Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

PROCON

DIREITO DO CONSUMIDOR É TEMA DE AÇÃO NA ESTAÇÃO RECIFE

Depois de percorrer diversas comunidades do Recife e Região Metropolitana, o Projeto Direito do Consumidor nas Ruas visitou, na manhã desta sexta-feira (08), a Estação Central do Metrô do Recife. A ação, que tem o intuito de tirar dúvidas e informar aos cidadãos sobre os seus direitos enquanto consumidor, é uma iniciativa da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Procon-Recife. As mesas montadas perto das catracas de entrada chamaram a atenção do público, que chegou a fazer fila para receber atendimento dos 13 profissionais que foram mobilizados para realização da atividade.

Segundo a assistente jurídica do Procon-Recife e supervisora do projeto, Adoleide Folha, as maiores reclamações feitas são relativas a empresas de telefonia, companhia energética e serviços bancários, mas queixas sobre produtos viciados (aqueles que apresentam defeitos de funcionamento) também ocupam lugar de destaque na lista dos problemas mais comuns. Esse foi o caso do operário da construção civil, Gilvam Ferreira Freira, de 37 anos, morador do bairro de Campo Grande, que se dirigiu à estação do metrô com o intuito de receber informações. Gilvam comprou uma furadeira que deixou de funcionar no primeiro dia de uso, voltou à loja onde comprou o equipamento para fazer a reclamação, mas o estabelecimento se negou a trocar o produto. O operário saiu de lá, com uma reclamação prévia nas mãos, que dá a loja o prazo de 15 dias para solucionar o problema (trocar o produto ou fazer a devolução do dinheiro), caso contrário seu Gilvam poderá entrar com uma reclamação formal e uma audiência judicial será marcada. O sentimento de indignação foi substituído pela satisfação de poder resolver o caso sem nenhum prejuízo. “O segredo é ter informação, assim podemos correr atrás dos nossos direitos”, afirmou.

O pensamento de Gilvam coincide com o de Adoleide Folha. A assistente jurídica, que esteve presente nas outras 22 ações feitas desde agosto do ano passado, em diversas regiões da cidade e Região Metropolitana, não esconde o orgulho pelo sucesso do projeto que chega ao final ainda este mês, quando acontece a última intervenção. “Plantamos a semente da informação. E isso faz uma diferença enorme na vida dessas pessoas, com o projeto elas passaram a saber para onde se dirigir e onde podem conseguir ajuda para resolver seus problemas. Isso é cidadania, esperamos que a informação não pare nelas, que elas repassem para mais e mais pessoas”, conta Adoleide.

A última ação do Projeto Direito do Consumidor nas Ruas acontecerá no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no dia 22 de maio, das 9h30 às 13h. Na ocasião, além do atendimento ao público, que será realizado no hall de entrada do prédio, serão ministradas palestras no auditório Capiba, localizado no 15° andar, com os temas Direito do Consumidor, Cidadania e Orçamento Doméstico.

Matérias Relacionadas
- Metrô recebe Projeto Direito do Consumidor nas Ruas
- Procon Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas em abril
- Procon inscreve para curso sobre Direitos do Consumidor
- Procon abre inscrições para o curso Direitos do Consumidor
- Novos procuradores municipais participam de palestra
- Novos procuradores municipais tomam posse
- Procon-Recife participa de ação nesta sexta
- Ricardo Soriano prestigia posse dos novos dirigentes do TRT
- Procon divulga lista das empresas mais reclamadas
- Secretário de Assuntos Jurídicos recebe membros da OAB/PE
- Procon-Recife fornece balanço de 2008
- Procon-Recife encerra curso de Consumo Sustentável
- João Paulo lança Portal Lei Municipal Online
- Procon-Recife orienta consumidores sobre venda casada
- Secretário de Assuntos Jurídicos prestigia lançamento de revista no TJPE
- Procon inicia curso sobre Consumo, Meio Ambiente e Cidadania
- Curso de Capacitação em Consumo começa nesta segunda
- Procon abre inscrições para capacitação em consumo
- Procon-Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas
- Prefeito recebe visita da desembargadora do TRT 6ª Região


Enviar    Imprimir