Assuntos Jurídicos     Direito do Consumidor nas Ruas chega ao fim com atividade na PCR Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Assuntos Jurídicos

DIREITO DO CONSUMIDOR NAS RUAS CHEGA AO FIM COM ATIVIDADE NA PCR

Lú Streithorst
Projeto Direito do Consumidor nas Ruas
Lú Streithorst
Equipe foi formada por 12 pessoas

Depois de um ano atendendo pessoas em diversas comunidades carentes do Recife, o Projeto Direito do Consumidor nas Ruas chega ao final, nesta sexta-feira (22), com grande atividade no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife. Mesas foram montadas em frente aos elevadores e uma equipe de 12 pessoas estava pronta para tirar dúvidas dos servidores municipais e populares quanto à proteção e defesa de quem compra ou adquire um produto ou serviço.

Creio que plantamos uma semente neste um ano de atividade. Fazer com que as pessoas se sintam cidadãs e reivindiquem seus direitos, não é uma tarefa fácil, mas o saldo é bastante positivo”, conta a presidente da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon), Rosana Grinberg, idealizadora do projeto. O Direito do Consumidor nas Ruas é uma iniciativa da Adecon, com financiamento do Ministério da Justiça e apoio da Prefeitura do Recife, através do Procon da cidade.

Foram realizados um total de 23 ações em diversos pontos do Recife e Região Metropolitana. A comunidade de Entra Apulso, Vila Arraes, Torreão e Nova Descoberta fizeram parte do roteiro da equipe que chegavam às comunidades com palestras e atendimento individualizado. “Foram abertos cerca de 360 processos de reclamações, a grande maioria contra empresas de telefonia, bancos, financeiras e lojas”, afirmou a assessora jurídica do Procon Recife, Adoleide Folha.

Adoleide conta que é comum as pessoas se surpreenderem com os direitos que possuem e fazem parte do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. “Eles não sabem, por exemplo, sobre a responsabilidade solidária que as lojas têm quanto vende um produto viciado (que não funciona). Se não houver assistência técnica em Recife de um determinado produto, a loja é obrigada a trocar ou devolver o dinheiro”, instrui.

Surpresa também foi a reação da aposentada Adna Souza ao ser atendida pelo Projeto Direito do Consumidor nas Ruas no hall da Prefeitura. Adna saiu do atendimento com audiência de conciliação marcada para o início do próximo mês. “Nunca pensei que fosse tão fácil e que seria tão bem atendida”, comemorou a aposentada, que agora tem esperança de resolver uma cobrança indevida feita por uma empresa.

- Procon promove curso sobre direitos do consumidor
- Direito do Consumidor é tema de ação na Estação Recife
- Metrô recebe Projeto Direito do Consumidor nas Ruas
- Procon Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas em abril