Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PREFEITURA DO RECIFE CONTARÁ COM AGENDA AMBIENTAL
00:00 Terça-feira, 31 de Março de 2009

A Prefeitura do Recife passará a contar com uma agenda especial. Ela tem por foco a redução na produção de resíduos sólidos e o uso racional dos recursos naturais, dentro da administração pública. Estamos falando da Agenda Ambiental na Administração Pública Municipal - A3P Recife, que foi apresentada nesta terça-feira (31), ao Conselho do Meio Ambiente do Recife – COMAM.

Entre as metas previstas na agenda estão a redução de 25% no consumo de água e energia; de 50% na produção de resíduos sólidos; a adoção de 100% de papel não clorado, além da redução de 20% no material de expediente e suprimentos de informática e, de 75% no uso de copos descartáveis. Segundo o diretor de Meio Ambiente do Recife, Mauro Buarque, este ano o trabalho será desenvolvido em oito secretarias municipais: Planejamento, Saúde, Educação, Governo, Cultura, Assuntos Jurídicos, Finanças e Turismo. “A cada mês implantaremos a agenda em uma secretaria. Até o final de 2010, todas as secretarias municipais estarão envolvidas na proposta”, explicou.

A agenda é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e foi instituída em 1999. Aqui no Recife, ela está sendo encabeçada pela Secretaria de Planejamento Participativo, por meio da Diretoria de Meio Ambiente – Dirmam. Sua proposta é a de promover a mudança de hábitos nos servidores municipais, de forma a construir uma nova cultura institucional para a inserção de critérios sócioambientais na administração municipal. Dentro dessa proposta, a agenda pretende promover a reflexão sobre os problemas e estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos.

Para a realização da agenda, será criada uma comissão gestora da A3P, composta por representantes de todas as secretarias municipais, que terá a missão de definir o roteiro para elaboração do diagnóstico dos problemas, bem como, de desenvolver as ações necessárias, além de acompanhar e avaliar os resultados a cada seis meses. A coordenação geral será da Secretaria de Planejamento Participativo, tendo a orientação da Dirmam. Além dos servidores municipais, também serão trabalhados os parceiros, fornecedores e visitantes.

A Agenda Ambiental terá cinco temas a serem trabalhados: resíduos sólidos, água, energia, comunicação e materiais. O objetivo é reduzir os percentuais de uso em todos esses itens, segundo o diretor de Meio Ambiente, Mauro Buarque. “A idéia é estimular pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença, na maneira como o município administra seus recursos naturais e o consumo interno de materiais. Por exemplo, na Dirmam já reduzimos em 90% o consumo de copos plásticos, com a adoção de canecas e garrafas plásticas. Isso não apenas reflete no orçamento municipal, como também, na produção de resíduos sólidos diminuindo a emissão de lixo”, destacou.

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global


Enviar    Imprimir