Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

PCR CONSCIENTIZA CRIANÇAS DO PETI SOBRE MEIO AMBIENTE E DENGUE

Crianças e adolescentes que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vão conhecer, nesta quarta-feira (27), formas de ajudar, no dia-a-dia, a preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar da comunidade onde moram. A Prefeitura do Recife reunirá uma turma de 60 meninos e meninas ligados ao PETI para conscientizá-los sobre o descarte correto do lixo, a limpeza dos canais da cidade e a prevenção à dengue. O encontro será realizado, às 14h, no Núcleo do PETI, no bairro do Torreão, e conta com a participação da Secretaria de Saúde, da Emlurb e da autarquia Sanear.

Para trabalhar os temas de forma mais dinâmica, o grupo será dividido em três turmas, cada uma com um assunto diferente. O tema meio ambiente será abordado por agentes sócio-ambientais da Emlurb que falarão sobre a importância da participação da população na limpeza das ruas e canais. Ainda será apresentado o vídeo educativo “O meio ambiente começa no meio da gente”. Além disso, as crianças aprenderão a maneira correta de separar os recicláveis, assim como, quais os dias que o lixo deve ser colocado na rua para a remoção e os transtornos que os resíduos mal-acondicionados podem trazer.

A prevenção contra os focos de dengue é outra temática a ser abordada na atividade. Para tanto, agentes de saúde exibirão o vídeo “Xô dengue” que mostra o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, os sintomas da enfermidade e dicas para evitar o surgimento de focos da doença como pneus velhos, garrafas e vasos de plantas. A outra turma será coordenada pela Sanear que tratará sobre o uso inteligente da água e como funciona o sistema sanitário nas ruas da comunidade. Também será mostrado às crianças o prejuízo causado pelo derrame irregular de esgoto.

Ao término das apresentações das equipes da Prefeitura, cada grupo desenvolverá uma atividade (desenhos, pintura, ensaio de uma peça) sobre os temas estudados. Em seguida, as três turmas se reunirão para apresentar o conteúdo produzido em sala de aula e trocar experiências de forma integrada. Segundo a articuladora social da Emlurb, Angélica Magalhães, a intenção é transformar as crianças em multiplicadores junto a familiares, vizinhos e amigos. “Este público é estratégico para o tipo de ação que estamos desenvolvendo. Além de estarem numa faixa etária que facilita o aprendizado, essas crianças e adolescentes têm um apelo diferenciado junto às pessoas”, explica.

Matérias Relacionadas
- Jardim Botânico recebe prêmio por serviços prestados ao Meio Ambiente
- Alunos plantam novas mudas no Sítio Trindade
- Comam autoriza o projeto de resgate do Fosso do Forte Real
- Prefeitura do Recife contará com agenda ambiental
- Jardim Botânico comemora Dia da Árvore
- Nova sede da Dirmam vai abrigar novos concursados
- Atletas olímpicas plantam árvores em Boa Viagem
- Diretoria de Meio Ambiente capacita profissionais
- Alunos sensibilizam servidores sobre preservação ambiental
- Crianças votam pela preservação ambiental
- Alunos de Jardim São Paulo dão lição sobre meio ambiente
- Projeto trabalha preservação e meio ambiente com alunos
- Alunos do Cajueiro ensinam a preservar o meio ambiente
- Aberto I Simpósio Nacional sobre Erosão Costeira
- Campanha ambiental incentiva coleta seletiva em Boa Viagem
- Projeto ensina crianças a preservar o meio ambiente
- Crianças aprendem sobre meio ambiente brincando
- Prefeitura regulamenta 18 ZEPAs no Recife
- Alunos participam de caminhada em defesa do meio ambiente
- Diretoria de Meio Ambiente do Recife passa a atuar como polícia ambiental


Enviar    Imprimir