Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Serviços Públicos

PREFEITURA ORIENTA CRIANÇAS E JOVENS SOBRE CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

Na tarde desta quarta-feira (27), cerca de 60 crianças e adolescentes, entre sete e 15 anos, ligados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), participaram de uma ação promovida pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de conscientizá-los sobre o descarte correto do lixo, a limpeza dos canais da Cidade e a prevenção à dengue. Atividades educativas e lúdicas fizeram parte da atividade, realizada conjuntamente pela Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), Secretaria Municipal de Saúde e Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear), no Núcleo do PETI Casa da Amizade, bairro do Torreão, Zona Norte da Cidade.

A ação foi promovida com o objetivo de fazer com que estas crianças e jovens aprendam sobre como ajudar, no dia a dia, a preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar da comunidade onde moram. Segundo a articuladora social da Emlurb, Angélica Magalhães, a intenção é transformar as crianças em multiplicadores junto a familiares, vizinhos e amigos. “Nessa faixa etária, eles conseguem absorver melhor as coisas. E nós esperamos que eles ampliem o alcance dessas ações, levando para dentro de casa, para os amigos e adultos da comunidade, o que eles aprenderam aqui”, explicou. De acordo com Angélica, as temáticas já vinham sendo previamente abordadas ao longo da semana, para que os meninos e meninas se familiarizassem melhor com os assuntos. Ela informou que essa atividade faz parte de uma série de ações operacionais e educativas que estão sendo desenvolvidas na comunidade da Ilha do Joaneiro e proximidades, tendo como foco a limpeza do canal localizado na região e todas as situações relacionadas a isso.

As atividades começaram com uma dinâmica de socialização entre as crianças e a equipe. Logo após, elas foram divididas em três turmas, cada uma com um tema diferente, sendo orientada por uma equipe técnica específica. Todos receberam uma cartilha sobre a coleta seletiva, além de material informativo sobre todas as temáticas discutidas.

O tema meio ambiente foi abordado por agentes sócio-ambientais da Emlurb que falaram sobre a importância da participação da população na limpeza das ruas e canais. Além disso, foi exibido o vídeo educativo “O meio ambiente começa no meio da gente”. As crianças aprenderam a maneira correta de separar os recicláveis e quais os dias que o lixo deve ser colocado na rua para a remoção, além dos transtornos que os resíduos mal-acondicionados podem trazer. “Quando a gente trabalha essa questão dos canais e, principalmente, do lixo, evitamos que, mais à frente, esses canais transbordem e provoquem transtornos”, explicou Angélica Magalhães.

Já os agentes de saúde da PCR abordaram a prevenção contra os focos de dengue, com a exibição do vídeo “Xô dengue”, que mostra o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, os sintomas da enfermidade e dicas para evitar o surgimento de focos da doença. A outra turma, coordenada pela Sanear, tratou do uso inteligente da água e o funcionamento do sistema sanitário nas ruas da comunidade. Além disso, foi mostrado às crianças o prejuízo causado pelo derrame irregular de esgoto. Em seguida, as três turmas se reuniram para apresentar o conteúdo produzido em sala de aula, além de trocar experiências de forma integrada

Ao término das apresentações das equipes da Prefeitura, cada grupo desenvolverá uma atividade específica, como desenhos, pintura, ensaio de uma peça, criação de repentes, entre outros, sobre os temas estudados. A jovem Luciana de Lima, 13 anos, moradora da Ilha do Joaneiro, falou que agora conhece muito mais sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. “Eu acho muito importante isso pra gente, pois nos orienta sobre como ter cuidado com os canais, usar a água e preservar o nosso planeta”, disse.

Matérias Relacionadas
- PCR conscientiza crianças do PETI sobre meio ambiente e dengue
- Jardim Botânico recebe prêmio por serviços prestados ao Meio Ambiente
- Alunos plantam novas mudas no Sítio Trindade
- Comam autoriza o projeto de resgate do Fosso do Forte Real
- Prefeitura do Recife contará com agenda ambiental
- Jardim Botânico comemora Dia da Árvore
- Nova sede da Dirmam vai abrigar novos concursados
- Atletas olímpicas plantam árvores em Boa Viagem
- Diretoria de Meio Ambiente capacita profissionais
- Alunos sensibilizam servidores sobre preservação ambiental
- Crianças votam pela preservação ambiental
- Alunos de Jardim São Paulo dão lição sobre meio ambiente
- Projeto trabalha preservação e meio ambiente com alunos
- Alunos do Cajueiro ensinam a preservar o meio ambiente
- Aberto I Simpósio Nacional sobre Erosão Costeira
- Campanha ambiental incentiva coleta seletiva em Boa Viagem
- Projeto ensina crianças a preservar o meio ambiente
- Crianças aprendem sobre meio ambiente brincando
- Prefeitura regulamenta 18 ZEPAs no Recife
- Alunos participam de caminhada em defesa do meio ambiente


Enviar    Imprimir