Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

FUNDAÇÃO DE CULTURA DA CIDADE DO RECIFE COMEMORA 30 ANOS

No dia 26 de abril, a Fundação de Cultura Cidade do Recife completou 30 anos e, para comemorar o seu aniversário, a Prefeitura do Recife desenvolverá atividades ao longo de 2009 em homenagem a autarquia. Para começar as comemorações, a administração municipal lança um selo comemorativo que será usado durante todo o ano nos eventos culturais. Nesta quarta-feira (29), a Banda Sinfônica Cidade do Recife faz o seu concerto oficial especial com uma grande homenagem à Fundação. A idéia é que ao longo do ano a gente vá desenvolvendo ações como a criação da marca da Fundação, um livro sobre ela, uma homenagem aos servidores da casa e ações do Programa Multicultural com esta temática, explica a presidente da FCCR, Luciana Félix.

Instituída através da Lei 13.535, de 23 de abril de 1979, a Fundação de Cultura Cidade do Recife - FCCR - vincula-se à Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, e tem por objetivos principais e permanentes exercer, desenvolver e incentivar a política cultural do município; fortalecer o sentimento de cidadania e preservar o patrimônio cultural municipal e nacional, no âmbito da Cidade do Recife.

São funções institucionais da FCCR, entre outras: promover as expressões culturais em suas mais diversas formas; incentivar, produzir e patrocinar eventos e programas junto às comunidades; incentivar a produção artística e literária; ampliar a participação comunitária no processo de formação das cadeias produtivas da cultura; desenvolver ações permanentes voltadas para uma política de inclusão, que contemple todos os segmentos sociais, a fim de que possam não apenas fruir, mas também produzir bens culturais.

Duas diretorias são as responsáveis pelo desenvolvimento de políticas culturais entre os segmentos e equipamentos culturais: a de Descentralização e Desenvolvimento Cultural e a de Gestão de Equipamentos. A primeira tem sob sua direção as gerências de Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Literatura e Editoração, Audiovisual, Formação Cultural, além do Programa Multicultural. A segunda está subdividida nas gerências de Museus, Teatros e Bibliotecas que tratam de toda a infra-estrutura do Museu Murillo La Greca, das Bibliotecas de Casa Amarela e Afogados, dos teatros do Parque e Barreto Júnior e do Complexo Cultural Pátio de São Pedro composto pelo Centro de Formação em Artes Visuais, Centro de Design, Mamam do Pátio, Museu de Arte Popular, Memorial Luiz Gonzaga e Memorial Chico Science.

Matérias Relacionadas
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos nesta quarta
- Festival Internacional de Dança recebe propostas
- Bibliotecas municipais exibem filmes
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos no dia 13
- Zeca Viana se apresenta no projeto Estação Arte
- Filme é lançado nacionalmente no VI Panorama Recife de Documentários
- PCR lança Ciclo 2009 do Programa Multicultural
- Confira programação do Pátio neste fim de semana
- Curso de pintura para crianças e adolescentes no Murillo La Greca
- Zeca Viana abre Estação Arte 2009
- Panorama Recife de Documentários altera exibição de filme
- Programa Multicultural realiza oficinas rápidas no Pátio de São Pedro
- Contos infantis encantam alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano
- Multicultural lança ciclo de oficinas para 2009
- Recife recebe 15º Festival Nacional da Seresta
- Prefeito do Recife inaugura primeiro ponto de leitura do país
- Concertos Noturnos apresenta Pixinguinha Sinfônico Popular
- Espaços de leitura municipais exibem cinema gratuito
- VI Panorama Recife de Documentários movimenta cinemas
- Dia do Trabalhador é comemorado com homenagem a Pixinguinha


Enviar    Imprimir