Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DE JARDIM SÃO PAULO DÃO LIÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE

Diversão e cidadania. As duas palavras traduzem o clima encontrado na tarde desta quinta-feira (18), na Praça João XIII, em Jardim São Paulo. O espaço foi “invadido” por cerca de 100 crianças da Escola Municipal Manoel Rolim, que participaram de várias atividades lúdicas como jogos, gincanas e até uma peça teatral. Tudo com um só fim, a preservação do meio ambiente. As ações marcaram a conclusão do projeto Criança na Praça: Brincando e Aprendendo, no bairro da zona Oeste.

A animação foi iniciada por volta das 14h30 com uma dramatização sobre a preservação dos canais. Os atores eram os próprios alunos da unidade escolar que, vestidos de garis, mostraram para os colegas e vizinhos o quão importante é a limpeza do canal para a comunidade. “Jogar lixo no canal pode causar alagamentos e até doenças”, explicou Andreza Carla, aluna do 2º ciclo da Escola Manoel Rolim, e também uma das principais atrizes da peça.

A lição dada pelos alunos para a população do bairro não ficou restrita à questão dos canais. Outro grupo de crianças explicava sobre um assunto sério e de pouco conhecimento para muitas pessoas: as plantas tóxicas cultivadas em domicílios. Para facilitar o aprendizado, a garotada participou de um jogo de perguntas e respostas sobre as espécies que provocam males para a saúde.

Ainda foram trabalhados outros temas como coleta seletiva, água e o reaproveitamento dos materiais recicláveis, cada qual com uma dinâmica diferente e interativa. “Além de despertar a cidadania nessas crianças, pretendemos transformá-las em agentes multiplicadores. Agora, elas podem estimular pais, parentes e amigos a cuidar melhor de nosso ecossistema”, resume a coordenadora do projeto, Jane Cristina.

O Criança na Praça ainda visitará mais 3 escolas municipais do Recife. As próximas atividades serão desenvolvidas no mês da criança, em outubro. A meta é desenvolver atividades sócio-ambientais junto a 1.500 alunos na faixa etária dos 6 a 11 anos.

Saiba mais sobre o projeto - Esta é a quarta edição do Criança na Praça: Brincando e Aprendendo. O projeto oferece uma série de atividades lúdico-educativas como jogos, oficinas, trilhas e passeios, para a garotada da rede de ensino municipal, tendo como objetivo conscientizá-las sobre a preservação de nosso ecossistema.

Cinco temáticas serão trabalhadas junto à criançada: água, coleta seletiva, arborização, conservação de canais e reaproveitamento do lixo. Cada um destes temas é discutido durante dois dias, na sala de aula, com uma turma específica, sempre a partir de uma abordagem diferenciada. No terceiro dia, os grupos se reúnem na praça da comunidade e apresentam para vizinhos e colegas de escola o que foi aprendido durante as atividades do projeto.

 

Matérias Relacionadas
- Projeto trabalha preservação e meio ambiente com alunos
- Alunos do Cajueiro ensinam a preservar o meio ambiente
- Aberto I Simpósio Nacional sobre Erosão Costeira
- Campanha ambiental incentiva coleta seletiva em Boa Viagem
- Projeto ensina crianças a preservar o meio ambiente
- Crianças aprendem sobre meio ambiente brincando
- Prefeitura regulamenta 18 ZEPAs no Recife
- Alunos participam de caminhada em defesa do meio ambiente
- Diretoria de Meio Ambiente do Recife passa a atuar como polícia ambiental
- Representantes de religiões afro debatem meio ambiente
- Escola Ambiental Águas do Capibaribe recebe prêmio da CPRH
- Oficina discute meio ambiente e tradições religiosas com cultos afros
- Resumo da Conferência Municipal de Meio Ambiente é disponibilizado em CD
- Prefeitura distribui mudas na Semana do Meio Ambiente
- Moradores da Bomba do Hemetério aprendem a reaproveitar o lixo
- Caminhada ecológica chama atenção no Centro do Recife
- Recife celebra Dia Mundial da Água


Enviar    Imprimir