Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

JARDIM BOTÂNICO RECEBE PRÊMIO POR SERVIÇOS PRESTADOS AO MEIO AMBIENTE
00:00 Sexta-feira, 22 de Maio de 2009

Em 2009, o Jardim Botânico do Recife (JBR) completa 40 anos de existência e, juntamente com as comemorações pelo aniversário do espaço, a Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, recebe o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, da Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). O projeto “Jardim Botânico Reformado, Ampliado e Acessível”, foi contemplado em duas categorias: Responsabilidade Social e Destaque Florestal. A entrega será no mês de junho.

O prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer as personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes em prol do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida no Estado. O projeto de revitalização do JBR, concluído em outubro de 2008, foi um investimento de R$ 1,4 milhão que contemplou desde a recuperação dos espaços e adequações para acessibilidade, até a inclusão de novas áreas como os jardins Sensorial e Ecumênico.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente do Recife, Mauro Buarque, “este é um dos mais importantes prêmios na área ambiental e vem coroar os esforços da Prefeitura do Recife, por meio de reformas que foram realizadas no espaço, que têm o objetivo de garantir à população um local bem cuidado, além da duplicação da área de preservação e a criamos estrutura fundamental para o turismo ecológico e atividades de lazer para que todos possam usufruir com mais conforto”, afirma.

O prêmio foi criado em homenagem a João de Vasconcelos Sobrinho, professor, engenheiro agrônomo, ecólogo e um dos maiores estudiosos e autoridade da América Latina em Ecologia. Entre outras realizações, Vasconcelos Sobrinho foi um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pioneira na introdução da disciplina Ecologia Conservacionista. Ele criou também o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos e fundou a Estação Ecológica de Tapacurá.

Reforma – Criado no ano de 1960, a partir da reformulação do Parque Zoobotânico do Curado, o Jardim Botânico faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e da Botanic Gardens Conservation Internacional (BGCI). A inclusão do equipamento foi concedida depois de várias realizações nas áreas de pesquisa científica, conservação e educação ambiental.

As obras de ampliação e melhoria na infra-estrutura do Jardim Botânico do Recife, no Curado, Zona Oeste da Cidade, foram iniciadas pela Prefeitura do Recife em 2006. Inicialmente, o espaço contava com a área 10 mil hectares e não oferecia estrutura para visitação. Após dois anos, o local passou a ter novos canteiros, trilhas, lago e mais 15 hectares.

Outras novidades são um jardim sensorial, onde que pessoas com habilidades específicas possam compreender a biodiversidade do lugar, um jardim ecumênico, que tem 56 espécies de plantas em exposição e um orquidário.

O Jardim Botânico do Recife fica na BR-232, bairro do Curado, zona Oeste do Recife e pode ser visitado diariamente, das 08h Às 15h. Mais informações pelo telefone 3232.2529.

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global


Enviar    Imprimir