Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

JARDIM BOTÂNICO COMEMORA DIA DA ÁRVORE
00:00 Sexta-feira, 27 de Março de 2009

O Jardim Botânico do Recife encerrou, nesta sexta-feira (27), as comemorações pelo Dia da Árvore. Entre as ações realizadas, estão palestras, exibição de vídeos, debates, oficinas, plantio de mudas, teatro de mamulengo e trilhas extras. A iniciativa teve como público os alunos da rede municipal, privada e graduandos da UFPE e UFRPE.

O encerramento recebeu alunos de 5º a 8º série da rede privada de ensino. Inicialmente, foi apresentado o filme “Os guardiões da Mata Atlântica”, mostrando os biomas e seu desenvolvimento na Mata. Logo após, a palestra “Influência dos nomes de árvores nas localidades do Recife”, proferida pelo sociólogo Antônio Bezerra, contou um pouco da história do Recife. Os estudantes interagiram lembrando os nomes de árvores que influenciaram a nomenclatura de alguns bairros como Mangueira, Tamarineira e Coqueiral.

Antônio Bezerra destacou ainda a necessidade de preservação do meio-ambiente, assim como do espaço construído pela sociedade. “É necessário usar de maneira coerente todos os espaços, para que outras pessoas possam usar no futuro”, afirmou. A apresentação visou à conscientização dos participantes e teve a participação deles na abordagem da educação ambiental, propiciando maiores informações a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida.

Segundo a professora Maria de Lourdes, todos os anos a escola leva os alunos ao Jardim Botânico, apostando em outras formas de aprendizagem. “Trazemos os alunos aqui porque acreditamos que este tipo de iniciativa gera maior conservação e diminui os efeitos das agressões ao meio-ambiente”, falou a professora. Para a aluna Emanuele Maria Silva, de 11 anos, 6º série, a atividade favorece a transformação das pessoas. “Com o que aprendemos hoje mudamos nossa visão ambiental e sua importância, aprendemos a cuidar do planeta e que se desmatarmos ou jogarmos lixo onde não se deve acabamos com tudo”, disse.

De acordo com Antônio Bezerra, a maior importância desta forma de ensinamento é o processo de mudança de hábito e comportamento mesmo que a longo prazo. “Com certeza, os conhecimentos adquiridos se efetivarão. Eles colocarão em prática e repassarão as informações recebidas aos familiares e colegas”, finalizou o palestrante.

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global


Enviar    Imprimir