Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

RECIFE INICIA CICLO DE ENCONTROS DO PROJETO 100 CITTÀ
00:00 Quinta-feira, 7 de Maio de 2009

Teve início, na manhã desta quinta-feira (07), no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem, o seminário do projeto 100 CITTÀ (100 Cidades), acordo de cooperação entre a Itália e países da América Latina, que visa à troca de experiência entre profissionais dos diversos países envolvidos e o financiamento de programas de inclusão social em cem cidades brasileiras. O 100 CITTÀ: Itália-América Latina pretende realizar ações em todas as regiões do País com várias temáticas, como infância e juventude, direitos das mulheres, política de habitação, transporte urbano, saneamento básico, água e lixo. O Recife é parceiro do 100 CITTÀ na realização de iniciativas voltadas para inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.

A abertura do encontro contou com a presença do diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social, Roberto Trevas, e do representante da Secretaria de Turismo Roberto Brito. O evento foi conduzido pela titular da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife, Juliana César, que ressaltou a importância da cidade integrar a rede de cooperação do projeto. “Na época em que foram criados os serviços de proteção à mulher no Recife, a discussão sobre a violência ainda não existia de forma tão forte”, explicou Juliana. Segundo ela, hoje a PCR calcula cerca de 50 mil atendimentos realizados. “Temos uma longa história e queremos passar para uma nova fase, que é o apoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É uma idéia antiga que poderá ser concretizada da melhor maneira, em parceria com profissionais de outros países”, falou Juliana César, dando as boas vindas a uma platéia formada por representantes das províncias italianas de Turim, Milão, Alessandria e Collegno, além das cidades de Pergamino e Rosário, na Argentina . Também estavam presentes profissionais das cidades brasileiras de Contagem, Teofilo Ontoni e Belo Horizonte (MG); e Santos e Araraquara (SP), que também receberão financiamento para realização de projetos na mesma área.

Este seminário é o primeiro de outros encontros previstos. O objetivo é coletar as práticas de sucesso realizadas pelos profissionais envolvidos, definir as responsabilidades de cada instituição parceira e discutir a gestão de recursos. O seminário termina no sábado (09) com as visitas técnicas que o grupo de trabalho fará, às 09h30, às instalações da ONG Cidadania Feminina, localizada no Córrego do Euclides (rua Amoz nº 120, Córrego do Euclides – Alto José Bonifácio fone 3268.9582), e ao Centro de Referência Clarice Lispector, situado na Rua Bernardo Guimarães, nº 470, Boa Vista (fone 3231.2415).


O idealizador - Também presente no Seminário 100 CITTÀ: Itália-América latina, o idealizador do projeto, Alberto Tridente, não conseguia esconder o orgulho. Tridente, que mantém uma longa história de amor com o Brasil, conta, feliz, que o projeto já conseguiu a adesão de mais de 250 entidades italianas e brasileiras. “Agora, não me meto mais. Sou apenas um porteiro. Facilito a passagem e o encontro das pessoas. Agora é com eles”, contou se referindo aos técnicos que começavam a ocupar as cadeiras da sala do Hotel Marante.

Alberto Tridente foi operário de fábrica na província de Turim, na Itália. Passou a fazer parte do movimento sindicalista e sempre trabalhou em causas sociais. Iniciou a vida política e veio a primeira vez ao Brasil quando a Fiat montou sua primeira fábrica em Betim (MG). Participou da greve do ABC, quando conheceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém relação amigável até hoje. Tridente conta que um encontro com Lula, em 2002, na presença do prefeito de Turim, foi o ponta-pé inicial para a idealização do projeto. “Perguntei: o que você precisa, presidente, para ajudar no seu governo? e Lula respondeu: projetos de inclusão social. Foi aí que nasceu o 100Cidades”.

Saiba mais sobre o 100 CITTÀ clicando aqui

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe presidente nacional do PT
- Prefeitura do Recife lança o programa BPC na Escola
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas
- Curso capacita servidores sobre responsabilidade fiscal
- Servidores municipais recebem salários nesta sexta
- Feirinhas retomam funcionamento neste fim de semana
- Prédio da PCR recebe moderna plataforma de acesso para cadeirantes
- Câmara homenageia Guarda Municipal pelos 117 anos de serviços prestados à Cidade
- João da Costa prestigia inauguração de escritório da Apex em Pernambuco
- Guarda Municipal do Recife festeja seus 117 anos
- Festa marca aniversário da Guarda Municipal do Recife
- João da Costa e ministro Edson Santos assinam convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeito recebe visita do ministro Edson Santos
- PCR assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeitura paga até sexta-feira o auxílio-moradia de fevereiro
- João da Costa prestigia assinatura de acordo para construção de estaleiro em Suape
- Prefeitura assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- PCR realiza mobilização para atividades ligadas ao Mês da Mulher
- Guarda Municipal do Recife comemora 117 anos
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos


Enviar    Imprimir