Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

DIA DO TRABALHADOR É COMEMORADO COM HOMENAGEM A PIXINGUINHA

Mais de duas mil pessoas lotaram a área do Parque da Jaqueira onde a Prefeitura do Recife montou um palco para comemorar o Dia do Trabalhador, ontem, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Recife. A apresentação lançou nacionalmente a Série Pixinguinha, produzida pela Lume Arte (RJ) com patrocínio da administração municipal,  e contou com a presença do prefeito do Recife João da Costa, do ex-prefeito João Paulo e secretários municipais. O concerto foi dedicado à memória de um ex-músico da orquestra, Maviael Celestino, falecido na noite da quinta-feira.
 
João da Costa saudou todos os presentes e anunciou o lançamento de um Cd com Sinfônica a cada ano. “Este evento se consolidou trazendo de volta valores culturais, lançando um cd a cada ano com uma orquestra que está entre as melhores do país”, disse. Sobre a obra, a produtora responsável Lu Araújo falou do prazer de estar lançando a caixa com 3 discos da série especialmente no Dia do Trabalhador. “É uma grande honra porque estamos homenageando um grande trabalhador da cultura e da música brasileira graças a esta parceria com a Prefeitura do Recife”.
 
No concerto foi apresentado o repertório do cd Pixinguinha Sinfônico Popular, gravado pela OSR. A obra resgata orquestrações criadas por Pixinguinha entre 1930 e 1950, quando o maestro unia os naipes tradicionais de uma Orquestra Sinfônica aos metais e palhetas das iniciais Big Bands. A aposentada Cristina Alves, marca presença todos os anos no Concerto do Trabalhador, mas o deste ano, para ela, teve uma emoção especial. “Ouvir Pixinguinha é um grande prazer para os ouvidos de qualquer pessoa e neste cenário, num dia como este, fica mais especial ainda”, declarou.
 
Fugindo um pouco do repertório do Cd, a orquestra executou ainda outros clássicos do compositor como Carinhoso que, com arranjo sinfônico, ficou ainda mais emocionante. “Esta música nos remete só a coisas boas e belas lembranças e assim, com a Sinfônica a música ficou ainda mais rica”, disse a empresária Samantha Santos.Ao final da apresentação houve a tradicional queima de fogos.

Matérias Relacionadas
- Núcleo da Cultura Afro-Brasileira promove lançamento de livros
- Prefeito do Recife inaugura primeiro Ponto de Leitura do País
- Pixinguinha recebe homenagem da PCR no 1º de Maio
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science
- Projeto municipal leva crianças ao teatro
- Festim estimula leitura infantil
- Confira programação do Pátio de São Pedro neste fim de semana
- PCR apresenta projeto do Memorial Chico Science
- Ano da França no Brasil é aberto oficialmente
- Programação:


Enviar    Imprimir