Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

DIRIGENTES DE CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE O VÍRUS H1N1
00:00 Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009

Apesar de não haver registro de casos de gripe A (H1N1) na rede municipal de ensino, a Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (05), um trabalho de esclarecimento e prevenção direcionado às escolas e creches do Município, incluindo a rede conveniada. Para isso, foi elaborado um documento/circular assinado pelos secretários de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, e de Saúde, Gustavo Couto, que está sendo entregue a todos os dirigentes de escolas e coordenadores de creches, além dos diretores e gerentes da educação municipal.

As “Orientações para as unidades escolares sobre síndrome gripal” têm como base um protocolo produzido pelo Ministério da Saúde, enfatizando que a situação epidemiológica está sob controle, mas em estado de alerta. O documento também traz a relação dos telefones das unidades de saúde para encaminhamento das pessoas que apresentarem os sintomas graves que identificam a doença, como tosse constante, febre e dor de garganta.

Apesar de direcionada para toda a rede, a campanha de esclarecimento e alerta tem como alvo principal as crianças entre zero e cinco anos, pois fazem parte dos grupos de risco, ao lado de idosos e gestantes. Por este motivo, a PCR promoveu, nesta quarta-feira (05), no Centro Administrativo Pedagógico da Educação Municipal, na Ilha do Leite, um encontro de trabalho com as coordenadoras das 63 creches e representantes das escolas com turmas de pré-escolar (4 e 5 anos).

Participaram do evento o secretário de Educação, Cláudio Duarte, a gerente de Educação Infantil da pasta, Heise Aires, e a gerente de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde, Ana Antunes. Na ocasião, os dirigentes receberam orientações sobre a adoção de medidas preventivas no ambiente escolar e o que fazer no caso de suspeita da doença.

O secretário Cláudio Duarte voltou a afirmar que a situação é de alerta e de controle. “Estamos distribuindo esta nota/circular para que os dirigentes e os professores estejam preparados para identificar os casos suspeitos, possibilitando o bloqueio da transmissão da gripe”, ressaltou. Ele lembrou, entretanto, que não há indicação de se suspender as aulas. “Não temos casos concretos, pois os casos no Nordeste são poucos”, ressaltou, mandando uma mensagem de tranqüilidade aos pais dos alunos.

“Não há motivo para pânico, pois as medidas preventivas estão sendo tomadas”, lembrou Cláudio Duarte, citando como exemplos o reforço de 30% na quantidade de material de limpeza fornecido às escolas e o aumento das medidas de higienização na utilização da água e dos alimentos.

Marizélia Arruda, coordenadora da Creche Municipal Estrela da Manhã, na Imbiribeira, aprovou as medidas. “Cheguei aqui meio perdida e assustada, mas o encontro foi profissional e muito produtivo. Acho que agora estamos mais preparadas para fazer a nossa parte”, opinou.

Matérias Relacionadas
- PCR promove mais uma edição do Escola para Pais
- Prefeitura envia orientações sobre o Vírus influenza para toda Rede de Ensino
- Secretaria de Educação discute prevenção ao vírus Influenza
- Pais do Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes
- Servidores da Secretaria de Educação participam do Profuncionário
- Professores participam de formação em handebol
- Democracia e participação cidadã foram as marcas da 7ª Comude
- Beneficiários do Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes
- Plenária final encerra atividades da 7ª Comude
- Alunos do ProJovem apresentam os Planos de Ação Comunitária
- Delegados iniciam escolha das propostas da 7ª Comude
- PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 7ª COMUDE
- João da Costa abre a 7ª Conferência Municipal de Educação
- Prefeito participa da solenidade de abertura da 7ª Conferência Municipal de Educação
- Prefeito abre a 7ª Conferência Municipal de Educação
- Bolsa Escola Municipal recebe 114 novos beneficiários
- Escola de Frevo abre inscrições para cursos e oficinas
- PCR inicia 2ª ação do Programa educando com a voz saudável
- Programa Bolsa Escola recebe novas famílias
- Educadores discutem forró e alfabetização


Enviar    Imprimir