muitas mulheres de outras cidades do Estado nao tem onde recorrer e são acolhidas nos Centros de Referencia do Recife. É preciso que haja mais Centros de Referências nas outras cidades. Juliana Cesar terminou o debate falando sobre a importancia do evento. É muito válido que haja atividades como esta, com selo Pró-Equidade de Gênero possibilitando a discussão e apontando instrumentos que norteiam como dar suporte às mulheres, e como ampliar nossa rede para atendermos as novas demandas, finalizou Juliana.    

O evento foi o primeiro de um total de seis que as instituições parceiras promoverão pelo país para discutir o tema. 

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe presidente nacional do PT
- Prefeitura do Recife lança o programa BPC na Escola
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas
- Curso capacita servidores sobre responsabilidade fiscal
- Servidores municipais recebem salários nesta sexta
- Feirinhas retomam funcionamento neste fim de semana
- Prédio da PCR recebe moderna plataforma de acesso para cadeirantes
- Câmara homenageia Guarda Municipal pelos 117 anos de serviços prestados à Cidade
- João da Costa prestigia inauguração de escritório da Apex em Pernambuco
- Guarda Municipal do Recife festeja seus 117 anos
- Festa marca aniversário da Guarda Municipal do Recife
- João da Costa e ministro Edson Santos assinam convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeito recebe visita do ministro Edson Santos
- PCR assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeitura paga até sexta-feira o auxílio-moradia de fevereiro
- João da Costa prestigia assinatura de acordo para construção de estaleiro em Suape
- Prefeitura assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- PCR realiza mobilização para atividades ligadas ao Mês da Mulher
- Guarda Municipal do Recife comemora 117 anos
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos


Enviar    Imprimir