Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assuntos Jurídicos

DIREITO DO CONSUMIDOR NAS RUAS CHEGA AO FIM COM ATIVIDADE NA PCR

Depois de um ano atendendo pessoas em diversas comunidades carentes do Recife, o Projeto Direito do Consumidor nas Ruas chega ao final, nesta sexta-feira (22), com grande atividade no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife. Mesas foram montadas em frente aos elevadores e uma equipe de 12 pessoas estava pronta para tirar dúvidas dos servidores municipais e populares quanto à proteção e defesa de quem compra ou adquire um produto ou serviço.

Creio que plantamos uma semente neste um ano de atividade. Fazer com que as pessoas se sintam cidadãs e reivindiquem seus direitos, não é uma tarefa fácil, mas o saldo é bastante positivo”, conta a presidente da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon), Rosana Grinberg, idealizadora do projeto. O Direito do Consumidor nas Ruas é uma iniciativa da Adecon, com financiamento do Ministério da Justiça e apoio da Prefeitura do Recife, através do Procon da cidade.

Foram realizados um total de 23 ações em diversos pontos do Recife e Região Metropolitana. A comunidade de Entra Apulso, Vila Arraes, Torreão e Nova Descoberta fizeram parte do roteiro da equipe que chegavam às comunidades com palestras e atendimento individualizado. “Foram abertos cerca de 360 processos de reclamações, a grande maioria contra empresas de telefonia, bancos, financeiras e lojas”, afirmou a assessora jurídica do Procon Recife, Adoleide Folha.

Adoleide conta que é comum as pessoas se surpreenderem com os direitos que possuem e fazem parte do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. “Eles não sabem, por exemplo, sobre a responsabilidade solidária que as lojas têm quanto vende um produto viciado (que não funciona). Se não houver assistência técnica em Recife de um determinado produto, a loja é obrigada a trocar ou devolver o dinheiro”, instrui.

Surpresa também foi a reação da aposentada Adna Souza ao ser atendida pelo Projeto Direito do Consumidor nas Ruas no hall da Prefeitura. Adna saiu do atendimento com audiência de conciliação marcada para o início do próximo mês. “Nunca pensei que fosse tão fácil e que seria tão bem atendida”, comemorou a aposentada, que agora tem esperança de resolver uma cobrança indevida feita por uma empresa.

Matérias Relacionadas
- Procon promove curso sobre direitos do consumidor
- Direito do Consumidor é tema de ação na Estação Recife
- Metrô recebe Projeto Direito do Consumidor nas Ruas
- Procon Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas em abril
- Procon inscreve para curso sobre Direitos do Consumidor
- Procon abre inscrições para o curso Direitos do Consumidor
- Novos procuradores municipais participam de palestra
- Novos procuradores municipais tomam posse
- Procon-Recife participa de ação nesta sexta
- Ricardo Soriano prestigia posse dos novos dirigentes do TRT
- Procon divulga lista das empresas mais reclamadas
- Secretário de Assuntos Jurídicos recebe membros da OAB/PE
- Procon-Recife fornece balanço de 2008
- Procon-Recife encerra curso de Consumo Sustentável
- João Paulo lança Portal Lei Municipal Online
- Procon-Recife orienta consumidores sobre venda casada
- Secretário de Assuntos Jurídicos prestigia lançamento de revista no TJPE
- Procon inicia curso sobre Consumo, Meio Ambiente e Cidadania
- Curso de Capacitação em Consumo começa nesta segunda
- Procon abre inscrições para capacitação em consumo


Enviar    Imprimir