Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

VI PANORAMA RECIFE DE DOCUMENTÁRIOS MOVIMENTA CINEMAS

Uma semana após o sucesso de público e crítica do Cine PE, a cidade continua respirando cinema. Desta segunda (04) a sexta-feira (08), a Prefeitura do Recife, através da gerência de Audiovisual da Fundação de Cultura, realiza o VI Panorama Recife de Documentários, nos cinemas municipais do Parque e Apolo.

Ao todo, serão exibidos nos dois cinemas 50 títulos recentes da produção nacional de documentários, entre curtas, médias e longas-metragens produzidos em Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Brasília, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além de produções dos Estados Unidos e França. “A idéia é que traçar um panorama do cinema. A gente tenta mostrar o que está sendo produzido em Pernambuco e no Brasil com um espectro mais amplo possível”, explicou o gerente de Audiovisual da Prefeitura do Recife, Ernesto Barros.

Este ano, o Panorama terá uma mostra especial sobre os dez anos da produtora Página 21 e contará com a participação dos cineastas Amaro Filho e Fernando Spencer em debate após a exibição dos filmes. Na mostra de longas-metragens, no Cinema do Parque, três documentários inéditos no Recife: O Aborto dos Outros, Musicagem e Linha de Montagem. Todos os dias, a primeira sessão começa às 14h e a última às 20h, sempre com a exibição de curtas, medias e longa-metragens, com as noites sempre dedicadas aos longas.

Com direção de Carla Gallo, o polêmico O Aborto dos Outros dividiu a opinião do público. O filme registra depoimentos de mulheres que fizeram o aborto, desde adolescentes até vítimas de estupro, ou por aconselhamento médico. Para a estudante de administração, Sara Lucena, da Madalena, o aborto não deve ser banalizado. “Acho que o filme reforça a questão do aborto, que não pode ser feito de maneira precipitada”.

No Parque, os ingressos custam R$ 1,00. No Apolo, toda a programação é gratuita, com os espectadores podendo retirar os convites meia hora antes de cada sessão. Na segunda-feira (04), a programação do cinema Apolo, depois da mostra dos curtas que iniciou às 14h, apresentou às 16h o média metragem Memórias Finais da República de Fardas, do diretor Gabriel F. Marinho. O filme aborda, 25 anos depois da maior campanha cívica que o Brasil já presenciou as percepções e versões dos habitantes do Distrito Federal, que lutavam por eleições diretas. Há depoimentos de alguns militares, entre eles o general Newton Cruz.

Às 18h, o longa documentário L.A.P.A , de Cavi Borges e Emílio Domingues, mostrou o universo do hip hop e o cotidiano de quem busca sobreviver de música no Brasil, tudo ambientado no tradicional bairro da Lapa carioca. Encerrando a primeira noite do Panorama, A Máquina da Morte Khmer Vermelho, filme francês do diretor Rithy Pahn, abrdou o regime de Khmer Vermelho, entre 1974 e 1979, onde cerca de 20 mil pessoas foram aprisionadas, interrogadas, torturadas e executadas no centro de detenção S21, no coração de Phonom Penh.

Confira aqui programação completa.

Serviço:
Cinema do Parque | Rua do Hospício, 81, Boa Vista | (81) 3232-1556 ingressos R$ 1,00 Cinema Apolo | Rua do Apolo, 121, Bairro do recife | (81) 3232-2028 entrada franca.

Matérias Relacionadas
- Concertos Noturno apresenta Pixinguinha Sinfônico Popular
- Espaços de leitura municipais exibem cinema gratuito
- Dia do Trabalhador é comemorado com homenagem a Pixinguinha
- Núcleo da Cultura Afro-Brasileira promove lançamento de livros
- Prefeito do Recife inaugura primeiro Ponto de Leitura do País
- Pixinguinha recebe homenagem da PCR no 1º de Maio
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science
- Projeto municipal leva crianças ao teatro
- Festim estimula leitura infantil
- Confira programação do Pátio de São Pedro neste fim de semana


Enviar    Imprimir