Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR LANÇA CICLO 2009 DO PROGRAMA MULTICULTURAL

A Prefeitura do Recife lançou, nesta quarta-feira (06), com uma festa no Pátio de São Pedro, o Ciclo 2009 de Atividades Formativas do Programa Multicultural. A festa começou à tarde com oficinas de reciclagem, estética afro, fotografia e sanfona, e à noite houve shows com o Dj Baloo, Quadrilha Moderna Fuzarca, Coco Bongar e Josildo Sá.

A presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, representou o prefeito João da Costa na solenidade, abrindo oficialmente o Ciclo. “É com muito orgulho que estamos colocando mais uma etapa do Multicultural na rua, um programa que atua como vetor de desenvolvimento econômico e social, que estimula a produção cultural nos bairros, e revela, a cada ano, tantos talentos na cidade”, disse. O forrozeiro Josildo Sá, que conhece o Programa há alguns anos, falou da importância da iniciativa para a cidade. “A Prefeitura mostra, com essa iniciativa, que se preocupa com a cultura de qualidade, que vem do nosso povo e desperta a auto-estima de uma cidade”, declarou.

Para este ano, estão previstas 59 oficinas, com 50 h/a, distribuídas nas Rpa’s 2,3,4,5, e 6. “A oficinas do Ciclo serão realizadas de forma descentralizada e distribuídas nas microregiões do Recife. As modalidades e locais de realização são definidos por meio de diálogos com as comunidades, com o objetivo de despertar talentos artísticos e qualificar jovens e adultos para geração de trabalho e renda”, explica a presidente da FCCR, Luciana Félix. Estão previstos ainda os Mercados Multiculturais, um em cada RPA, para exposição e venda dos produtos das oficinas e de artesãos locais, apresentações de grupos culturais, bandas musicais e artistas do cenário local.

As aulas na RPA 2, Zona Norte da cidade, composta por 17 bairros, já começaram com 15 oficinas de arte e cultura gratuitas. Na grade, estão cursos de artesanato, confecção de instrumentos, souvenir em biscuit, desenho e pintura, grafitagem, estética afro, reciclagem, serigrafia, teatro, música e técnica vocal. A montagem das oficinas obedeceu a um processo de diálogo entre a Prefeitura do Recife e as comunidades. Delegados temáticos de cultura e regionais do Orçamento Participativo, produtores, artistas, ex-alunos e moradores de cada comunidade construíram, junto com o Multicultural e as gerências de cada um dos segmentos culturais da FCCR, a programação e o cronograma. O critério para participar das aulas é ter mais de 14 anos e, prioritariamente, pertencer à comunidade.

Pronasci - No mês de junho, o Multicultural, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizará oficinas de capacitação profissional na área da cultura para 900 jovens, entre 15 e 25 anos, dos bairros de Santo Amaro, Coque, Ibura e Iputinga, localidades que apresentam altos índices de violência. O trabalho tem como objetivo a elevação da auto-estima dos alunos, geração de oportunidades de emprego e renda e com inserção no mercado de trabalho. Serão 32 turmas de 50 h/a nas áreas de dança, literatura, teatro, vídeo, pintura, estética, serigrafia, entre outras, e 4 cursos de 450 h/a nas áreas de música, fotografia, audiovisual e literatura. O projeto também oferecerá conteúdos sobre língua portuguesa, matemática e formação cidadã.

Além disso, um curso de Restauração vai recuperar fachadas de 50 imóveis do bairro de Santo Amaro com participação de jovens entre 18 e 29 anos, de localidades de baixa renda. A meta é que, no prazo de seis meses após o término dos trabalhos, pelo menos 30% dos jovens estejam inseridos no mercado de trabalho da construção civil. O curso terá 1.060 h/a e está dividido em três etapas: conceitos teóricos de Patrimônio e Cultura, Artes e Arquitetura, Desenho, Matemática Básica, Português e Técnicas Construtivas; aulas práticas em Alvenaria, Cantaria, Serralharia, Pintura, Carpintaria; e aulas práticas de restauração de fachadas.

Matérias Relacionadas
- Confira programação do Pátio neste fim de semana
- Curso de pintura para crianças e adolescentes no Murillo La Greca
- Zeca Viana abre Estação Arte 2009
- Panorama Recife de Documentários altera exibição de filme
- Programa Multicultural realiza oficinas rápidas no Pátio de São Pedro
- Contos infantis encantam alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano
- Multicultural lança ciclo de oficinas para 2009
- Recife recebe 15º Festival Nacional da Seresta
- Prefeito do Recife inaugura primeiro ponto de leitura do país
- Concertos Noturnos apresenta Pixinguinha Sinfônico Popular
- Espaços de leitura municipais exibem cinema gratuito
- VI Panorama Recife de Documentários movimenta cinemas
- Dia do Trabalhador é comemorado com homenagem a Pixinguinha
- Núcleo da Cultura Afro-Brasileira promove lançamento de livros
- Prefeito do Recife inaugura primeiro Ponto de Leitura do País
- Pixinguinha recebe homenagem da PCR no 1º de Maio
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio


Enviar    Imprimir